sábado, 2 de agosto de 2014

REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO II - TÓPICO 1

Iniciamos nosso diálogo falando do “jogo de culpados” na escola. Como “virar este jogo” e construir novos relacionamentos entre professores e seus jovens estudantes? 
Em sua percepção, faz sentido esta afirmação de que professores e jovens se culpam mutuamente e os dois lados parecem não saber muito bem para que serve a escola nos dias de hoje? 
Que tal promover uma conversa na escola sobre a questão dos sentidos do estar na escola para professores e estudantes? 
E por que não elaborar estratégias para promover o reconhecimento mútuo? 
Por exemplo, você pode elaborar mapas das identidades culturais juvenis do bairro; redigir cartas aos jovens estudantes para que eles se revelem além de suas identidades uniformizadas de alunos; promover jogos de apresentação na sala de aula, dentre outras atividades. 
E em quais outras iniciativas podemos pensar para ampliar o campo de conhecimento sobre quem são eles e elas que estudam e vivem a escola? 
Buscar perceber como os jovens estudantes constroem o seu modo próprio de ser jovem é um passo para compreender suas experiências, necessidades e expectativas.


16 comentários:

  1. Arlete Dolny - Profª Língua Portuguesa e Literatura - CEP11 de agosto de 2014 às 18:15

    Em conversa com os estudantes de 1º e 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual do Paraná, revelou-se que, de modo geral, há um consenso quanto a importância que tem a escola, o estudar e os professores.
    A escola é tida como de grande importância na formação do jovem cidadão, não somente em conhecimentos gerais, mas também na formação do caráter e no convívio em sociedade. Exemplificaram com algumas das melhores e piores experiências vividas na escola (bullying, perda da inocência, amor, paixão, brigas, amizades), o que faz com que a cada dia se aprenda algo novo que gera crescimento intelectual, emocional, social. É na escola que o estudante pode (quase sempre) expressar suas opiniões e ser respeitado ao emiti-las. Tem, segundo alguns, como principal objetivo o ensinar a aprender, desde que seja levado a sério, que haja interesse recíproco entre os atores do processo ensino-aprendizagem. Também há opiniões contrárias, sendo considerado o "estar na escola" "uma obrigaçao", sem muito comprometimento, em consequência, talvez, dos métodos utilizados ao ensinar.
    Quanto ao estudar, propriamente dito, revelou-se que o frequentar a escola deveria ser exclusivo àqueles que têm o real interesse no estudar/aprender, pois assim os envolvidos nesse processo teriam uma finalidade comum que facilitaria o desenvolvimento e o aprendizado dos estudantes. Muitos dos estudantes têm consciência de que há grande falta de interesse em realmente estudar, o que prejudica aqueles que o tem. Para outros, no entanto, estudar é significativo, é divertido, é um lazer e uma busca pelo conhecimento - atividade constante e necessária. Evidenciou-se, também, que o estudar é uma atividade individual, tanto por parte do aluno quanto do professor, pois cada um tem como função se aprofundar nos assuntos abordados e estar disposto a ensiná-los e aprendê-los.
    Com relação ao professor e o significado que tem no processo ensino-aprendizagem, conforme já citado acima, uma das funções atribuídas a esse profissional, de marcante importância em Educação, é o estar disposto ao constante aprender para melhor ensinar; pois, segundo os estudantes, ele é a representação do conhecimento, é o responsável pelo desenvolvimento da criticidade dos estudantes, é o símbolo de Educação e (deveria ser) o motivador do interesse e do aprendizado dos seus alunos, saber conquistar e desenvolver o respeito entre estudante-professor-estudante, deve rever os próprios conhecimentos sobre os conteúdos para não gerar dúvidas no aprendizados e (algo para refletir) ser humilde.
    O fato de o professor trabalhar "dobrado", motivo que o leva a exaustão, foi apontado como aquilo que determina aulas mal dadas, que geram a desatenção e o desinteresse dos estudantes.
    Para concluir, segundo alguns estudantes, muitas vezes, estudar e estar na escola não são, necessariamente, sinônimos, tendo em vista que metade do aprendizado, que o estudante obtém em sala de aula, depende do dinamismo do professor e do relacionamento do mesmo para com seus alunos.

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  2. Foi realizado uma investigação em relação aos sentidos da escola e de estudar, também qual o papel do professor nos dias atuais. A turma em que foi realizada
    a investigação é uma turma do ensino médio, turno da tarde de primeiro ano ( D).Quanto aos sentidos de estudar foi verificado que grande parte dos alunos relaciona o ato de estudar ao futuro, ao conhecimento e ser uma pessoa melhor.
    Ao sentido da escola a maior parte dos alunos(as) atribui ao mercado de trabalho, também fazer amigos, ser importante para a cidadania e uma pequena parte fazer amigos.
    O professor é associado ao ensino e ao conhecimento, também sendo um guia e orientador dos alunos (as). Foi verificado que aparece pouco o fato da desvalorização do professor, que o aluno (a) deve expor mais o seu pensamento e também é elogiado o ensino da instituição. ( Daniel José Gonçalves Pinto- Geografia)

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  3. Conversei a respeito do sentido da escola e de estudar com os alunos da turma do 3º Ano B e perguntei a eles qual é o papel do professor (de um modo geral, e não de um professor específico) na atualidade.

    O que primeiro surgiu no bate papo foi o comentário de um dos alunos que disse que vem pra escola para estudar e aprender e que se não tivesse o professor isso não faria sentido. Perguntei então em seguida, se para eles a escola e o professor estavam profundamente interligados, portanto. Um dos alunos disse: "Está faltando o aluno aí!" e com isso, surgiu a primeira síntese por parte dos alunos do bate papo: "a escola é o local onde o aluno vem aprender e estudar com o professor".

    Logo após, na continuação do debate, a escola surgiu como "um lugar onde estou mais tempo até do que em casa" e o professor acabou sendo promovido a "detentor do conhecimento", ainda que os alunos fazem questão de frisar que há professores e professores e que não podem ser simplesmente generalizados.

    No meu entender, os alunos reconhecem portanto a escola como centro de aprendizagem e tem no professor de um modo geral, o personagem principal para este repasse, ainda que isto não tenha sido colocado de maneira unânime pela turma em questão, já que para eles, alguns docentes não cumprem o papel de repassar este conhecimento.

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  4. Mônica Soares - Pedagoga16 de agosto de 2014 às 18:49

    Ao conversar com os estudantes do 3ºD, turma que estou realizando minha pesquisa, considerou-se que: Os estudantes reiteram em sua respostas a importância dada aos seus professores e a escola, atribuindo-lhes valor significativo no processo de desenvolvimento educacional. Ao analisar as respostas percebeu-se que descrições que reafirmam que o momento escolar junto ao professor e o tempo espaço ( escola) é de fundamental importância para sua vida acadêmica. A perspectiva de um futuro promissor, bom emprego, uma boa condição social foram vinculadas ao estudar e ter bons professores , assim como, o conhecimento é essencial para o progresso em sua vida profissional e pessoal. As relações nos grupos sociais, vínculos estabelecidos com seus pares, são reconhecidas pelos estudantes como parte integrante deste processo. Quanto a reflexão sugerida, faz-se necessário apontar as seguintes conclusões para a construção de novos relacionamentos de estudantes e professores neste processo. É imprescindível entendermos sociologicamente, o que é juventude em nossa realidade social. O que é ser jovem. A juventude não se resume apenas na idade cronológica desta faixa etária, mudanças biológicas, psicológicas. Não é apenas uma passagem ou uma prévia do que é ser adulto. Entender juventude vai além disso. O jovem é, ele não vai ser , é presente vivido e produz cultura. é uma categoria socialmente produzida. e apresenta uma construção histórica. Parafraseando a letra da música citada no texto..".O jovem deve ser levado a sério..." e sua demandas sociais também. É categoria dinâmica e necessáŕia para o contexto social vivido.
    A reflexão/ação propõe o vínculo e a construção de novos relacionamentos, partindo do principio de construir com o próprio jovem o esforço de conhecê-lo e reconhecê-lo .

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  5. A consulta realizada junto aos estudantes do 1I vespertino mostrou que a visão que estes possuem da escola, em sua imensa maioria, é de um local capaz de prepará-los para o futuro, tanto na questão dos conhecimentos que adquirem durante suas passagens, quanto no que diz respeito à formação de caráter; um local que os ajudará a realizarem seus sonhos. Consideram que na escola os estudos devem ser priorizados mas, acreditam, também, que o convívio social propiciado pelo ambiente escolar é fundamental para que cresçam e se desenvolvam. Contudo, alguns criticam o modelo escolar vigente onde, segundo eles, a necessidade de se alcançar uma nota mínima para a aprovação faz com que a escola se torne uma espécie de "prisão" com a qual se obrigam a acostumar. A própria obrigatoriedade de se frequentar a escola é motivo de críticas para uns.
    Com relação aos professores, estes são vistos como os detentores do saber responsáveis pela transmissão do conhecimento necessário para alcançarem seus objetivos. Creem que uma boa relação professor-aluno pode ser essencial para que a disciplina se torne mais atraente e que fatores como mau humor do professor, metodologia empregada e a pouca didática são agentes desmotivadores capazes de transformar assuntos interessantes em demasiadamente chatos.
    Albano - Física

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  6. Na pesquisa realizada com os alunos do 3C a maioria absoluta tem bem claro a importância da escola pois os alunos vem na mesma a oportunidade de preparar -se melhor para inserir -se na sociedade, como cidadão responsável e com conhecimento dos seus direito e deveres. .Com os diversos conteúdos estudados na escola os jovens ao terminar o ensino médio na maioria ja sente se preparado para escolher seus próprios caminhos a seguir 'seja profissionais , culturais , ou para o mercado de trabalho, mesmo aqueles que não estão totalmente certos ja se sentem mais seguros de si e são capazes de tomar decisões de quais caminhos a seguir.. Muitos veem na escola a melhor oportunidade para progresso em um futuro próximo ,pois a grande maioria são da classe trabalhadora . Alguns alunos relatam a importancia dos estudos na formação de seus próprios intelecto , pois muito deste jovens são críticos , com um bom grau de politização e com um bom raciocínio e muitos com ótima pro atividade. Pra maioria o professor exerce um papel fundamental neste processo de mudança pois os mesmos orientam, ajudam , direcionam , alertam, ensinam, compreendem e são amigos. Enzo A S.ouza

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  7. Minha pesquisa foi realizada com estudantes do CURCEP, dos 40 questinários entregues para a pesquisa retornaram apenas 9 respondidos.
    Para estes estudantes o sentido da escola e o sentido de estudar, é para ter a socialização das pessoas, bom emprego no futuro, preparação para o mercado de trabalho, apoiar, incentivar e formar cidadãos críticos, transformar a vida das pessoas através do conhecimento. Na escola encontra-se uma diversidade de conhecimento, qualidade de (e no) estudo.
    Na visão dos estudantes, o papel do professor é ensinar, tirar dúvidas, passar conhecimentos, ajuda, auxilia, explica, e é o responsável por fazer com que eles busquem o conhecimento. O professor serve de inspiração para os estudantes. É aquele que guia o caminho para o conhecimento. É a principal pessoa na escola, pois sem professor não haveria escola, nem conhecimento. Para alguns estudantes, o professor tem o maior papel na sociedade.

    Denise Adriane Regis - Matemática

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  8. Minha pesquisa foi realizada com os alunos do 2° C noturno. Foram respondidos 16 questionários.

    Para a maioria o sentido da escola é, principalmente, preparar para o mercado de trabalho e ter uma boa profissão. Além de adquirir conhecimentos e formar cidadãos críticos.

    Na visão dos estudantes, o papel do professor é fundamental na formação do aluno, embora alguns não tenham essa consciência, não colaborando com os professores.

    Nilton Cezar dos Santos
    Pedagogia

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    1. você pode me passa o modelo do questionario

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  9. Fiz minha pesquisa com os alunos do 1º N (tarde) e pude constatar o seguinte:
    A escola, para os 28 alunos presentes, representa uma oportunidade de aprender e se preparar para o futuro tanto no campo do trabalho como na área social e cultural.
    Para eles o professor é de fundamental importância, pois é ele o responsável por passar o conhecimento científico e ainda pode ser um bom "conselheiro".
    O professor deve, para eles, passar o conteúdo necessário para seu futuro profissional e também orientar em qual área eles podem ser encaminhados.
    Professor Elói R. de Oliveira - Geografia

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  10. Pesquisa realizada com 14 alunos da turma do 1º C Noturno.
    Ao serem questionados sobre os sentidos do estar na escola, as respostas foram unânimes, todos julgaram ser muito importante a presença na escola, acreditam que a escola é o local onde podem adquirir os conhecimentos social e cultural.
    Quanto o papel dos professores, obtive respostas muito semelhantes, a de que o papel do professor é ensinar, repassar suas experiências e conhecimentos aos alunos, mas uma resposta me chamou a atenção, um relato foi de que nem sempre o papel do professor é cumprido, o que me faz pensar que ainda pode existir professores mal preparados trabalhando em escolas, não exercendo de maneira digna a sua profissão.
    Na mesma discussão, perguntei sobre o papel dos estudantes na escola e as respostas também foram unânimes, relataram que o papel é de estudar.

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  11. Bate papo informal realizado com vários alunos das turmas 1º K, L e M, do Ensino Médio da tarde.
    A grande maioria deles acha que a escola é uma fase muito importante para o futuro. E que se sentem privilegiados em estudarem no CEP, pois tem muita confiança no Colégio e nos professores, sendo estes de grande e relevância na sociedade, tanto para um ensino técnico, como para um futuro vestibular.
    Relataram que alguns colegas de sala, não estão dando a importância merecida aos estudos, ou seja, não estão nem aí, e que somente estão estudando por obrigação. Por isso, esses alunos com quem conversei, acham que os professores e o colégio em si, deveriam dar prioridade, uma maior atenção a aqueles que querem estudar, se esforçam diariamente, que vem de muito longe para tão conceituada Instituição de Ensino.
    Relataram que esse método atual do Ensino Médio é muito cansativo e desmotivante, tudo vale nota, muitas provas e trabalho desnecessário. Que gostariam algo diferente, mais prazeroso para estudar.

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  12. - Escola: Grande maioria deles, mais de 90% acreditam que a escola vem desempenhando corretamente seu papel. Os principais sentidos da escola, para os alunos são: ensinar, socializar, educar, lugar para troca de conhecimentos entre gerações, ensinar as matérias em si e preparar para uma faculdade ou um trabalho, aprender a conviver com as pessoas que são diferentes, “ensinar coisas que não veremos fora dela”, “oferecer ensino aos alunos”, “apontar como devemos nos portar sendo verdadeiros cidadãos”,
    Uma das alunas pontou que “O sentido na escola (não dos professores, mas de um sistema muito mais a fundo) pra mim é fazer os alunos passarem de ano e não gerar o real conhecimento. O que querem são pessoas alienadas, pois assim as coisas continuarão como estão.”
    - Professores: A grande maioria, novamente acima de 90%, acredita que o professor vem desempenhando corretamente o seu papel. Para eles, cabe ao professor “ensinar o aluno a matéria e eles vem ensinando e nos preparando para o futuro”; passar / transmitir o conhecimento para o aluno; “ensinar coisas que nós ainda não sabemos, nos ajudando em nossas dificuldades e pelo reconhecimento que fiz do meu ensino, eu acho que o trabalho deles está excelente”. Orientar.
    Algumas críticas negativas ao professor surgiram nos aspectos:
    “O professor tem a missão de preparar os alunos para os futuros vestibulares e concursos da vida, a arte de educar, mas muitas vezes muitos professores não sabem ensinar, e ainda não entendem quando o questionamos sobre algo, realmente muitos professores não nasceram com o "dom" de educar.”
    “muitos não sabem se portar diante alunos da geração atual, na qual esses educadores não fazem parte.
    “muitos parecem fazer seu trabalho por lucro e obrigação, não por amor a ele, o que acaba gerando um ensino baseado em seus princípios e não no bem do aluno.”
    “eles vem desempenhado este papel, mas não com excelência”
    Prof.a Barbara

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  13. Continuação - prof.a Barbara
    - Papel do aluno: cerca de 70% tem a visão que os alunos não vem desempenhando seu papel. Diversos pontos apareceram:
    “Alunos que vão para a escola por obrigação”; “não prestam atenção no que está sendo ensinado”; “perguntar se tiver dúvida”; “não conversar durante a explicação”; “se interessar pela matéria e aprender”; “aprender se quiser e se não quiser ao menos respeitar”; “cumprir todos os seus deveres”; “estudar”; “respeitar o próximo”.
    “muitas vezes cumprem em razão de serem obrigados por seus pais.”
    “O papel do aluno é, já que somos obrigados a frequentar a escola.”
    “Atualmente, o papel do aluno é sentar e calar a boca. É sério. Alguns professores não se importam se quantidade x não sabe o conteúdo, sempre existe apenas um argumento. “Não estuda... dá nisso”. Os alunos não tem voz, não se interessam. Estão naquela salinha apertada e quente apenas por causa dos pais. Por que eu estou aprendendo isso? Não é o que vou usar no futuro!”
    - Dos pais: a maioria acredita que os pais, em relação a educação, NÃO vem cumprindo seu papel. Pois eles deveriam “ensinar o básico”; “ensinar como se comportar corretamente”; devem sempre incentivar/valorizar o ensino”; “ir as reuniões do colégio”; “se importar mais com a educação dos próprios filhos”; “participar mais”; “auxiliar seus filhos”, “aconselhar”; “ajudar nas lições”.
    - A educação em si: “Sem estudo não podemos fazer nada no futuro, e sem o estudo seremos homens alfabetizados. Deveríamos estudar sempre e nos dedicarmos totalmente ao estudo”; “Deveríamos estudar para entender o mundo ao nosso redor e para conseguirmos conversar com qualquer pessoa do mundo.”; “é necessário se quisermos evoluir a nós mesmos e assim mudar o que está ao nosso redor”; “devemos estudar para crescer como ser humano, deveríamos estudar com prazer e incentivo”; “deveríamos estudar por nós mesmos, não pelo que os outros querem (...) Infelizmente a sociedade não funciona dessa maneira. Estudamos não por nós, mas para ficarmos ricos ou sair da classe social que estamos atualmente. Assim não dá. Estudamos para manter um futuro estável, já que ter estudo é bem mais garantido do que ter habilidades em música e pintura. O mundo vive no medo. Medo de arriscar, é mais fácil abaixar a cabeça e aceitar”; “para garantir um futuro promissor, com todos os tipos de conhecimentos acessíveis.”; “para exercitar o cérebro”; “para ter uma boa vaga na federal e se tornar um alguém para formar sua família”;

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  14. A pesquisa foi realizada com as turmas de 1º ano do período da tarde,com aproximadamente 15 alunos, e todos reconheceram a importância do papel da escola para sua formação profissional e também para sua vida.Disseram também que o professor tem um papel fundamental para que o conhecimento científico possa ser adquirido pelos alunos, mas que o papel do professor muitas vezes vai além disso,ultrapassa os valores e o conceito de exercer apenas a função de mestre tornando-se desta forma uma referência.Daniele e Cristine- Arte

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