terça-feira, 29 de setembro de 2015

CADERNO V - REFLEXÃO E AÇÃO 4

Convidamos vocês, professores das áreas, a fazer o exercício de organizar conjuntamente as ideias discutidas no último exemplo, e outras que imaginarem, em subprojetos que acreditem ter viabilidade na sua escola, a partir da pergunta central formulada. 
Registrem seus subprojetos, as questões motivadoras, os objetivos e as ações pretendidas em uma tabela análoga àquela desenvolvida ao final do primeiro exemplo. Não esqueçam de discutir e registrar os processos adequados de avaliação para os subprojetos elencados. 

4 comentários:

  1. Homem Vitruviano ( Enfoque geográfico - Educação Física )

    Questões motivadoras: O interesse pelo estudo histórico a respeito do homem Vitruviano.

    Objetivos: Trabalhar o raciocínio matemático em Geografia e Educação Física.

    Ações : Gincanas e jogos aliando o conteúdo homem Vitruviano nas áreas de Geografia e Educação Física. Também será organizado um estudo sobre a temática.

    Será avaliado a participação e o interesse pelas práticas nas áreas de geografia e educação Fíisica. Também será incorporado o raciocínio matemático dentro da atividade com o uso de cálculos a respeito do corpo humano. Destaca-se também o estudo de diferentes tipos físicos em diferentes espaços geográficos

    Será proposto uma verificação por parte dos diferentes segmentos da escola a respeito da temática e da viabilidade do projeto,

    ( Daniel - Geografia - Fabrício Educação Física




    ResponderExcluir
  2. Denise A. regis, Enzo Ap. Souza e Maria Luiza Oliani20 de outubro de 2015 às 18:51

    Subprojeto: Embalagens
    Questão motivadora: Otimização de espaço.
    Objetivos: Explorar conhecimentos das geometrias plana e espacial. Identificar os diversos tipos de embalagens.
    Acões: Visitar supermercado. Trazer vários tipos de embalagens. Construir uma caixa com o menor custo otimizando o material.

    ResponderExcluir
  3. Subprojeto:Orçamento familiar
    Por quê?
    Compreender o funcionamento das finanças em sua casa, obtendo informações importantes para possíveis tomada de decisões.
     Agir de forma consciente em relação as finanças domésticas em relação as suas reais necessidades.
    O quê?  Análise do orçamento familiar
    Como?
     Análise de rendas familiares fictícias
     Pesquisa junto aos familiares a respeito do orçamento da família
     Entrevistas e reportagens de consultores financeiros
     Planejamento de ações que contribuam para diminuir os gastos e despesas.
    Dimensões:
    Trabalho
    Cultura
    Pesquisas
    Estatística
    Trabalho realizado pro: Rosiani Mendes, Suzete Fantinatto e Monica Soares


    ResponderExcluir
  4. Organizar conjuntamente subprojetos que acreditem ter viabilidade na sua escola, a partir da pergunta central formulada.
    Subprojetos:
    Homem Vitruviano
    Questões motivadoras:
    O culto ao corpo;
    A origem da ciências;
    O corpo humano;
    Biomas e desenvolvimento populacional;
    A história da arte e escolas literárias.
    Objetivos:
    Explorar sociedades, culturas, povos e a valorização do corpo
    Compreender o desenvolvimento humano conforme o bioma de nascimento e vivência
    O corpo humano, a diferença de gêneros;
    Posicionar o aluno historicamente sobre épocas literárias e sua inflência nas artes.
    A estrutura da matéria: conceitos iniciais de elementos químicos e reações químicas
    O corpo humano e atividades físicas específicas
    Ações pretendidas:
    Trabalho individual do professor com sua turma explorando conceitos iniciais
    Debate coletivo mesclando turmas e professores
    Apresentação de seminários
    Avaliação:
    Evolução do aluno a respeito dos conceitos e conhecimentos trabalhados
    Empenho e dedicação nas atividades desenvolvidas e na apresentação de seminários
    Avaliação individual da disciplina envolvendo conceitos interdisciplinares

    ResponderExcluir