Dia 02 de agosto de 2014 aconteceu o 2º Encontro do Curso "Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio" no Colégio estadual do Paraná.
Reunidos das 8 às 12h no Laboratório de Informática, Sala 312, Orientador de Estudos e Professores da Turma 1 discutiram os perfis de turmas investigadas, sendo que os professores Cleiton e Albano apresentaram a síntese dos Tópicos 3 e 4 do Caderno 1.
Em seguida, em duplas, os professores escreveram no Blog "Reflexão e Ação" sobre as possibilidades de formação humana integral e universalização do Ensino Médio.
Teve a visita das Formadoras do Núcleo Regional de Educação, professoras Sueli e Cileni que deram as boas vindas aos cursistas.
A pauta do encontro foi a seguinte:
PAUTA 02/08
1. Tópico 1 - Postagem
2. Tópico 2 - Postagem
3. GER / Comentário no Blog
4. Tópico 3 - Síntese pelo professor Cleiton
5. Tópico 4 - Síntese pelo professor Albano
6. Caderno 2 - Tópicos 1 e 2
7. Avaliação: Caderno 1
Em seguida, em duplas, os professores escreveram no Blog "Reflexão e Ação" sobre as possibilidades de formação humana integral e universalização do Ensino Médio.
Teve a visita das Formadoras do Núcleo Regional de Educação, professoras Sueli e Cileni que deram as boas vindas aos cursistas.
Foi solicitado aos professores que realizem uma Avaliação do Curso, postando no blog as "Impressões e Expectativas" a respeito do "Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio".
Como "Atividade Individual", a ser apresentada dia 16 de agosto, ficou estabelecido o seguinte:
Atividades Individuais para 16 de agosto
Caderno 2
Tópico 1 - Pesquisa com os estudantes sobre: Sentidos da Escola e de estudar, "papel do professor".
Tópico 2 - Pesquisa com os estudantes sobre: A relação deles com a Internet, papos virtuais e redes sociais.
Poderão ser utilizados meios de coleta de dados como: desenhos, vídeos, charges, músicas, poesias, etc.
Avaliação da Etapa I Caderno I: Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.
ResponderExcluir"Conhecer para mudar" é um instigante tema para a transformação e a remodelação do Ensino Médio para que melhores métodos possam nortear nossos trabalhos para atingirmos o objetivo principal que ora iniciamos com esses estudos: a universalização e a integração humana aos estudantes do Ensino Médio.
O tópico 1 mostra, num rápido exercício histórico, o quanto as políticas públicas para a Educação - num vai e vem constante - têm buscado democratizar o acesso ao conhecimento já produzido (e, atualmente sendo produzido) pela humanidade aos jovens cuja faixa etária corresponde ao estar (e permanecer até concluir) no Ensino Médio.
O tópico 2 nos alerta quanto às implicações socioeconômicas, o fato da baixa frequência e conclusão, portanto, dos jovens no Ensino Médio. O levantamento de dados (perfil social, cultural e econômico), realizado junto aos estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual do Paraná, revelou aspectos relevantes para serem pensados quanto aos estudantes que só estudam e aqueles que estudam e trabalham, pois, em ambos os grupos, ficou evidenciado que a ocupação principal é o estudar, embora as situações sejam desiguais. Há, portanto, um forte apelo revelado pelos estudantes para que se oportunize a eles a continuidade e permanência de seus estudos. E isso é o que as políticas públicas da Educação têm o dever de garantir.
No tópico 3, fica evidenciado que a visão crítica e transformadora para uma sociedade igualitária requer que os estudantes do Ensino Médio obtenham uma formação humana integral, cujas competências técnicas e compromissos éticos quando em sua atuação profissional sejam orientados pelas transformações sociais, políticas e culturais. E é na Educação do estudante que se pode formar o cidadão engajado à sociedade a que pertence.
O tópico 4 apresenta três grandes desafios para que, em sendo dialogados, possam garantir a busca e concretização da universalização do Ensino Médio: fazer valer as metas do Plano Nacional da Educação; o comprometimento dos Estados; e a elaboração dos PPP de cada instituição de ensino para que atendam as singularidades da cada contexto sócio-político-educacional e de cada indivíduo.Garantir a formação integral do indivíduo, enquanto estudante do Ensino Médio, requer que o mesmo seja de qualidade, numa dialética entre sociedade/trabalho, cultura, ciência e tecnologia.
Impressões e expectativas sobre o curso: A impressão que tenho é que todos estão motivados sobre o curso. Minhas expectativas são as seguintes; aprender um pouco mais sobre a realidade do ensino médio brasileiro; melhorar minha prática e meu relacionamento com os alunos (as).
ResponderExcluirÉ interessante o quanto é importante relacionar nossas inquietudes diante do processo. Bem inicialmente não tinha visualizado desta forma, mas no decorrer do processo, das leituras, dos contatos com colegas e estudantes analisados nas pesquisas senti que isto realmente é essencial.
ResponderExcluirAo estudar o primeiro tópico, reiterou-se o entendimento da fragilidade vivida atualmente. Esta percepção torna-se nítida ao considerarmos a história apresentada cronologicamente e o descaso das políticas públicas desde então. Como também, as discrepâncias sociais e suas consequências no desenvolvimento da juventude do país.
No segundo tópico, com a pesquisa aplicada ao grupo escolhido, percebe se que nem tudo é como protagonizam os setores midiáticos e o que costumamos ouvir em nossas conversas com outros profissionais e ou familiares. Rompem-se paradigmas e instala-se um novo perfil do jovem.
Nos terceiro e quarto tópicos fala-se da universalização do Ensino Médio. As propostas para um Ensino médio que invista na formação integral dos estudantes. Isto tornaria-se real a partir da reconstrução do currículo e a efetiva coragem para esta mudança. Formação continuada efetiva para professores, com políticas públicas voltadas para esta nova configuração de ensino. E conhecer o estudante para compreendê-lo.
Diante destas reflexões, minhas expectativas em relação ao curso são positivas, porque complementam a minha prática auxiliando me nas percepções das minhas relações com esta juventude, e as maneiras que ao entender este jovem eu poderei ajudá-lo, assim como no processo de suas aprendizagens.
Quando fiz minha matrícula no curso pensava direto na certificação, nos pontos possíveis para avanço na carreira. A bolsa era um breve atrativo, visto seu pouco valor. Porém, os pensamentos, a coragem de exposição, as discussões, vem tornado nossos encontros cada vez mais interessantes. Minhas expectativas vem aumentado conforme progredimos nos capítulos. Textos interessantes e a boa forma de condução melhoram o processo. Estou realmente feliz em perceber que minhas manhãs de sábados + tempo dedicados aos afazeres do curso não estão sendo em vão. Estou adorando ver o empenho e a participação dos colegas, principalmente o respeito quando há posições e pensamentos diferentes. Acho que cursos assim realmente adicionam mais a área educacional, principalmente porque faz o próprio professor refletir em suas ações.
ResponderExcluirNestes encontros iniciais posso assegurar que as discussões têm sido bastante interessantes (mesmo que eu prefira ficar só ouvindo, durante boa parte do tempo). Conhecer melhor como funciona o E.M.no Brasil foi algo que, além de me surpreender em alguns pontos, torna evidente a necessidade de se repensar muito daquilo que consideramos correto. Não posso negar que, depois de uma semana toda de trabalho, a dificuldade para acordar cedo no sábado e ir para o curso é enorme, mas tenho ciência que isso se faz necessário, seja por aquilo que almejo no que diz respeito à progressão de carreira ou, agora de maneira muito mais substancial, pela compreensão de que nós, professores, somos fundamentais para a construção de um E.M. que contribua, ao máximo, para a formação integral dos estudantes, um dos passos importantes para a redução das desigualdades em nosso país. Espero que nossos futuros encontros continuem nos propiciando esse entendimento e a busca da solução dos problemas que enfrentamos.
ResponderExcluirAlbano Sampaio
Expectativas do Curso:
ResponderExcluirEstou muito motivado para o curso, apesar do pouco tempo que tenho para fazer as lições de casa. Como disse no primeiro encontro, é a primeira vez que estou dando aulas para o Ensino Médio em turma regular, pois já dei para o EJA e Cursos Técnicos. Estou gostando muito, pois eles tem mais autonomia e tudo que passo de conteúdo, a grande maioria dos alunos estão topando. Tenho acesso as turmas pela internet, tirando dúvidas, passando trabalhos etc e tal. E com o curso, irei aprender e trocar experiências com professores que já trabalham algum tempo com o ensino médio, além de conhecer um pouco da realidade do CEP e do ensino médio no Brasil.
Professor Fabricio Kupczik, Educação Física.
Acredito ser muito importante nos voltarmos para as questões que envolvem a estrutura, o funcionamento e a concepção que suportam o Ensino Médio. Em nossas reflexões podemos nos abrir a visões de mundo mais complexas, conseguindo integrar novos conhecimentos que possam ser reveladores para a Educação como um todo. Penso que questionar o EM é também questionar o Ensino Fundamental e, por que não, a própria universidade. Quando conseguirmos pensar em ciclos e em suas continuidades, não de maneira estanque, será provável estarmos indo de encontro a uma visão mais integral do Ser Humano.
ResponderExcluirDaniele Franco (Arte)
Na realidade, confesso que o curso me surpreendeu, pois já nos primeiros encontros pude observar que todos que ali se encontravam estavam com um propósito sério de realmente estudar, discutir, refletir e desta forma melhorar o EM em nosso país.Desta forma cada vez mais me sinto motivada com o curso e principalmente com a nossa turma.
ResponderExcluirCristine Christofis de Amorim
Logo na primeira atividade do curso, eu me senti motivado para continuar participando: o levantamento feito com os alunos através do questionário aplicado em várias turmas diferentes de Ensino Médio vai direto naquilo que eu acredito: é necessário conhecer antes de querer mudar algo. As diferenças entre alunos do mesmo estabelecimento mas de turnos diferentes (manhã e noite, por exemplo) são imensas. Imagine então as diferentes realidades que esta pesquisa inicial levantou no Brasil inteiro? Com esses dados, é possível pensar um ensino médio de maneira mais clara e sabendo exatamente onde queremos chegar.
ResponderExcluirOutro aspecto muito positivo é o entrosamento entre os cursistas, que levam todos os assuntos propostos pelo orientador a discussões extremamente proveitosas sobre o tema em questão.
Todos nós professores sabemos que o ensino médio precisa mudar, então minha expectativa é que nós, com a ajuda deste pacto, consigamos enxergar os problemas com mais clareza, e que acima de tudo possamos buscar soluções para os problemas que tanto nos causam angústia e que por muito tempo estávamos esperando por mudanças, acredito que agora chegou este momento.
ResponderExcluirNilton Cezar dos Santos
Minha expectativa para este curso é de conseguir compreender os nossos jovens estudantes de hoje, buscar e atualizar nossas metodologias de ensino, evoluir juntamente com a evolução que ocorre com os jovens. Quero estar preparado para as mudanças que estão por vir. Com a ajuda de nossos colegas professores, pedagogos e os materiais odefericos pelo MEC acredito que estaremos nos fortalecendo para melhorar a educação do nosso país.
ResponderExcluirTenho um grande interesse em cursos na área da educação, pois são oportunidades únicas para realizar uma troca de experiências com outros professores e continuar aprendendo.
ResponderExcluirFiz minha inscrição para o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio com o objetivo de aprender mais sobre o tema EDUCAÇÃO e melhorar o meu desempenho em sala de aula.
A ideia de fortalecer e melhorar o ensino médio é importante e acredito que deveria ser ampliada para todas as esferas do ensino. Todos os níveis e áreas de ensino precisam melhorar, pois não é só o EM que apresenta problemas.
Professor Elói R. de Oliveira