quinta-feira, 3 de setembro de 2015

CADERNO IV - REFLEXÃO E AÇÃO 2

Nesta unidade refletimos sobre o sujeito jovem, as práticas de linguagem e os direitos de aprendizagem. Para que possamos agora investigar formas de levar essas reflexões para a atividade educativa, propomos um exercício que leve em conta a realidade dos estudantes, e que compreende quatro etapas, quais sejam: 
a) Em conversa com seus alunos, levante cinco práticas de linguagem (interação/expressão) que estão presentes em suas vidas. 
b) Aponte como elas poderiam ser mobilizadas como atividades de ensino e aprendizagem, quais conhecimentos da área de linguagens estariam presentes e quais direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seriam contemplados. 
c) Em uma roda de conversa, exponha seu levantamento e reflexão aos colegas. 
d) Considerando os levantamentos expostos por todos os colegas, desenvolvam uma discussão, contemplando o alcance dos direitos e as possibilidades de trabalhos interdisciplinares. 

7 comentários:

  1. Em relação as práticas de linguagens e direitos de aprendizagens foi debatido sobre:o direito a inclusão de quem fala diferente ( aluno, professor, etc),vícios de linguagem,formas de falar devido ao regionalismo, dificuldades na fala,etc
    O alcance ao direito a aprendizagem deve ser estendido a todos (as).As possibilidades de trabalho interdisciplinar são muitas em relação a esse tema: o regionalismo na fala em Geografia, a linguagem e o aparelho fonador em biologia,a norma culta e diferentes formas de falar em diferentes grupos e contextos sociais em sociologia e português, a fala e a língua estrangeira no Brasil, ( Daniel - Geografia)

    ResponderExcluir
  2. Em relação as práticas de linguagens e direitos de aprendizagens foi debatido sobre:o direito a inclusão de quem fala diferente ( aluno, professor, etc),vícios de linguagem,formas de falar devido ao regionalismo, dificuldades na fala,etc
    O alcance ao direito a aprendizagem deve ser estendido a todos (as).As possibilidades de trabalho interdisciplinar são muitas em relação a esse tema: o regionalismo na fala em Geografia, a linguagem e o aparelho fonador em biologia,a norma culta e diferentes formas de falar em diferentes grupos e contextos sociais em sociologia e português, a fala e a língua estrangeira no Brasil, ( Daniel - Geografia); Fabricio (Ed Física)

    ResponderExcluir
  3. CADERNO IV - REFLEXÃO E AÇÃO 2 - BARBARA DUARTE

    Pelo o que se escuta dos jovens, hoje eles tem como prática de linguagem:
    O diálogo entre eles próprios, onde existe a necessidade de se impor e aparecer para obter seu lugar em seu grupo. Assim vemos gírias, expressões e até mesmo palavreados ou falas e ações que não medem muito as consequências. Este diálogo ocorre normalmente:
    - Através da fala;
    - Através da tecnologia (como whats up);
    Perante a um grupo de familiares, o diálogo é menos carregado e mais infantil, pois não existe a necessidade de parecer mais velho. Desta forma, acho que se retratam de maneira mais real. Normalmente, este diálogo ocorre através?
    - Da fala
    - Do contato
    - Das ações ( do corpo)
    E eles comentaram que quando querem ter contato comigo, mesmo que seja em meios informais, eles procuram ser mais polidos. Normalmente este diálogo ocorre:
    - Através da fala
    - Da escrita

    É importante que todas as áreas do conhecimento procurem explorar as formas de linguagem do corpo e da fala, para que o alunos realmente possa discernir qual será a forma de diálogo mais adequado em determinadas ocasiões. Mas as vezes, ficamos a frente da sala e não damos voz aos alunos, o que prejudicaria seu relacionamento com a sociedade no futuro.

    A interdisciplinaridade pode ser alcançada com a proposta de temas para explorar o potencial investigativo do aluno e de sua imagem ao apresentar pesquisas. Poderia haver maior contato entre os professores para observar os temas que estão sendo trabalhados naquela turma, para uma maior integração e até aproveitamento de tempo.

    ResponderExcluir
  4. Ao conversar com os estudantes pude constatar que:
    A linguagem da fala não prioriza a comunicação, pois o momento revela-os mais lacônicos.( até pela suas auto afirmações e sobre o mundo) Fazendo os que se comuniquem utilizando outras formas de linguagem: Redes sociais, escrita , pichações, desenhos , danças , canto e até mesmo linguagens dos sinais. Talvez até pela própria preservação de seus sentimentos ou pelo que outro poderá falar. Pela necessidade de ser aceito ou diferente ao olhar do que é comum ou supostamente "normal".

    ResponderExcluir
  5. A atividade acima foi respondida pela equipe formada : Mônica Soares, Rosiani e Suzete.

    ResponderExcluir
  6. A comunicação e a utilização dos corpos nos meios de comunicação geram inúmeras dubiedades, pois em propagandas de cerveja, há mulheres lindas, magras, sem celulite e homens sem barriga, "sarados", completamente discordantes da realidade de quem consome com regularidade a bebida. Da mesma maneira, os corpos das mulheres representam uma estética "Holliwoodiana", com corpos magros em excesso, peles lisas por tratamentos estéticos, cabelos alisados, pintados, enfim com uma estética de artificialidades, na qual não existe velhice, não existe doença, a beleza é padronizada. Estes padrões refletem uma sociedade que evita olhar de frente com a realidade da vida que mostra sinais na pele, no corpo e na maneira de agir que são a beleza de estar de fato experimentando, não se traduzem em perdas como é midiatizado, mas como as expressões da história.
    Crsitine C. de Amorim e Daniele Franco.

    ResponderExcluir
  7. Denise, Maria Luiza Oliani e Enzo20 de outubro de 2015 às 18:16

    Os jovens comunicam-se através do celular, por meio do aplicativo whatsap, facebook, por gírias, gestos, desenhos, gravuras,figuras e também por expressões corporais. Tais comunicações dependem do meio no qual estão inseridos. Quando comunicam-se entre eles, a forma de se expressar é mais informal. Quando comunicam-se no ambiente escolar, utilizam-se de linguagem formal principalmente quando a comunicação é com professores, porém com certos vícios de linguagem. Se a comunicação for através da escrita, a dificuldade em formalizar torna-se um desafio. Também se comunicam em forma de expressão através de poemas, músicas ou desenhos.

    ResponderExcluir