sexta-feira, 29 de agosto de 2014

REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO III - TÓPICO 3

Leia atentamente o quadro abaixo 

FINALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

 – Propiciar o desenvolvimento físico, intelectual, social e emocional do educando, tendo em vista a construção de sua autonomia intelectual e moral; 
– Possibilitar o desenvolvimento das capacidades de comunicação, por meio das diferentes linguagens e das formas de expressão individual e grupal;
– Incentivar o gosto pela aprendizagem, pela investigação, pelo conhecimento, pelo novo; 
– Exercitar o pensamento crítico, por meio do aprimoramento do raciocínio lógico, da criatividade, e da superação de desafios; 
– Estimular o desenvolvimento psicomotor, as habilidades física, motora e as diferentes destrezas; 
– Propiciar o domínio de conhecimentos científicos básicos, nas diferentes áreas, tais como: Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Biologia, Física, Química, Sociologia, Filosofia, Educação Artística e Educação Física; 
– Favorecer a sociabilização, isto é, a produção da identidade e da diferenciação cultural, mediante a localização de si próprio como sujeito, da participação efetiva na sociedade e da localização espaço-temporal e sociocultural. 

FONTE: SILVA, M. R. et al. Planejamento e trabalho coletivo. Coletânea Gestão da Escola Pública. Curitiba: UFPR, 2005. 

Que relações você estabelece entre essas “finalidades” e o que é praticado nas escolas, considerando sua experiência como aluno e como professor? 

Refletir: 
Essas finalidades não são “disciplinares”, mas emergem da contribuição que cada disciplina, cada área, cada experiência vivida dentro e fora da escola oferece no processo formativo ao longo da vida. 

Em vista dessa consideração, escreva um texto no qual você evidencie as contribuições do que você ensina para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral de seus alunos.

- Evidencie a importância da sua disciplina e pontue a validade dos conteúdos que você ensina.

11 comentários:

  1. Mônica Soares - Pedagoga26 de setembro de 2014 às 08:35

    Caderno III -Tópico III
    Temos o compromisso de ensinar aos alunos meios necessários para que não apenas assimilem o saber como resultado, mas aprendam o processo de sua produção bem como as tendências de sua transformação. No ensino da Língua estrangeira moderna a língua é o objeto de estudo desta disciplina, contemplando as relações com a cultura, sujeito e identidade. Ao ser expostos as manifestações de uma língua estrangeira os alunos constroem recursos para compará-la a língua materna e seus horizontes se alargam, expandindo sua capacidade interpretativa e cognitiva. Quando o aluno conhece e é capaz de usar a língua permite-se que ele atribua significados para entender melhor a realidade. A partir do confronto com a cultura do outro, torna-se capaz de delinear um contorno com a própria identidade. Sendo assim o aluno atuará sobre os sentidos possíveis e reconstruirá sua identidade como agente social. Não podemos esquecer que o aluno traz para a escola determinadas leituras de mundo que constituem sua cultura e devem ser respeitadas. Temos como objetivo também que os estudantes façam uso da língua que estão aprendendo em situações significativas, relevantes, isto é que não se limite ao exercício de uma mera prática de formas linguísticas descontextualizadas. Trata-se de uma inclusão social do aluno numa sociedade reconhecidamente diversa e complexa através do comprometimento mútuo , atendendo às necessidades de uma sociedade contemporânea brasileira, respeitando a diversidade (cultural e identidária – linguística) pautada no ensino de língua que não priorize a manutenção da hegemonia cultural.

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  2. Caderno III Tópico III

    Na contemporaneidade o papel da ciência Geográfica é de fundamental importância no sentido da leitura de mundo sob o ponto de vista da espacialidade.O conhecimento dos diferentes espaços do globo acaba sendo um grande ganho intelectual na escola, também as diferentes linguagens e o uso de diferentes materiais no ensino acaba favorecendo um maior desejo de investigação dos assuntos escolares e colaborando na criticidade do educando(a).
    Os assuntos abordados na Geografia em relação aos diferentes espaços, culturas, povos, nações, costumes contribuem para uma maior investigação dos temas do currículo e também para uma maior consciência de humanidade tão necessária no mundo atual com assuntos vinculados pela mídia, tais como: terrorismo, xenofobia, concentração de renda, países ricos e países pobres, etc.
    Além dos conteúdos historicamente acumulados acredito que a ética, a sociabilidade e o respeito ao outro(a) pode ser apreendido na escola e com o auxilio da Geografia. ( Daniel José Gonçalves Pinto- Geografia)

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  3. A Arte, como debatido com outros professores da mesma área, trabalha com o intuito de promover aquisições perceptivas, sensoriais e intelectuais que contribuam para aprimorar e enriquecer as ferramentas de caráter expressivo e criativo do sujeito no mundo, colaborando com a leitura dos signos impressos no mesmo. Dessa maneira a Arte tem papel fundamental no desenvolvimento integral do aluno, facilitando a articulação de seus conteúdos individuais com o seu entorno, compreendendo-se como sujeito ator. Também aproveitamos para salientar que a Arte tem como elementos constituintes o Tempo, o Espaço, o Corpo e a dimensão da Estética, possibilitando também que o aluno precise se apropriar dessa experiência espaço-temporal, com seu próprio corpo sensível qualificando tais experiências e exercitando sua capacidade criativa numa dimensão estética que possa requalificar suas próprias experiências vividas.

    Daniele Franco e Cristine Christofis de Amorim (Arte)

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  4. A Geografia oferece conteúdos com forte ligação com o cotidiano dos alunos. Sendo assim, a Geografia oferece ao aluno a perspectiva de criar novas formas de ver e viver o mundo que nos cerca não somente em escala regional, mas também em escala global.
    O aluno poderá fazer viagens em busca do conhecimento. Quando, por exemplo, ocorre um sismo no Japão é trabalhado o conteúdo sismo e também outras particularidades a respeito do país nipônico.
    A Geografia faz viagens ao conhecimento em todas as aulas, conteúdos e em todas as séries do EF e do EM.
    Prof} Elói R. de Oliveira

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  5. A Educação Física é uma área do conhecimento que, por meio da prática pedagógica, aborda elementos da Cultura Corporal (ginástica, dança, jogo, esporte, luta), entendendo-se por esse termo os conhecimentos historicamente construídos e socialmente transmitidos. É importante destacar alguns princípios para o processo de seleção dos conteúdos:
     Relevância social: conteúdos que sejam capazes de proporcionar a reflexão acerca da realidade, desenvolvendo a criticidade e a criatividade;
     Contemporaneidade: quando os avanços da ciência e da técnica são acrescentados aos conteúdos clássicos e os mais recentes acontecimentos nacionais e internacionais são acessíveis aos alunos;
     Adequação às possibilidades sócio cognoscitivas dos alunos: adequação dos conteúdos às características cognitivas dos alunos, bem como o respeito por seus conhecimentos prévios e suas possibilidades corporais.

    OBJETIVOS GERAIS
    • Efetivar a Educação Física como prática pedagógica capaz de promover o desenvolvimento da consciência corporal, de competências para a realização voluntária e consciente de práticas corporais, bem como propiciar uma postura mais reflexiva, crítica, ativa, autônoma diante da realidade;
    • Obter desenvolvimento corporal harmônico (físico- mental);
    • Adquirir controle corporal;
    • Desenvolver a habilidade motora;
    • Condicionar os sistemas orgânicos a suprir demandas diárias e de emergência;
    • Assumir a responsabilidade do seu próprio bem-estar;
    • Desenvolver a habilidade de utilização do movimento como instrumento de comunicação e expressão;
    • Utilizar sadiamente as horas de lazer;
    • Adquirir comportamentos e valores referentes ao ajustamento pessoal e social;
    • Desenvolver atitudes favoráveis à atividade física.

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  6. A Física tem por finalidade compreender uma grande variedade de fenômenos que ocorrem no Universo, sendo esse seu objeto de estudo, desde o mundo do extremamente pequeno até escalas incomensuravelmente grandes. Esses fenômenos são descritos por meio de teorias expressas em linguagem matemática capazes de prever a evolução de sistemas ao longo do espaço e do tempo, oriundas da capacidade intelectual daqueles que as desenvolveram ou, em algumas ocasiões, obtidas a partir de observações experimentais. Ao longo da história, muitas dessas teorias se mostraram passíveis de mudanças (e se mostram até hoje) para que pudessem contemplar, de forma mais convincente e por vezes mais simples, uma gama maior de fenômenos.
    Nesse sentido, estudar Física promove capacidades de observação, investigação, descrição, comunicação e predição, contribuindo substancialmente para o desenvolvimento do raciocínio lógico. Outro aspecto está relacionado ao desenvolvimento tecnológico, sendo este amparado por teorias físicas. Tais avanços possibilitam não só maior conforto, mas a compreensão de novos horizontes, de novas possibilidades que trazem à tona toda criatividade e capacidade de superar desafios necessários ao desenvolvimento humano.
    Albano - Física

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  7. O ensino de História propicia aos alunos e alunas a construção de uma consciência histórica, de pensar historicamente como a ação humana é condicionada pelas mesmas estruturas; possibilita aos alunos e alunas a construção de narrativas históricas com base na interpretação dos processos históricos, fazendo-os perceber a dimensão epistemológica da disciplina de histórica e como se dá a construção do conhecimento histórico; possibilita aos alunos e alunas extrapolar as instâncias do político e do econômico que produzem o conteúdo como passado numa visão pronta e acabada; relaciona o presente com o passado, o cotidiano com o político e o econômico, e de que forma essas categorias perpassam o nosso cotidiano; compreende as diferenças entre as sociedades, respeitando-as como resultantes de um processo histórico sócio-cultural; amplia os conceitos pertinentes às ciências humanas, visando a construção da identidade individual e coletiva, requisito básico para vivência da pratica da cidadania; leva os alunos e alunas a compreensão e superação das diferentes formas de preconceito (étnico, religioso, social, gênero e cultural); desenvolve atitudes de pesquisa científica, compreendendo as condições de produção e especificidades do conhecimento histórico e da função social do cientista social.

    “(...) Estudar História - de qualquer época e qualquer local – não deve ser tarefa utilitarista, não deve ‘servir’ para alguma coisa específica. A função de um estudo é mais ampla e importante; é desenvolver o espírito crítico, é exercitar a cidadania. Ninguém pode atingir plenamente a maturidade sem conhecer a própria história, e isso inclui, como não poderia de ser, as fases mais recuadas do nosso passado.” (FRANCO Jr., Hilário. A Idade Média – Nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 1996)
    Nilton Cezar dos Santos.

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  8. Nesse segmento de ensino, momento em que a abordagem das Ciências tem um caráter mais elaborado e abstrato, a Matemática fornece instrumentos que favorecem a compreensão de vários fenômenos. Tendo um valor formativo que ajuda a estruturar o pensamento e o raciocínio dedutivo e também desempenhando um papel instrumental, pois é uma ferramenta que serve para a vida cotidiana e para muitas tarefas específicas em quase todas as atividades humanas,também deve ser vista como ciência pois desenvolve os processos de construção e validação de conceitos, elaboração e refutação de argumentações, e as habilidades de generalizar, relacionar e concluir contribuindo para o estabelecimento de relações e para a interpretação de fenômenos e informações. Contudo, é importante apresentar aos alunos o conhecimento de novas informações e instrumentos necessários para que seja possível a ele continuar aprendendo. Nesse universo tão rico e paradoxal, o professor terá como desafio para desempenhar um bom trabalho, conhecer e entender como seus alunos pensam, quais são suas expectativas e seus questionamentos. Não poderá limitar-se apenas aos recursos públicos como o livro didático, e a aulas expositivas. Deverá conduzir as atividades de tal forma que desperte o interesse e o gosto pela disciplina. Com o funcionamento do laboratório de Matemática, com aulas práticas, espera-se que os conceitos sejam mais bem assimilados pelos estudantes, de forma que os vários campos do conhecimento matemático adquiridos no ensino fundamental que devem estar em condições de utilizá-los e ampliá-los e desenvolver de modo mais amplo capacidades tão importantes quanto as de abstração , raciocínio em todas as suas vertentes, resolução de problemas, investigação, análise e compreensão de fatos matemáticos e de interpretação da própria realidade, sejam de fato, utilizados na execução das atividades propostas.

    Denise Adriane Regis
    Enzo Aparecido de Souza

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  9. A Física permite-nos conhecer as leis gerais da Natureza que regulam o desenvolvimento dos processos que se verificam, tanto no Universo circundante como no Universo em geral.
    O objetivo da Física consiste em descobrir as leis gerais da Natureza e esclarecer, com base nelas, processos concretos. Os cientistas, à medida que se aproximavam desse objetivo, iam compreendendo melhor o panorama grandioso a complexo da unidade universal da Natureza. O Universo não é um conjunto simples de acontecimentos independentes, mas todos eles constituem manifestações evidentes do Universo considerado como um todo.
    Entendo que o ser humano, muitas vezes, se "enclausura" em perguntas sem respostas, e por falta de acesso à ciência acaba alimentando as dúvidas. O que estou fazendo no mundo? Em que os planetas podem influenciar a vida humana? Por que não posso colocar metais dentro do micro-ondas? As pessoas precisam saber que a Física está presente em todos os espaços ocupados pelo ser humano, o que resume a sua grande importância na grade curricular da sua formação.

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  10. CADERNO 3 - TÓPICO 3

    A Biologia é uma disciplina previlegiada neste aspecto, já que ela tem a tendência de responder diretamente as perguntas que eventualmente surgem no cotidiano do aluno.

    Ao explicar para o aluno sobre os mecanismos fisiológicos de um aumento de Pressão Arterial por exemplo, ou os processos que envolvem o aproveitamento de energia em uma cadeia alimentar, a relação com o cotidiano do aluno é praticamente imediata.

    Esse conhecimento que pode ser prontamente aplicado, confere à Biologia um status invejável de conteúdo diretamente aplicado que, aliado as explicações ligadas a assuntos como a bioética (célula-tronco, transgênicos, clonagem e etc), trabalha a relação com o aprendizado x mundo visível e clara, tornando o aluno preparado para participar efetivamente de discussões a respeito de sua realidade e da realidade global.

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  11. Em relação a favorecer a socialização e a localização do sujeito, a escola cumpre sua finalidade. Nem sempre com incentivos, pois optamos quase sempre deixamos os alunos formarem seus próprios grupos, mas observamos que é dentro da esfera escolar que o aluno constrói seus principais vínculos sociais e começa a refletir sobre as suas decisões.
    Imagino que a construção da autonomia intelectual também é alcançada através da construção de ideias e concepções que o aluno vai adquirindo no âmbito familiar e escolar, desde o momento que o discente escuta opiniões divergentes - entre professores, pais, familiares, entre outros – até o momento que vê e toma ações que corroboram com estas percepções.
    Normalmente, meio ambiente e drogas são temas norteadores que ganham muito espaço na aula de química. Por isso, vejo que eu atuo na disciplina de química com muita transmissão de conteúdos, mas que se faz necessário relacionar conceitos com toda a realidade do aluno, melhorando ainda mais construção do sujeito (considerando que o sujeito está em formação continua e eterna) e cumprindo as DCNs ao dizer que a química estuda as transformações do mundo.
    prof.a Barbara

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