quinta-feira, 3 de setembro de 2015

CADERNO IV - REFLEXÃO E AÇÃO 1

Nesta unidade discutimos a formação da área de Linguagens, o conceito de linguagem e apresentamos os conhecimentos da área. Agora vamos refletir um pouco sobre esses temas através da discussão do filme O enigma de Kaspar Hauser, do diretor alemão Werner Herzog, que você pode assistir em: 


Consideremos a seguinte ordem na atividade: 

1) Assistir ao filme, procurando observar e anotar, quais são as relações entre linguagem e construção da realidade; como as práticas de linguagem estão atreladas aos contextos sociais e históricos; como os conhecimentos de linguagem listados acimas aparecem no filme. 
2) Em roda de discussão, comparar as anotações e reflexões. 
3) Ainda no grupo, discutir a relação entre imposição e opção na linguagem e entre reprodução e mudança social.  

6 comentários:

  1. Assistindo o filme percebe-se que as práticas de linguagem estão inteiramente ligadas ao contexto social e histórico. Os conhecimentos de linguagem aparecem no filme no sentido histórico, século XIX, também percebe-se a noção de "civilizado" ( aquilo que é adequado ao conceito de normalidade da época). A percepção depende da prática social, do que é vivenciado na família ou em outro contexto social,
    O ser humano é humanizado na prática com o outro ou seja na vivência com o outro, na experiência em um determinado grupo social. Quando muda o grupo e o contexto social muda a prática da sociedade vigente,No período histórico do filme é notado uma imposição de uma forma determinada de viver e se relacionar, quem não segue a norma de determinada sociedade é rejeitado,como é o caso do personagem principal do filme.
    Daniel ( geografia)

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  2. O filme representa questões muito importantes relativas às teorias de aquisição da linguagem em diversos aspectos, mostrando como a linguagem não ocorre caso não haja uma vivência e construção simbólica que são a interiorização de conceitos, códigos, significados que são da ordem da qualificação das vivências. É muito interessante quando o Senhor, no início do filme, coloca nas mãos do rapaz um lápis para que ele escreva, falando o nome do cavalo (BRINQUEDO EM SUAS MÃOS), ao que o mesmo não tem nenhuma representação construída nem do nome, nem do ato de escrever e simplesmente rabisca no papel e repete o nome "cavalo". Essas experiências vão nos mostrando que a aquisição da linguagem traduz um universo de aquisições simbólicas e de representações, que ocorrem na interface das experiências do sujeito com o seu entorno.
    Daniele Franco e Cristine de Amorim

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  3. CADERNO IV - REFLEXÃO E AÇÃO 1 - BARBARA DUARTE
    Este filme é interessante pois retrata com a formação do cidadão se dá através de palavras e ações construídas através de relações, e como elas são importantes para o nosso desenvolvimento. Nascemos sabendo de algumas coisas como a necessidade de se alimentar; mas até ponto existirá o choro se não haver de quem chamar a atenção?
    Quando "colocado" na sociedade, Kaspar Hause mostra que o aprendizado pode ser inserido em todas as etapas de nossa vida, porém a maturidade nos faz questionar e não aceitar apenas imposições. E esta maturidade é intelectual, etária e social. A educação também tem o papel de dar mais base para que o cidadão possa questionar o mundo, tenha conhecimento de como reivindicar seus direitos diferenciando o certo e o errado. Por isso, não devemos esperar apenas do governo para melhorar a educação.

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  4. FABRICIO
    O filme nos mostra o quanto somos dependentes um do outro, do coletivo. Que a experiência se dá através das ações e das palavras na relação com o outro, pois a linguagem só ocorre com essa vivência do cotidiano e como se moldam através de uma “pressão” da sociedade ou o grupo em que estejam, onde se impõe determinadas regras, e aquele que não se “molda” conforme mandam, o indivíduo é rejeitado. Digamos que isso ocorre, e muito, nos dias atuais.

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  5. O filme retrata a importância das relações e da interatividade. Através do filme pudemos perceber a importância destas relações na vida dos indivíduos.
    Vimos que o personagem foi encontrado e não sabia falar, andar e consequentemente estava alheio ao que se passava o redor. Ele foi privado do mundo social e por esse motivo, vimos, quão triste era sua vida.
    O tempo de isolamento custou-lhe fortes consequências e teve grandes impactos para ele enquanto indivíduo.
    Aos poucos foi se reintegrando a sociedade e pudemos observar o quanto sua linguagem foi se desenvolvendo. No entanto, embora, tenha aprendido muita coisa e aparentemente se integrado ao convívio social, ficou evidente o quanto ele tinha suas dúvidas e o quanto não compreendia determinadas situações do dia a dia.
    O filme retrata ainda, os diversos momentos de sua vida e como foi acontecendo o seu aprendizado. Infelizmente Kaspar não teve a oportunidade de ter passado por um processo de socialização e desse modo tinha dificuldade de atribuir significado às coisas, mesmo após ter conseguido se apropriar da linguagem.
    Refletindo a respeito da história de Kaspar, podemos pensar que o ambiente cultural modela nossa percepção de realidade e consequentemente a aquisição da linguagem.
    ( Trabalhado realizado por: Rosiani Mendes, Monica Soares e Suzete)

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  6. Maria Luiza, Denise e Enzo20 de outubro de 2015 às 18:04

    A experiência parece ter sido feita para estudar o surgimento do conhecimento no ser humano que talvez na época os padrões de conhecimento do comportamento eram entendidos como sendo apenas biológico. Nos faz refletir sobre o quanto a linguagem e cultura representam para o desenvolvimento psicológico do indivíduo. Um ponto importante retratado é a questão do medo que pode ser algo criado e não um evento natural e mesmo falando e escrevendo não compreende os signos o que reforça que a assimilação é um processo cognitivo. A forma com que Kasper Hauser compreende o mundo e se relaciona com ele indica que a percepção e a própria linguagem depende, sobretudo, da pratica social e que inserido numa sociedade, o indivíduo através das práticas culturais, modele a percepção da realidade e o conhecimento.

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