Convidamos vocês, professores das áreas, a fazer o exercício de organizar conjuntamente as ideias
discutidas no último exemplo, e outras que imaginarem, em subprojetos que acreditem ter viabilidade na
sua escola, a partir da pergunta central formulada.
Registrem seus subprojetos, as questões motivadoras, os objetivos e as ações pretendidas em uma tabela análoga àquela desenvolvida ao final do primeiro exemplo.
Não esqueçam de discutir e registrar os processos adequados de avaliação para os subprojetos elencados.
Reconhecemos o desafio que pode significar a organização e implementação de atividades integradoras com a área de Matemática. Por esse motivo, propomos reservar um tempo para o aprofundamento.
Organizar uma roda de conversa com os professores sobre os exemplos de atividades de trabalho e pesquisa propostas nessa unidade. Debatam sobre a viabilidade desse tipo de proposta em sua realidade escolar e apontem o que identificam como positivo e possível, e o que possa apresentar maiores dificuldades ou mesmo impossibilidade de realização. Justifiquem suas conclusões e, sendo o caso, discutam alterações para melhor adequar as ideias das propostas.
A partir de cada área de conhecimento e levando em conta as características dos seus estudantes atuais, seus possíveis interesses e a cultura da comunidade local, formulem questões para a elaboração de um projeto de pesquisa e intervenção que possa mobilizar conhecimentos da área e com potencial de adesão dos estudantes à proposta.
Com as questões formuladas a partir das diferentes áreas, negociem um dos temas sugeridos que tenha o maior potencial integrador das áreas, para ser objeto de planejamento conjunto de um possível projeto a ser desenvolvido pelos estudantes. Nessa atividade deve ser favorecido o protagonismo dos jovens, assim como o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico.
Façam o registro das diferentes etapas desta atividade e socializem com os demais professores em formação, publicando-as, em forma de artigo, no Portal EMdialogo, disponível em: http://www.emdialogo.uff.br
Registrem seus subprojetos, as questões motivadoras, os objetivos e as ações pretendidas em uma tabela análoga àquela desenvolvida ao final do primeiro exemplo.
Não esqueçam de discutir e registrar os processos adequados de avaliação para os subprojetos elencados.
Reconhecemos o desafio que pode significar a organização e implementação de atividades integradoras com a área de Matemática. Por esse motivo, propomos reservar um tempo para o aprofundamento.
Organizar uma roda de conversa com os professores sobre os exemplos de atividades de trabalho e pesquisa propostas nessa unidade. Debatam sobre a viabilidade desse tipo de proposta em sua realidade escolar e apontem o que identificam como positivo e possível, e o que possa apresentar maiores dificuldades ou mesmo impossibilidade de realização. Justifiquem suas conclusões e, sendo o caso, discutam alterações para melhor adequar as ideias das propostas.
A partir de cada área de conhecimento e levando em conta as características dos seus estudantes atuais, seus possíveis interesses e a cultura da comunidade local, formulem questões para a elaboração de um projeto de pesquisa e intervenção que possa mobilizar conhecimentos da área e com potencial de adesão dos estudantes à proposta.
Com as questões formuladas a partir das diferentes áreas, negociem um dos temas sugeridos que tenha o maior potencial integrador das áreas, para ser objeto de planejamento conjunto de um possível projeto a ser desenvolvido pelos estudantes. Nessa atividade deve ser favorecido o protagonismo dos jovens, assim como o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico.
Façam o registro das diferentes etapas desta atividade e socializem com os demais professores em formação, publicando-as, em forma de artigo, no Portal EMdialogo, disponível em: http://www.emdialogo.uff.br
Área de Conhecimento: Pedagogia
ResponderExcluirPesquisa destinada aos estudantes de Ensino Mèdio.
Fonte de Pesquisa: Estudantes do Ensino Médio, dados do Projeto Político Pedagógico, gráficos do rendimento primeiro semestre,.
Nome do Projeto: Aprendizagem nas Linguagens matemáticas
Subprojeto: Condicionantes da aprendizagem na linguagem matemática no ensino médio com énfase no trabalho pedagógico...
Problematização: Por que os jovens no ensino médio apresentam dificuldade na aprendizagem nos componentes curriculares das linguagem da matemática?
Na pesquisa realizada no fechamento do primeiro semestre revela a fragilidade na construção do conhecimento e na compreensão na linguagem dos cálculos.Componentes curriculares apontados: física, química e matemática;
Questões:
1-Você gosta das disciplinas das áreas de exatas?
2-Você escolheria uma profissão que necessitasse utilizar constantemente essas áreas?
3-Porque você acredita que essas disciplinas são mais difícieis do que as disciplinas que apresentam outras linguagens?
4-Qual é o momento que você não consegue acompanhar a explicação do professor? No início, na apresentação do conteúdo? No decorrer dos exercícios? Na avaliação?
5-Caso você jovem, tivesse a oportunidade de participar da organização do plano de trabalho docente e da metodologia aplicada na explicação de cada conteúdo, O que você sugeriria?
Nas abordagens com os estudantes, obtivemos as seguintes respostas:
1- A grande maioria diz não gostar desta área, só que o não gostar diz respeito ao não entendimento, pois o grande desejo é de saber o conteúdo e desenvolvê-lo,
2- Metade diz que sim, que gostaria de utilizar essas áreas se até o momentro de fechamento do ensino médio conseguissem aprender melhor os conteúdos.Alguns relatam que desenvolveriam um trabalho nessa área se fossem bem remunerados, mesmo apresentando dificuldade, porém procurando estudar, aperfeiçoar-se até conseguir aprender. Os demais responderam que jamais estariam em uma área que desenvolvesse essa linguagem.
3- A grande maioria fala que não consegue concatenar as idéias passadas pelo professor. Outros dizem que em outros momentos da vida escolar não tiveram a oportunidade de realizar cálculos que os fizessem entender e que agora no ensino médio apresentam a dificuldade de resolver exercícios que exijam um processo matemático mais acentuado.Outros ainda responderam que oriundos de escola pública no ensino fundamental, tiveram professores faltantes ou ainda muitas substituições e que por vezes demoradas, atrasando ou quebrando o processo da aprendizagem matemática.
4- Quase a maioria fala que na primeira apresentação de determinado conteúdo, parece ser fácil de entender, porém que no decorrer do processo , ou ainda quando necessitam desenvolver os exercícios tudo parece ficar muito mais difícil. Ao desenvolver um processo de cálculos, percebem que lhes falta a segurança e a habilidade de resolver questões de raciocínio lógico matemático. As listas de exercícios se tornam muito difícieis de acompanhar. A avaliação reitera o que não foi aprendido;
5- Alguns relatam que seria necessário um momento só para entender cálculos. Outros dizem que gostariam de escolher as linguagens e que se não gostassem de desenvolvê-las, pudessem ter a autonomia de escolher outras linguagens. Muitos relatam que a carga de conteúdos é muito grande e pouco tempo para aprendê-las. Sentem que não teria necessidade de tantos conteúdos, visto que não cursarão o ensino superior nessa área. Os demais reiteram essa questão dizendo que não pertencem a área de exatas. E ainda temos aqueles que reforçam que adoram a área e que é imprescíndível o conhecimento dessa linguagem.
Portanto, colegas professores , em nossas pesquisas referente ao ensino médio, percebe-se que tudo esbarra na necessidade da reformulação do currículo do ensino médio e que ainda temos muito o que discutir para o fortalecimento desse nìvel que finda a educação básica do jovem nesse país
Mônica, Rosiani e Suzete.
matemática,
Problematização: Por que os estudantes de
Problematização:
ResponderExcluirAs inteligências múltiplas e a matemática como conhecimento na vivência escolar do EM.
Em discussão com os alunos de terceiro ano sobre a maneira de aprender e entender matemática e das representações que estes fazem do saber matemática, fez-se um levantamento do imaginário dos alunos acerca da disciplina de matemática. Muitos deles afirmaram que estudavam muita matemática e pouco uso fariam desses conteúdos. Quando em nossa conversa pontuamos que aprender matemática e a exercitação de tantas fórmulas e conceitos promove uma maneira de construir até neurologicamente e de representar o conhecimento abstrato, a capacidade de articular informações e incógnitas, proporcionando o compartilhamento de ferramentas construídas pelo ser humano, pela cultura.
OS alunos também descreveram suas maneiras de apreensão dos conteúdos e da percepção dessa apreensão, demosntrando que há uma maneira considerada modelo, que torna o conteúdo destituído de significado, e que eles se esforçam para dar conta de entender e de pensar conforme o modelo, abrindo mão de sua maneira de perceber e de sigificar, transformando a Matemática em algo alienígena ao seu universo de vida.
Propomos uma pesquisa a respeito dessa problemática, que tem natureza inclusiva, para que possamos superar a dificuldade de muitos seres humanos com a Matemática.
Daniele Franco e Cristine C. de Amorim
Projeto Interdisciplinar: A importância dos números e cálculos nas disciplinas escolares ( Geografia e Educação Física)
ResponderExcluirÁrea do conhecimento: Geografia e Educação Física:
Fonte de Pesquisa: Livros, sites pedagógicos, revistas da área da educação e outros;
Problematização: Existe uma exploração do universo matemático na área de Educação Física e Geografia na escola? Quais conteúdos? Em que séries? Qual a importância?
Em debate e discussão entre os pares foi verficado que no planejamento das aulas e no dia a dia da sala de aula é verificado um enfoque matemático em Educação Física e Geografia. Nos conteúdos de Geografia geralmente é explorado muitas tabelas dados numéricos de estatísticas de cidades, países e outros. Em Educação Física na avaliação dos índices corporais visando uma melhor saúde, também na análise de nutrição dos alimentos e outros.
É possível trabalhar e valorizar a disciplina matemática em outras áreas. Geralmente quando é pedido algum cálculo os alunos e alunas indagam que não é aula de matemática. Aos poucos é percebido que o universo dos números estão em todas as disciplinas.
É possível integrar as diferentes áreas do conhecimento com um bom projeto e uma conversa entre as diversas disciplinas. Propomos uma pesquisa sobre o ensino da matemática em diferentes contextos geográficos e também uma análise matemática dos recordes em diferentes esportes com tabelas e gráficos. Ao final deve ser elaborado uma análise dos maiores recordes e a espacialização dos países recordistas.
( Daniel - Geografia, Fabricio- Educação Física)
Projeto: A Matemática e a Educação Financeira
ResponderExcluirQuestão: O planejamento doméstico pode colaborar na economia?
Justificativa: A educação Financeira ajuda o cidadão no planejamento e administração de recursos, sendo assim ele será capaz de tomar decisões financeiras mais seguras no seu cotidiano.
Objetivos:
1) Ensinar a usar o dinheiro de maneira responsável
2) Aprender a poupar
3) Consumir de forma inteligente
Metodologia:
1) A partir da renda familiar , fazer uma planilha de gastos, estabelecendo prioridades.
2) Com os itens levantados na planilha, qual percentual de gastos com as despesas fixas ( água, luz, aluguel, prestação da casa, condomínio, supermercado, escola, transporte dentre outros)
3) De posse da planilha de despesas fixas, que percentual da renda familiar sobra para despesas variáveis? E para despesas eventuais ou extraordinárias?
4) Representar através de um gráfico de setores envolvendo as despesas fixas, despesas variáveis e despesas eventuais ou extraordinárias.
5) Após esse trabalho, qual sua opinião em relação à prática da educação financeira?
Projeto: O Culto ao Corpo
ResponderExcluirQuestão: Quais as diferenças históricas do culto ao corpo humano.
Justificativa: A perfeição corporal é uma busca do ser humano, que passa por adaptações, conforme momento histórico. As vezes, esta busca pela perfeição faz com que as pessoas acabem por se submeter a rotinas exageradas, assim como buscar por drogas para satisfazerem os padrões da sociedade ou simplesmente conseguirem "fugir" deste mundo. Por isso, esta discussão é ampla e busca tranquilizar os jovens sobre o corpo humano, explorando aspectos da saúde e da sociedade de hoje e sempre.
Objetivos:
1) Estudar as mudanças de padrões estéticos
2) Comparar padrões estéticos no Brasil e demais países.
3) Observar o efeito das drogas na busca do padrão ou na fuga da realidade.
Metodologia:
1) Solicitar a divisão das salas em equipes que busquem: quais eramos padrões de beleza ao longo dos tempos e hoje em diversos lugares do mundo.
2) Questioná-los se devemos seguir este padrão ou o que devemos buscar para o nosso corpo
3) Estudar algumas drogas que vem sendo etilizadas com anabolizantes e emagrecedores.
4) Criar uma mesa redonda onde professores de diversas disciplinas e alunos possam conversar sobre o tema (a presença de um profissional da saúde seria bem válida).
Questões:
1) Quais pessoas do ramo artísticos vocês consideram ter um corpo perfeito?
2) Para vocês, o que é a perfeição.
(netsas duas perguntas, acesso a internet é interessante para mostrar as pessoas citadas e também a obra de Da Vinci).
3) O que podemos fazer para ter este corpo perfeito.
4) Apenas o corpo perfeito é fundamental?
5) Quais são os padrões de beleza encontrados no passado e em outras regiões do mundo?
6) O que você acha dos padrões citados acima?
7) Quimicamente, quais as drogas estudas que são utilizadas em busca de uma vida melhor? Como elas atuam e quais são seus "benefícios" e malefícios?