terça-feira, 29 de setembro de 2015

CADERNO V - REFLEXÃO E AÇÃO 1

Caro Professor, cara Professora, 
No texto dessa Unidade fizemos a afirmação de que há um predomínio, nem sempre desejável, do pensamento lógico-dedutivo nas atividades propostas em Matemática. Você, Professor de Matemática, concorda com isso? Ou o dominante é mesmo a mera prescrição de regras e procedimentos sem comprovação? 
 Vamos pensar sobre o assunto? Nos exemplos que usamos no texto, há a indicação de atividades que podem ser pensadas por várias áreas ou componentes curriculares. Propomos que, em grupo, seja analisado um conjunto de atividades realizadas com os estudantes no período de uma semana. O ideal é que sejam analisadas as atividades de todos os componentes curriculares de uma determinada turma de estudantes na tentativa de observar e identificar os tipos de pensamento matemático que possam estar presentes nessas atividades. Sugerimos o uso da seguinte tabela: 

... (acrescentem as linhas que forem necessárias) 

Com os dados completos dessa tabela, é possível identificar os tipos de pensamento matemático em todas as atividades? Quais serão os tipos de pensamento mais frequentes na sua área? A partir das explicações e exemplos feitos no texto, pode-se verificar o que foi afirmado em relação a ser o pensamento lógico-dedutivo o mais usado nas atividades de Matemática? Como produzir maior equilíbrio em relação aos diversos tipos de pensamento matemático? Como isso pode auxiliar em planejamentos individuais e coletivos que apontem a escolha do que será trabalhado com os jovens? É importante que o produto dessa reflexão possa ser utilizado em comparação com as outras atividades que propomos adiante. 
Compartilhem essa tabela e suas reflexões em formato de artigo publicando-as no Portal EMdialogo, disponível em: http://www.emdialogo.uff.br 

7 comentários:

  1. BARBARA DUARTE

    COMPONENTE CURRICULAR
    Exercícios sobre Transformações Químicas

    BREVE DESCRIÇÃO
    - Reconhecer e classificar transformações químicas envolvidas na produção e no consumo de compostos de importância social;
    - Identificar símbolos dos elementos químicos e equações químicas;
    - Balancear equações químicas e estabelecer relações entre massa, número de partículas e energia;
    - Compreender a Tabela Periódica ( organização e massas);

    TIPOS DE PENSAMENTO ENVOLVIDOS
    - O pensamento indutivo (pois o aluno deve construir hipóteses);
    - O raciocínio lógico-dedutivo (o aluno deverá através de regras comprovar fatos ou criar novas regras);
    - A visão geométrico-espacial (geometria e suas aplicações entrariam no estudo da tabela periódica e conceitos como raio atômico);
    - O pensamento não-determinístico (pois cálculos de estatística e da probabilidade são aplicadas em cálculos de média, média ponderal, erros e rendimento).

    É possível identificar os tipos de pensamento matemático em todas as atividades?
    Todos os pensamentos podem ser identificados em diferentes momentos destas atividades, conforme descrito na tabela anterior.

    Quais serão os tipos de pensamento mais frequentes na sua área?
    Depende do nível de estudo:
    No primeiro ano, as linguagens são multiplas
    No segundo ano com certeza o raciocínio lógico dedutivo
    No terceiro ano a visão geométria-espacial se faz mais importante, pois a representação geométrica-espacial das moléculas explica vários fatores

    A partir das explicações e exemplos feitos no texto, pode-se verificar o que foi afirmado em relação a ser o pensamento lógico-dedutivo o mais usado nas atividades de Matemática?
    Este pensamento é encontrado em todos os níveis, mais em determinados momentos não será o mais utilizado.

    Como produzir maior equilíbrio em relação aos diversos tipos de pensamento matemático?
    Retomando conceitos e miscigenando as explicações.

    Como isso pode auxiliar em planejamentos individuais e coletivos que apontem a escolha do que será trabalhado com os jovens?
    Por haver vários raciocínios sendo contemplados naquele momento, não focando apenas no cálculo ou na teoria.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Componente curricular
    Avaliação do rendimento escolar do 1.º Semestre – disciplina de Matemática.

    Breve descrição da atividade
    De posse das médias da disciplina de Matemática do 1º semestre de duas turmas do 2.º ano do Ensino Médio foi elaborada uma planilha. A planilha era composta de notas abaixo da média, notas de 6,0 a 7,0; de 7,1 a 8,0; de 8,1 a 9,0; de 9,1 a 9,9 e 10,0 onde foi colocada a quantidade de alunos que atingiram tais notas. Isso tudo transformado em porcentagem. Em seguida, foi criado um gráfico em forma de pizza onde ficou mais claro os dados e facilitou a análise do mesmo. A mesma coisa em ambas as turmas.
    Com os gráficos ficou mais claro o rendimento das duas turmas e as intervenções pedagógicas a serem realizadas em cada uma.

    Tipos de pensamentos matemáticos envolvidos
    Pensamento indutivo – porcentagem das notas de cada turma.

    Pensamento lógico-dedutivo – registro distintos de dados através de gráficos e sua análise.

    Pensamento não-determinístico - os dados estatísticos da planilha.


    O tipo de pensamento mais frequente na Pedagogia é o lógico-dedutivo.

    Equipe: Mônica, Rosiani e Suzete.

    ResponderExcluir
  4. Em música podemos trabalhar com leitura rítmica, na qual os alunos precisam aprender a noção de figuras rítmicas e de compassos.
    Os tipos de pensamento envolvidos:
    - O pensamento indutivo (pois o aluno deve construir hipóteses acerca do que é o ritmo);
    - O raciocínio lógico-dedutivo (o aluno deverá através de regras comprovar fatos ou criar novas regras, como as relações que se depreende a partir da proporcionalidade entre as figuras e que permite que os tempos sejam distintos);
    - A visão geométrico-espacial (a visão geométrica e a visão temporal estabelece uma organização de ciclo)
    - O pensamento não-determinístico (a relação pré-determinada entre as figuras)
    Daniele Franco e Cristine C. de Amorim

    ResponderExcluir
  5. FABRICIO e DANIEL

    1) COMPONENTE CURRICULAR
    EDUCAÇÃO FÍSICA: Jogos e Brincadeiras

    2) BREVE DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
    Brincadeira do PAR ou ÍMPAR:
    - As equipes ficarão em uma linha, separados em uma distância de 3 metros. Uma equipe será de números ímpares e a outra de números pares. Quando o professor falar um número, a equipe correspondente perseguirá a outra. Quem for pego, passará a fazer parte da outra equipe.
    - Trabalhar a soma, subtração, multiplicação, divisão.
    - Variar os estilos de saída: sentados, de pé, agachados, de costas, etc.

    3) TIPOS DE PENSAMENTOS MATEMÁTICOS ENVOLVIDOS
    Pensamento lógico dedutivo e visão geométrico-espacial

    4) QUAIS SERÃO OS TIPOS DE PENSAMENTO MAIS FREQUENTES NA SUA ÁREA?
    Pensamento lógico dedutivo e a visão geométrico-espacial.

    5) A PARTIR DAS EXPLICAÇÕES E EXEMPLOS FEITOS NO TEXTO, PODE-SE VERIFICAR O QUE FOI AFIRMADO EM RELAÇÃO A SER O PENSAMENTO LÓGICO-DEDUTIVO O MAIS USADO NAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA?
    Não podemos generalizar afirmando que o pensamento lógico-dedutivo é o mais utilizado em Matemática, pois, os quatro pensamentos podem ser utilizados, o que acontece é que podem não ser explorados pelos professores.

    6) COMO PRODUZIR MAIOR EQUILÍBRIO EM RELAÇÃO AOS DIVERSOS TIPOS DE PENSAMENTO MATEMÁTICO?
    É necessário se fazer um plano de trabalho coparticipativo com todos os componentes curriculares a fim de ser estabelecer links entre os diversos conteúdos a serem trabalhados com os estudantes.

    7) COMO ISSO PODE AUXILIAR EM PLANEJAMENTOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS QUE APONTEM A ESCOLHA DO QUE SERÁ TRABALHADO COM OS JOVENS?
    É a elaboração do plano de trabalho co-participativo que norteará quais os temas ou conteúdos que serão fundamentais para se trabalhar com os jovens e quando executá-los.

    ResponderExcluir
  6. A avaliação de altura e peso de um grupo de 50 alunos de um colégio .
    Foram coletadas as alturas e pesos de 50 alunos de uma escola e essas medidas foram catalogadas e colocadas em um rol de freqüências. Com as mesmas foi elaborado um quadro de distribuição de freqüências relativas e acumuladas e apresentadas através de um histograma. Com os dados dos gráficos e da distribuição foram calculados e analisados os IMCs dos alunos.
    Tipos de pensamentos matemáticos envolvidos:
    Pensamento indutivo: cálculo da freqüência e do IMC.
    Pensamento lógico-dedutivo: registro dos dados e construção dos gráficos e suas respectivas análises.
    Pensamento não determinístico: dados da distribuição de freqüência.
    Visão geométrica: a construção do histograma e do polígono de freqüências.

    ResponderExcluir
  7. Atividade realizada por Enzo A.Souza , Maria Luiza e Denise .

    ResponderExcluir