Convidamos vocês, professores das áreas, a fazer o exercício de organizar conjuntamente as ideias
discutidas no último exemplo, e outras que imaginarem, em subprojetos que acreditem ter viabilidade na
sua escola, a partir da pergunta central formulada.
Registrem seus subprojetos, as questões motivadoras, os
objetivos e as ações pretendidas em uma tabela análoga àquela desenvolvida ao final do primeiro exemplo.
Não esqueçam de discutir e registrar os processos adequados de avaliação para os subprojetos elencados.
Homem Vitruviano ( Enfoque geográfico - Educação Física )
ResponderExcluirQuestões motivadoras: O interesse pelo estudo histórico a respeito do homem Vitruviano.
Objetivos: Trabalhar o raciocínio matemático em Geografia e Educação Física.
Ações : Gincanas e jogos aliando o conteúdo homem Vitruviano nas áreas de Geografia e Educação Física. Também será organizado um estudo sobre a temática.
Será avaliado a participação e o interesse pelas práticas nas áreas de geografia e educação Fíisica. Também será incorporado o raciocínio matemático dentro da atividade com o uso de cálculos a respeito do corpo humano. Destaca-se também o estudo de diferentes tipos físicos em diferentes espaços geográficos
Será proposto uma verificação por parte dos diferentes segmentos da escola a respeito da temática e da viabilidade do projeto,
( Daniel - Geografia - Fabrício Educação Física
Subprojeto: Embalagens
ResponderExcluirQuestão motivadora: Otimização de espaço.
Objetivos: Explorar conhecimentos das geometrias plana e espacial. Identificar os diversos tipos de embalagens.
Acões: Visitar supermercado. Trazer vários tipos de embalagens. Construir uma caixa com o menor custo otimizando o material.
Subprojeto:Orçamento familiar
ResponderExcluirPor quê?
Compreender o funcionamento das finanças em sua casa, obtendo informações importantes para possíveis tomada de decisões.
Agir de forma consciente em relação as finanças domésticas em relação as suas reais necessidades.
O quê? Análise do orçamento familiar
Como?
Análise de rendas familiares fictícias
Pesquisa junto aos familiares a respeito do orçamento da família
Entrevistas e reportagens de consultores financeiros
Planejamento de ações que contribuam para diminuir os gastos e despesas.
Dimensões:
Trabalho
Cultura
Pesquisas
Estatística
Trabalho realizado pro: Rosiani Mendes, Suzete Fantinatto e Monica Soares
Organizar conjuntamente subprojetos que acreditem ter viabilidade na sua escola, a partir da pergunta central formulada.
ResponderExcluirSubprojetos:
Homem Vitruviano
Questões motivadoras:
O culto ao corpo;
A origem da ciências;
O corpo humano;
Biomas e desenvolvimento populacional;
A história da arte e escolas literárias.
Objetivos:
Explorar sociedades, culturas, povos e a valorização do corpo
Compreender o desenvolvimento humano conforme o bioma de nascimento e vivência
O corpo humano, a diferença de gêneros;
Posicionar o aluno historicamente sobre épocas literárias e sua inflência nas artes.
A estrutura da matéria: conceitos iniciais de elementos químicos e reações químicas
O corpo humano e atividades físicas específicas
Ações pretendidas:
Trabalho individual do professor com sua turma explorando conceitos iniciais
Debate coletivo mesclando turmas e professores
Apresentação de seminários
Avaliação:
Evolução do aluno a respeito dos conceitos e conhecimentos trabalhados
Empenho e dedicação nas atividades desenvolvidas e na apresentação de seminários
Avaliação individual da disciplina envolvendo conceitos interdisciplinares