Caro Professor, cara Professora,
Nessa unidade discutimos sobre as juventudes no Ensino Médio
e do reconhecimento que, em geral, a curiosidade e a criatividade são
pouco exploradas no cotidiano da escola para esses grupos. Vamos,
então, fazer um exercício em torno da construção de um projeto que
possa sustentar um trabalho coletivo dos estudantes e uma interação
entre os diversos componentes curriculares? Isso pode ser realizado
entre vocês professores e, depois, transposto para um planejamento
nas atividades da escola junto com os jovens.
Formulem uma ou mais perguntas em uma área de interesse
do grupo. Percebam que é necessária uma negociação para a escolha
dessas questões. Como foi a de vocês? A partir das escolhas feitas
elaborem um projeto. Para tanto, propomos discutir as justificativas
(por que o projeto é importante?) e os objetivos ou finalidades (o que
se pretende alcançar com o projeto?). Outra discussão fundamental
tem a ver com a metodologia ou planejamento de atividades (como o
projeto será desenvolvido?). Por fim, quais instrumentos podem ser
utilizados para a compreensão sobre o quanto os objetivos foram atingidos
e sobre a adequação do planejamento? (Avaliação processual e
das aprendizagens).
Cada área de conhecimento ou componente curricular consegue
se inserir nesse trabalho? Como identificar conhecimentos da área a
partir das escolhas feitas por vocês? Como planejar atividades como
essa no seu contexto? É preciso modificar a divisão dos tempos e repensar
os espaços da escola?
Se ficaram interessados, sugerimos como leitura suplementar a
seguinte obra: Trajetórias Criativas - Caderno 7 - Iniciação Científica
disponível em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário