terça-feira, 29 de setembro de 2015

CADERNO V - REFLEXÃO E AÇÃO 3

Professor, professora, no decorrer desta Unidade propusemos dois exercícios individuais de reflexão a partir da sua especialidade. Chegou o momento de compartilhar suas ideias e anotações com os demais colegas. 
a) Sobre o Homem Vitruviano propomos que:


- Compartilhem as anotações feitas anteriormente sobre o que identificaram no desenho de Leonardo da Vinci. 
- Explicitem quais articulações percebem nessa obra com as dimensões do trabalho, cultura, ciência, e tecnologia, compatíveis com a época em que ela foi produzida pelo artista. 

b) Sobre a exposição idealizada: 
- Compartilhem e debatam as anotações feitas anteriormente sobre a idealização da exposição. 
- Registrem os conhecimentos que consideraram mobilizados em cada área de conhecimento e as articulações identificadas com as dimensões do trabalho, cultura, ciência e tecnologia. 

A partir desses dois exercícios de reflexão e combinando com as reflexões realizadas nas outras duas unidades, definam critérios para a modificação das rotinas e apontem as dificuldades percebidas para a implementação efetiva de novas rotinas de trabalho que permitam planejamentos integrados.

7 comentários:

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  3. O homem Vitruviano foi uma figura feita por Leonardo da Vinci, onde este descreve um homem nu em duas posições sobrepostas e que as combinações das posições formam quatro posturas diferentes.
    A imagem é curiosa em função de sua precisão matemática. Cada parte do corpo é calculada milimetricamente e expõe a o traçado e as proporções do corpo humano. Mostra ainda o conceito da divina proporção baseados nos quatro sólidos geométricos perfeitos: o tetraedro, hexadro, octaedro e o icosaedro.
    Podemos observar que o umbigo é o centro da figura e retrata a beleza da simetria do ser humano.
    É interessante destacarmos que no campo da pedagogia essa figura nos remete a pensar que as proporções da simetria do corpo humano são perfeitas, as partes do corpo são diferentes, mas todas elas se encaixam e completam um todo. Embora haja diversidade de padrões, há unidade na figura como um todo. Isso nos ensina que há necessidade de estarmos constantemente integrados ao todo. Mesmo que na escola existem divergências, necessitamos acima de tudo compreender que fazemos parte de um todo e que se uma das partes não está desempenhando sua função de maneia adequada todo o restante do todo também acaba sendo prejudicado. É importante que reconheçamos que na escola todas as partes são importantes e que todas elas se complementam milimetricamente.
    Trabalho realizado por: Suzete, Monica Soares e Rosiani Mendes

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  4. O Homem Vitruviano é um desenho famoso que acompanhava as notas de Leonardo Da Vinci por volta do ano 1490 num dos seus diários. Descreve uma figura masculina nua separada e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. Às vezes, o desenho e o texto são chamados de Cânone das Proporções.
    O estudo de Da Vince, demonstra a proporção áurea que está presente em todos os elementos da natureza. Também pode-se fazer alusão ao quadrado que é produto da cultura humana, pois é uma abstração matemática, e a inscrição do corpo tanto no quadrado quanto no círculo, propõe uma relação de movimento e de dimensões não apenas planas. O desenho, que é um estudo do artista, pressupõe seu conhecimento de anatomia, de alquimia, de engenharia e de matemática, mostrando como os conhecimentos não são estanques e se intercomunicam, projetando uma concepção de mundo bastante complexa, na qual o ser humano se constrói por meio de sua capacidade de imaginar criativamente, estabelecendo relações mais ricas com seu entorno, com o seu interlocutor e com a própria vida.
    Daniele Franco e Cristine C. de Amorim

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  5. FABRICIO e DANIEL

    O nome “homem vitruviano” deriva de um trabalho realizado pelo arquiteto romano chamado Marcus Vitruvius Pollio que apresentou um estudo matemático no século I a. C. Nesse estudo Vitruvius descreve, num Tratado de Arquitetura, as proporções ideais do corpo humano. Esse conceito do modelo ideal para o ser humano inspirou Leonardo Da Vinci que em 1490, com base na descrição de Vitruvius fez o famoso desenho.

    Em relação à Educação Física, podemos observar, a grosso modo, que o Homem Vitruviano seria o “modelo” do corpo ideal, muito desejado nos dias atuais. A busca do corpo perfeito tem feito muitas pessoas se sacrificarem sua saúde, dinheiro, tempo com a família e amigos, para buscar a fama. Nos noticiários ficamos sabendo quantos morrem ou ficam com sequelas para a vida toda, por causa dessa obsessão do culto ao corpo ideal.

    Mas, observando a foto, podemos ir além da futilidade, do corpo perfeito, da fama. Podemos dizer que a perfeição seria poder ter uma saúde física, mental e espiritual adequada, onde podemos ter uma vida plena, de felicidades em todos os sentidos, seja familiar, profissional, financeiro e é claro, o principal, nossa saúde, que conseguiremos através de uma alimentação adequada, exercícios físicos como hábito diário, além dos relacionamentos, do convívio social e familiar.

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  6. Maria Luiza, Denise e enzo20 de outubro de 2015 às 17:44

    O desenho do Homem Vitruviano, figura feita por Leonardo da Vinci no sec. XV considerado uma das grandes realizações que conduzem ao Renascimento italiano foi baseado numa famosa passagem do arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio(sec. I a.c), que tentou encaixar as proporções do corpo humano dentro da figura de um quadrado e um círculo. Da Vinci aperfeiçoou o desenho, e o encaixe saiu corretamente perfeito dentro dos padrões matemáticos esperados sendo considerado como um símbolo da simetria básica do corpo humano e por extensão, para o universo como um todo. Percebemos também o que é muito interessante: a quadratura do círculo. Isto é, a área total do círculo é igual a área total do quadrado. Este desenho pode ser considerado um algoritmo matemático para calcular o valor do número irracional 1,618... considerado como o número áureo. Leonardo fez uso da geometria e das proporções tanto nos seus quadros e esculturas como nas construções que projetou, fazendo a integração entre ciências e arte, matemática e biologia entre outras em que podemos citar. Observando a natureza encontramos padrões e regularidades encontradas no corpo humano através das proporções.

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  7. Essa obra é perfeita pois articula a arte (a qual dispensa comentários); a matemática (e seus cálculos); a química e a física (em questões sobre a estrutura da matéria e a base da ciência – os quatro elementos); a história (contexto e investigação científica dos escritos de Vitrúvio); português (a publicação do manuscrito e respeito as normas técnicas); a biologia (contemplando toda a beleza do corpo humano).

    O conhecimento do mundo como um todo, e não por partes, seria um bom critério de avaliação. Mas para isso, professores precisariam ter maior hora atividade concentrada (e interdisciplinar) para sentar e organizar ideias, os projetos e as avaliações; remuneração e formas de incentivo e motivação (pois necessita de grande dedicação e disposição para mudanças); conscierntização (pois flexibilização e entrar em acordos coletivos não é muito fácil para um professor).

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