Ao longo desta unidade, promovemos reflexões em torno do fazer pedagógico e sua relação com
o currículo, sob diversas perspectivas. Retomando as reflexões teóricas sobre a atividade educativa na
atualidade, influenciada pelos impactos das tecnologias digitais, bem como as considerações de Libâneo
aqui abordadas sobre a pedagogia como forma de humanização das pessoas, considere:
1. Discuta com um grupo de colegas as implicações dessas ideias para o seu componente curricular.
2. A partir das discussões com seu grupo, reflitam em conjunto sobre a metáfora da árvore e o
fazer pedagógico. Procurem identificar algumas práticas (recorrentes) dentro de seu componente. No
contexto das folhas, abordem as técnicas mais usadas e articulem-nas às práticas, às ideias, pensamentos
e valores que as norteiam, ou seja, ligando-as à raiz (filosofia educacional) e ao tronco (pedagogia).
3. Por fim, discutam qual é a relação do que foi levantado com a formação humana integral dos
estudantes.
FONTE:(Monte Mór, 2011;Ono,2013 Maciel, 2014)
FABRICIO-EDUCAÇÃO FÍSICA
ResponderExcluir• Uma prática: Ginástica Circense – Equilibrismo no Tambor
• Como ela é ensinada:
1. Apresentação de vídeos, mostrando a atividade.
2. Cuidados para não se machucar.
3. Prática com tambor, com ajuda.
4. Prática com tambor, sem ajuda.
• Qual abordagem? Exposição e regulação da prática (controle muscular, consciência corporal, equilíbrios estático e dinâmico).
• Conteúdo estruturante: Ginástica
DANIEL-GEOGRAFIA
• Uma prática: Expansão do território dos Estados Unidos (Século XIX );
• Como ela é ensinada:
1. Exposição oral da formação dos Estados Unidos;
2. Análise de mapa em relação a aquisição de territórios (estados);
3. Produção de texto sobre o conteúdo e debate em sala de aula.
• Qual abordagem? Exposição e análise crítica.
• Conteúdo estruturante: Espaço estadunidense.
É Importante destacar que a árvore e o fazer pedagógico tanto na prática circense quanto na expansão do território dos E.U.A.deve ser analisado aliando a prática com o método a uma filosofia educacional crítica e norteadora de príncípios éticos. A árvore é importante como metáfora para uma formação humana integral, Uma base de valores sólidos um tronco forte e uma copa recheada de valores e princípios para uma educação emancipadora.( Daniel Geografia - Fabricio Educação Física)
ExcluirApós a discussão sobre a metáfora da árvore, na qual temos nas raízes as concepções filosóficas que dão sustentação à prática pedagógica, assim como colaboram na escolha dos encaminhamentos metodológicos para que trabalhemos determinado conteúdo, passamos a elencar pressupostos filosóficos que nos dêem respaldo teórico no ensino da Arte. Nos aproximamos da Fenomenologia para o ensino de Arte, o qual nos dá respaldo para que trabalhemos no aprimoramento da percepção como ferramenta metodológica, podendo, dessa maneira, adquirir e interiorizar conceitos e ferramentas artísticas, discutindo-as e decidindo sobre as melhores formas de expressão artística, em determinadas situações. Esse pressuposto teórico coloca a Arte em sua dimensão viva e dinâmica de expressão.
ResponderExcluirDaniele Franco e Cristine C. de Amorim
CADERNO IV - REFLEXÃO E AÇÃO 4 - BARBARA DUARTE
ResponderExcluirÁrvore = Ligações Químicas
Folhas = Através da distribuição eletrônica mostramos a quantidade de elétrons existentes na camada de valência e a tendência do átomo ganhar ou perder elétron para adquirir estabilidade. A partir daí classificamos as reações, observamos suas propriedades e demonstramos como montar as estruturas químicas.
Raiz = Conteúdo Estruturante = Matéria e sua Natureza
Tronco = Aula expositiva com apresentação de imagens sobre o átomo e seus elétrons, resolução de exercícios e estabelecimento de ligações químicas (representação através de fórmulas). As propriedades das ligações são demostradas através de prática laboratorial.
Raiz= Dificuldade da consonância de trabalho da equipe pedagógica com o trabalho docente na cultura escolar.
ResponderExcluirTronco= Confluência de idéias através das discussões visando o entendimento do que é a função da pedagogia no coletivo da escola
Folhas= Exposição dos condicionantes desta ciência como desenvolvedora do trabalho pedagógico
Frutos= Transcender ao entendimento, através da prática natural da pedagogia no coletivo escolar.
Mônica Soares- Rosiani e Suzete.
Conteúdo estruturante = função = raiz
ResponderExcluirÁrvore= Com uma quantidade fixa de material, qual a maior área que podemos obter para um cercado retangular?
Tronco= Utilizando vários pedaços de barbante de mesmo comprimento formar círculos e a partir daí formar retângulos com comprimentos e larguras diferentes apresentando o mesmo perímetro. Calcular as suas respectivas áreas. Utilizando as dimensões: comprimento e área; largura e área, para cada figura formada, localizar os respectivos pontos no sistema cartesiano construindo assim um gráfico. Através do gráfico verifica-se a maior área que se pode obter.
Folhas= Utilizando as expressões do perímetro e da área de retângulos com conhecimentos algébricos encontra-se a função que determinou tal gráfico.