quinta-feira, 3 de setembro de 2015

CADERNO IV - REFLEXÃO E AÇÃO 4

Ao longo desta unidade, promovemos reflexões em torno do fazer pedagógico e sua relação com o currículo, sob diversas perspectivas. Retomando as reflexões teóricas sobre a atividade educativa na atualidade, influenciada pelos impactos das tecnologias digitais, bem como as considerações de Libâneo aqui abordadas sobre a pedagogia como forma de humanização das pessoas, considere: 
1. Discuta com um grupo de colegas as implicações dessas ideias para o seu componente curricular. 
2. A partir das discussões com seu grupo, reflitam em conjunto sobre a metáfora da árvore e o fazer pedagógico. Procurem identificar algumas práticas (recorrentes) dentro de seu componente. No contexto das folhas, abordem as técnicas mais usadas e articulem-nas às práticas, às ideias, pensamentos e valores que as norteiam, ou seja, ligando-as à raiz (filosofia educacional) e ao tronco (pedagogia). 
3. Por fim, discutam qual é a relação do que foi levantado com a formação humana integral dos estudantes. 


FONTE:(Monte Mór, 2011;Ono,2013 Maciel, 2014)

6 comentários:

  1. FABRICIO-EDUCAÇÃO FÍSICA
    • Uma prática: Ginástica Circense – Equilibrismo no Tambor
    • Como ela é ensinada:
    1. Apresentação de vídeos, mostrando a atividade.
    2. Cuidados para não se machucar.
    3. Prática com tambor, com ajuda.
    4. Prática com tambor, sem ajuda.
    • Qual abordagem? Exposição e regulação da prática (controle muscular, consciência corporal, equilíbrios estático e dinâmico).
    • Conteúdo estruturante: Ginástica

    DANIEL-GEOGRAFIA
    • Uma prática: Expansão do território dos Estados Unidos (Século XIX );
    • Como ela é ensinada:
    1. Exposição oral da formação dos Estados Unidos;
    2. Análise de mapa em relação a aquisição de territórios (estados);
    3. Produção de texto sobre o conteúdo e debate em sala de aula.
    • Qual abordagem? Exposição e análise crítica.
    • Conteúdo estruturante: Espaço estadunidense.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Importante destacar que a árvore e o fazer pedagógico tanto na prática circense quanto na expansão do território dos E.U.A.deve ser analisado aliando a prática com o método a uma filosofia educacional crítica e norteadora de príncípios éticos. A árvore é importante como metáfora para uma formação humana integral, Uma base de valores sólidos um tronco forte e uma copa recheada de valores e princípios para uma educação emancipadora.( Daniel Geografia - Fabricio Educação Física)

      Excluir
  2. Após a discussão sobre a metáfora da árvore, na qual temos nas raízes as concepções filosóficas que dão sustentação à prática pedagógica, assim como colaboram na escolha dos encaminhamentos metodológicos para que trabalhemos determinado conteúdo, passamos a elencar pressupostos filosóficos que nos dêem respaldo teórico no ensino da Arte. Nos aproximamos da Fenomenologia para o ensino de Arte, o qual nos dá respaldo para que trabalhemos no aprimoramento da percepção como ferramenta metodológica, podendo, dessa maneira, adquirir e interiorizar conceitos e ferramentas artísticas, discutindo-as e decidindo sobre as melhores formas de expressão artística, em determinadas situações. Esse pressuposto teórico coloca a Arte em sua dimensão viva e dinâmica de expressão.
    Daniele Franco e Cristine C. de Amorim

    ResponderExcluir
  3. CADERNO IV - REFLEXÃO E AÇÃO 4 - BARBARA DUARTE
    Árvore = Ligações Químicas
    Folhas = Através da distribuição eletrônica mostramos a quantidade de elétrons existentes na camada de valência e a tendência do átomo ganhar ou perder elétron para adquirir estabilidade. A partir daí classificamos as reações, observamos suas propriedades e demonstramos como montar as estruturas químicas.
    Raiz = Conteúdo Estruturante = Matéria e sua Natureza
    Tronco = Aula expositiva com apresentação de imagens sobre o átomo e seus elétrons, resolução de exercícios e estabelecimento de ligações químicas (representação através de fórmulas). As propriedades das ligações são demostradas através de prática laboratorial.

    ResponderExcluir
  4. Raiz= Dificuldade da consonância de trabalho da equipe pedagógica com o trabalho docente na cultura escolar.
    Tronco= Confluência de idéias através das discussões visando o entendimento do que é a função da pedagogia no coletivo da escola
    Folhas= Exposição dos condicionantes desta ciência como desenvolvedora do trabalho pedagógico
    Frutos= Transcender ao entendimento, através da prática natural da pedagogia no coletivo escolar.

    Mônica Soares- Rosiani e Suzete.

    ResponderExcluir
  5. Maria Luiza Oliani, Denise A. Regis e Enzo Ap. Souza20 de outubro de 2015 às 18:20

    Conteúdo estruturante = função = raiz
    Árvore= Com uma quantidade fixa de material, qual a maior área que podemos obter para um cercado retangular?
    Tronco= Utilizando vários pedaços de barbante de mesmo comprimento formar círculos e a partir daí formar retângulos com comprimentos e larguras diferentes apresentando o mesmo perímetro. Calcular as suas respectivas áreas. Utilizando as dimensões: comprimento e área; largura e área, para cada figura formada, localizar os respectivos pontos no sistema cartesiano construindo assim um gráfico. Através do gráfico verifica-se a maior área que se pode obter.
    Folhas= Utilizando as expressões do perímetro e da área de retângulos com conhecimentos algébricos encontra-se a função que determinou tal gráfico.

    ResponderExcluir