sábado, 2 de agosto de 2014

REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO II - TÓPICO 4

E se todos os professores e professoras se perguntassem sobre o que os jovens e as jovens estudantes pensam e sentem sobre a escola de Ensino Médio? 
Seria possível surgirem desta abertura à escuta e ao diálogo alternativas para a superação dos crônicos problemas de relacionamentos e realização da vida escolar que afetam o cotidiano de muitas escolas? 
O gênero carta pode ser uma boa alternativa para a abertura do diálogo com os jovens estudantes. 
Que tal então produzir coletivamente uma carta dos professores e professoras endereçada ao jovem estudante de sua escola? 

Esta carta coletiva pode ser afixada num mural, entregue a cada um dos estudantes ou mesmo ser publicada na internet. 
Acesse no Portal EMdiálogo a carta ao jovem estudante elaborada coletivamente por professores do estado do Ceará: <http://www.emdialogo.uff.br/content/carta-ao-jovem-estudante>.

Ou leia abaixo:

Carta ao jovem estudante

Share on facebook
Olá jovem estudante!*
Você sabia que me preocupo muito com você? Por vezes me vejo pensando sobre a nossa convivência na escola, e aí me pergunto: por que nossa relação em alguns momentos é tão difícil? Estou percebendo cada vez mais a distância entre nós e sinto a necessidade de uma interação maior.
Nem sempre é fácil encontrar um momento para discutir sobre a nossa relação dentro da escola e mesmo fora dela. Mas, acredito que não podemos mais fugir desta conversa ou deixar para depois. Então, por onde começar?
Percebo que conheço você muito menos do que deveria, mas, o pouco que sei será a base desta nossa conversa.
Sei, por ex
emplo, de sua curiosidade e desejo de saber das coisas. O simples ato de vir à escola me diz isso, mesmo que seu comportamento, às vezes, fale o contrário. Quero entender melhor os seus desejos, seus medos, seus anseios e aquilo que espera da escola e de mim.


Sei que somos fruto de um meio social, cultural e familiar que cada vez mais cedo cobra e dá responsabilidades. Você está em uma idade de transformações na vida, onde é difícil conciliar  diversões,  namoro, festas, com a realidade de que em breve será adulto, e as responsabilidades aumentam nesse período da vida, de mudar, de crescer, quando ainda se é jovem.
O jovem, na escola, na família, na sociedade, é cada vez mais, protagonista e atuante, um comunicador antenado nas mudanças sociais e tecnológicas, que anseia por elas, pois vive em um mundo cada vez mais globalizado. Você é esse jovem, com suas tribos, seus grupos e redes sociais. Traz a característica de possuir uma energia, capaz de fazer grandes mudanças.
Seria possível trazer essa energia da juventude, suas experiências e saberes para juntos transformarmos a vida da escola? Como faria para usar seus esforços para se tornar mais rico culturalmente? Aceita o desafio do diálogo para que a escola seja um ambiente interessante para todos?
Se aceita, vamos fazer da escola um lugar com significado, onde se ampliam os horizontes, na qual professor e aluno se compreendam e trabalhem pelo mesmo ideal: viver e conviver bem em sociedade.
______________
* Carta produzida coletivamente por professores Projeto de "Formação de professores tutores do ensino médio", em maio de 2012; oficina coordenada pelo Prof. Paulo Carrano (UFF - Portal EMdiálogo). Curso: "Currículo do Ensino Médio e Juventudes". Parceria UNESCO e SEDUC/Ceará

Comunidades: 

15 comentários:

  1. Muito bonita a carta! Achei interessante a forma carinhosa e de preocupação com os educandos(as), além da análise do cotidiano escolar com a tentativa de aproximação e maior diálogo!!! ( Daniel José Gonçalves Pinto_ Geografia)

    ResponderExcluir
  2. Olá! Sou pedagoga e estou participando do Pacto do Pacto do Ensino Médio, na cidade de Londrina-Pr. Penso que alternativas como essa da carta aos estudantes, auxilia muito o nosso trabalho, uma vez que, estreita o nosso relacionamento como os nosso educandos, promove uma maior afetividade e consequentemente, possibilita uma maior aprendizagem.

    ResponderExcluir
  3. CARTA APRESENTADA AOS ESTUDANTES


    Boa Tarde, queridos estudantes!

    Após algumas inserções que fizemos em suas turmas,gostaríamos de esclarecer através desta carta, que, a partir dos questionamentos e conversas que tivemos durante este período, pretendemos cada vez mais travar um diálogo junto com vocês, entendendo que nós, professores, alunos e funcionários de escola, devemos unir nossas forças e transformar a escola cada vez melhor para todos nós.
    É dentro desta visão que acreditamos que o seu papel "jovem estudante" é de total importância para essa transformação, pois, a partir do seu olhar sobre a escola e também sobre a nossa prática escolar, poderemos refletir, debater, conversar, para que a partir deste estudo, a escola possa ser pensada de encontro com seus anseios e necessidades, redesenhando desta forma um novo formato de Ensino Médio, que esteja realmente voltado para a nossa realidade.
    Trazendo desta forma estudante/escola lado a lado nessa transformação, buscando assim fazer da escola um lugar cada vez mais significativo para a sociedade.
    Daniele e Cristine.

    ResponderExcluir
  4. Caros estudantes,

    O bem mais valioso que uma pessoa pode ter é a bagagem cultural e intelectual adquirida ao longo de sua vivência. Essa bagagem provém de diversos fatores. Experiências vividas com familiares e amigos ou com aqueles com quem vocês, de uma maneira ou outra, tiveram algum vínculo social, seja em viagens, na imersão do mundo digital e, especialmente, na escola.
    Vocês passam boa parte de sua juventude nos bancos escolares. Às vezes, até a contragosto. Talvez preferissem fazer outras coisas que consideram muito mais interessantes, mas a obrigação e o desejo de um futuro melhor faz com que encarem de maneira muito natural, ano após ano e cheios de expectativas, tudo que se passa no ambiente escolar. É bem verdade que, por motivos diversos, muitas vezes falhamos e não conseguimos corresponder às suas expectativas, mas, mesmo assim, alguns ainda enxergam na escola seu segundo lar.
    Nesse sentido, nada mais justo que fazer desse ambiente um local onde vocês tenham a oportunidade de se desenvolverem ao máximo, seja como pessoas, cidadãos ou detentores do conhecimento, pré requisitos necessários àqueles que desejam ir além.
    Tenho convicção de que muita coisa precisa ser mudada. E mudanças sempre são tão difíceis. Medo do novo, incerteza e comodidade acabam se tornando alguns dos males que matam ideias geniais antes mesmo de suas concepções.
    Ouvi-los, nesse momento, torna-se fundamental. Vocês, cheios de vida, repletos de anseios e, em geral, bastante criativos podem contribuir de maneira muito significativa para que o Ensino Médio se transforme em uma etapa do ensino em que a formação integral represente um caminho seguro para a redução das desigualdades em nosso país, pessoas responsáveis pela formação de uma nova sociedade onde, quem sabe, se privilegie o bem comum e não o de uma parcela ínfima da população. Afinal, estando toda a sociedade em melhores condições, é muito provável que vocês também estejam. E torço muito para que vocês realmente estejam, pois o pouco contato que tivemos até agora foi suficiente para que eu soubesse de suas potencialidades e tudo aquilo que vocês responderam durante as pesquisas ajudará a entendê-los melhor e a buscar soluções para as questões que os incomodam, no que diz respeito à escola.
    Mudanças significativas requerem, além de um certo tempo, esforço conjunto. Mas se fizermos nossa parte daremos um passo importante na busca por aquilo que almejamos.

    Prof. Albano - Física

    ResponderExcluir
  5. Arlete Dolny - Profª Língua Portuguesa e Literatura - CEP4 de setembro de 2014 às 10:59

    Meus queridos estudantes,

    Quando, muitas vezes, em sala de aula, ao observá-los e em diálogos que tecemos, pergunto-me sobre o que será que esperam obter aqui e agora de que possam fazer uso em suas vidas, tanto no presente quanto no futuro.
    Conhecimento é a resposta. Conhecer o muito do que já foi produzido pela humanidade em termos de cultura, ciência, trabalho dá-lhes possibilidades de em se transformando, constante e determinantemente, também transformar a sociedade, procurando torná-la acessível a todos que a compõe, garantindo crescimento e desenvolvimento, contínuos e ininterruptos, no que tange o bem viver para a humanidade.
    Engajados e constantemente, estamos juntos nesse processo - estudantes, professores, funcionários - com a finalidade de renovar e inovar formas e maneiras de aprendizados na aplicabilidade do dia a dia, produzindo caminhos para chegarmos a resultados almejados segundo nossos projetos e propostas que podem e devem ser revistos para melhor serem realizados, na intenção de, ao tê-los concluídos, possam nos certificar de que nunca chegamos ao final, mas demos continuidade e estamos possibilitando que outros, depois de nós, possam prosseguir construindo a cultura, a ciência e o trabalho numa ininterrupta transformação, pois que ninguém e nada são estanques, inamovíveis ou terminados.

    ResponderExcluir
  6. Caros estudantes:

    Venho escrever para vocês com o intuito de nos aproximarmos ainda mais, nascemos humanos mas nos tornamos humanos com a convivẽncia com o outro(a).São muitas as inquietações que me afligem, entre elas:Será que estou fazendo um bom trabalho? Estou avaliando corretamente ?O que vocês esperam de mim? Serei melhor professor se for o durão, riǵido,o disciplinador? Serei melhor professor se for o camarada e mais amigo?
    Percebo que conheço de vocẽs muito pouco ou seja quase nada, aliás graças a esse curso conheço um pouco mais! Usando como exemplo um trecho de outra carta como modelo, sei que somos fruto de um meio social,cultural,familiar e sei que a vida nos cobra atitudes e na minha opinião " a escola parece muito distante dos jovens" como aproximar os jovens da escola hoje? qual o modelo de ensino para essa geração tão tecnológica?
    Gosto do que faço,quero ser melhor professor para os meus alunos (as), também sonho que vocẽs tenham uma boa vida e acima de tudo sejam felizes.


    Daniel
    ( professor Daniel )

    ( Daniel José Gonçalves Pinto Geografia)

    ResponderExcluir
  7. Mônica Soares - Pedagoga4 de setembro de 2014 às 15:39

    Caderno 2- Tópico 4
    Contextualizando o perfil dos jovens do terceiro ano, turma D.
    Os jovens estudantes da 3ª D, período manhã se apresentam de forma receptiva ao processo das pesquisas até o presente momento. Relatam suas experiências com desenvoltura e demonstram segurança em descrever o que querem do futuro. Apresentam articulação na fala e na escrita , o que se reitera -se pelo fato de utilizarem a leitura com frequência ( dado da pesquisa). Ao repassar para eles o objetivo das intervenções frequentes sobre o fortalecimento do Ensino Médio, demonstraram interesse e opinião sobre o fato de termos uma escola com formato integral. Alguns discordaram por já exercerem um ofício ou estágio.
    Isto posto, fica a seguinte mensagem aos estudantes.

    Querido(a) jovem estudante:

    O momento atual prevê que façamos uma retrospectiva histórica do ensino público em nível médio no país. É necessário uma desconstrução do atual ensino médio para que possamos reconstruí-lo de forma mais efetiva e fortalecida no processo educacional brasileiro. Observa-se um descaso das políticas públicas em relação ao ensino neste país. As estatísticas comprovam o número elevado de evasões no ensino médio e o frequente desinteresse dos jovens em relação a atividade escolar.
    Porém, a cada momento pedagógico vivido em sala junto a você, percebe-se o quanto podemos avançar.
    Precisamos desta força e vontade para realizarmos um trabalho mais edificante e próspero. Precisamos de seu empenho, dedicação e que você saiba de seus direitos e deveres. Que suas reinvidicações e ações sejam fundamentadas. Você é categoria determinante para o país. O processo escolar depende de você e de suas escolhas, intenções, significados, símbolos e ações. Permita que este espaço e tempo seja vivido de maneira significativa e faça sua história.

    ResponderExcluir
  8. Queridos estudantes! Quando me deparei com a sugestão de atividade “escrever uma carta aos estudantes”, confesso que uma ansiedade invadiu meu ser, pois sabe-se que o estudante do Ensino Médio encontra-se na fase da adolescência... Percebo a importância de destacar que você adolescente nem sempre é levado a sério como parceiro social, uma vez, que a você é atribuído características muitas vezes negativas por parte dos familiares, professores e as sociedade em geral. Mas preciso ressaltar que através dos estudos realizados nas reuniões do “Pacto do Ensino Médio” pude ampliar meus conhecimentos referentes à adolescência. Hoje consigo perceber a fase da adolescência respaldada numa concepção histórico social, que procura conhecer o ser humano levando em consideração sua gênese e seu contexto social. Isto me levou a descontruir o conteúdo que há muito carregava comigo, quando percebia a adolescência de uma forma naturalizada e portanto errada!
    Você, meu querido estudante, hoje é visto por mim de outra maneira. Reconheço em você a vontade de superar os obstáculos e se fazer notar no momento presente como alguém que planeja seu futuro baseado nas vivências e socialização que lhe foram permitidas no seu espaço cultural. Se me permitir uma orientação digo a você que busque incessantemente o conhecimento e principalmente busque através do protagonismo juvenil adquirir e fortalecer sempre a sua formação política. Somente desta forma poderá pensar e planejar ações que transforme a sua realidade social. Meu caro jovem, reconheço em você o futuro de tempos melhores. Nesta nova perspectiva de olhar para a adolescência percebo que poderei colaborar na sua formação e fazer diferente para obter resultados que promovam a sua autonomia e a esperança de um hoje bem vivido.
    Abraços,
    Professora Denise Adriane

    Denise Adriane Regis - Matemática

    ResponderExcluir
  9. Carta aos estudantes!

    Meus queridos alunos: eu já falei muitas vezes isso em sala para vocês e talvez esteja na hora de formalizar. Talvez a maior preocupação que eu tenho como professor educador é deixar claro para vocês o que eu estou fazendo aqui dentro desta sala de aula. "Lecionar Biologia" é o que vocês diriam. Eu até concordo com vocês. Mas não é só isso. Aliás isso é só a ponta do iceberg. Vai muito além disso.

    Eu estou aqui porque eu acredito na educação como forma de mudar o mundo e acredito em vocês como instrumento dessa mudança.

    Quando eu resolvi ser Biólogo eu sonhava em salvar o planeta e ajudar a criar um mundo sustentável. Hoje, em sala de aula, eu sei que a minha missão é muito maior: formar alunos críticos e capazes de tomar as suas próprias decisões em assuntos relacionados ao meio ambiente.

    Sei que sozinho esse sonho se torna difícil, quase impossível. Mas com a participação de todos vocês ele se torna um sonho muito mais palpável. Quem sabe assim, juntos, conseguimos formar uma sociedade cada vez mais sustentável, justa e pacífica.

    ResponderExcluir
  10. Escrever uma carta pra Estudantes nos dias de hoje não é uma tarefa muito fácil, a geração de alunos que estão na escola hoje ,é uma geração que esta sendo bombardeada a todo momento por informações , por cobranças da família , por cobranças da sociedade, por cobranças de decisões que tem que tomar quanto as escolhas de futuro enfim são cobrados a todo momento e até mesmos disputados pelos professores ,que cobramos de vocês que estudem pra nossas respectivas disciplinas ...enfim de certa forma são cobrados a todo momento , e nem sempre são entendidos e ouvidos , pois nesta fase da vida sabemos que vocês jovens passam por muitas mudanças e provações . Mas diante desta realidade vocês jovens ainda consegue mostrar que tem a capacidade de refletir de repensar suas atitudes de retomar quando erram , muitas vezes precisam apenas de uma ajuda , basta serem ouvidos e serem orientados ,mesmo quando mostram se rebeldes. O que posso dizer a todos estudantes é que continuem lutando, correndo atrás de seus sonhos , tracem metas e objetivos a serem conquistados e estabeleçam estratégias para atingir suas metas e objetivos e mesmos quando não conseguirem seu objetivos não desistam retomem com novas estratégias,mas jamais desistam de seus objetivos..
    Enzo A. Souza- Matemática .

    ResponderExcluir
  11. Meus amigos(as) estudantes.

    Vou escrever aqui aquilo que venho dizendo e demonstrando há muito tempo para vocês em sala de aula.
    Quando olho para vocês não vejo apenas números. Apenas adolescentes com vontade de aprender ou não. Não vejo vocês como adolescentes “problemáticos” como dizem alguns.
    Olho para vocês e não vejo apenas futuros advogados, jornalistas, gestores, empresários, músicos, artistas, professores... Vejo principalmente seres humanos capazes, responsáveis, com valores morais e éticos que a nossa sociedade tanto precisa.
    Vejo também esperança, pois são vocês estudantes que irão comandar a sociedade do amanhã e quem sabe, transformá-la para melhor. Mas não é necessário esperar o futuro chegar. Vocês podem começar a mudar o futuro para melhor no presente, agora.
    E para que isto aconteça precisamos unir forças. Estudantes e professores juntos podem mudar a realidade do nosso colégio, da nossa cidade, do nosso país e até do nosso mundo.
    Profº Elói R. de Oliveira - Geografia

    ResponderExcluir
  12. Caros estudantes,
    Estudar é muito importante para todos, principalmente para os que estão na idade certa de frequentar os bancos das escolas.
    Se você tem sonhos de um futuro melhor, uma carreira brilhante, uma vida digna e honesta, invista em seus estudos, pois ele é a única maneira de mudar seu destino.
    Um estudo recente sobre aspectos da educação mostra que quem estuda mais tende a ser mais feliz e tem uma expectativa de vida superior, porque tem maior satisfação em diferentes esferas da vida.
    O estudo ajuda as pessoas a desenvolver habilidades, possibilita o crescimento mental e social, o aluno estará adquirindo conhecimentos e se atualizada em vários assuntos, e esse conhecimento é algo tão precioso que nos é útil em tudo que realizamos, e, além disso é garantido para sempre e não pode nos ser tomado.
    Sendo assim, precisamos saber que o estudo é o melhor investimento que o ser humano pode se dar, sem ele não teremos: educação, qualificação, disciplina e nem conhecimento.
    A vida nos ensina que a melhor e mais segura maneira de termos um futuro digno é através dos estudos.

    Nilton Cezar dos Santos
    Pedagogia

    ResponderExcluir
  13. Caros e caras alunos e alunas

    Primeiramente, escrevo esta carta para agradecer a participação de vocês, respondendo com honestidade e clareza os questionários relacionados à educação do ensino médio. Segundo, pretendo expor aqui algumas ideias minhas sobre o ensino.
    Como vocês sabem, ser professor não é uma tarefa fácil: Estudar todos os dias, ter diariamente tarefas de casa (inclusive nos finais de semana) e ainda não ter um reconhecimento profissional adequado, tanto no ponto de vista social quanto no financeiro. Porém, optei por estar aqui, dentro da escola. E o grande motivo que me mantem nesta exigente profissão, são vocês, meus alunos.
    É realmente estranha essa sensação de amá-los e constantemente criticá-los. Mas se existe severas críticas é porque acredito em vocês!
    Quando vocês estão no 1º ano, acho possível modelá-los e torná-los os melhores estudantes do mundo.
    Quando vocês estão no 2º ano, acho possível ensinar tudo aquilo que posso e que observo que vocês ainda não aprenderam.
    Quando vocês estão no 3º ano, acho possível vocês seguirem o destino que vocês escolheram. Colherem os frutos dos trabalhos desenvolvidos nestes 10 anos de ensino – no mínimo.
    Todos os anos, centenas de vocês passam por minha sala de aula, escutam minhas palavras e a tomam para si como verdades imutáveis. E exatamente por observar que na conclusão do ensino médio vocês reconhecem o valor das cobranças, é que faço questão de conhecê-los como se vocês fossem permanecer comigo por anos e anos.
    Cada conteúdo compreendido é um conhecimento adquirido.
    Cada nota obtida é uma meta cumprida – mesmo que a nota não reflita seu real conhecimento, mas perante a sociedade, acaba representando o status do seu sucesso.
    Cada sorriso e abraço no final do ano, representa nossa presença na formação do seu ser.
    Talvez seja por isso que nós, professores, mesmo cansados, continuamos lutando e acreditando que a educação pode ser cada vez mais significativa e efetiva. Que vocês podem evoluir e se tornar ainda melhores do que aqueles que hoje o ensinam.
    Por isso exijo muito de vocês, por acreditar que o futuro da nossa nação está em suas mãos.

    Espero que possamos nos encontrar pós sala de aula e lembrar com carinho desta “doce” época que passamos juntos!

    Abraços,

    Prof.a Barbara Duarte.

    ResponderExcluir
  14. QUERIDOS ESTUDANTES DO 1OS ANO K/L/MENSINO MÉDIO
    DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ

    Estar na adolescência é um período de descobertas e transformações. Estar no Ensino Médio não é uma tarefa fácil, muitos são os desafios e dúvidas. E, estar no Ensino Médio no Colégio Estadual do Paraná, que uma Instituição tão tradicional, gera ainda muitas responsabilidades, expectativas e possibilidades.
    Aproveite muito sua passagem pelo CEP, sugue ao máximo nós professores, faça amizades verdadeiras, amizades para o resto da vida.
    Já te conheço um pouco. Sei de suas potencialidades e quais são alguns de seus projetos futuros, seus sonhos, medos e angústias.
    Acredito que conseguirá transpor esses receios. Erros e acertos, alegrias e tristezas fazem parte do nosso amadurecimento, do nosso aprendizado de vida.
    Faça o que gosta, o que te de prazer. Pode ser uma profissão que te de retorno financeiro ou não, não importa. O que importa é que seja Feliz. E que possa transmitir essa felicidade para todos ao seu redor.
    Vá em frente, acredite em VOCÊ. Acredite que terá um futuro brilhante. Seja FELIZ.

    Abraços, Professor Fabricio Kupczik (Educação Física)
    Curitiba, Setembro de 2014.

    ResponderExcluir
  15. Caros alunos,

    Através desta carta, quero lhe dizer o quanto me orgulho de poder fazer parte da sua formação intelectual e humana, durante todo o momento que vivenciamos o ambiente escolar, sempre me preocupei em repassar todo o meu conhecimento adquirido na minha formação profissional e também humana. Quero lhe pedir, neste momento que me abro de forma sentimental a vocês, que pensem na importância de cada momento que estamos presentes no ambiente escolar, na importância de tudo que lhe é ensinado, cada disciplina, cada professor que lhe oferece um tempo da sua vida para lhe ensinar, repassar e compartilhar o seu conhecimento. Veja a escola como um ambiente de solidariedade, um local onde você encontrará seres humanos dedicados compartilhar conhecimentos. Sem dúvidas, não quero dizer que, nos professores, temos o poder do conhecimento, mas sim temos a capacidade de mediar o seu aperfeiçoamento e sua construção de conhecimento, perceba então, a importância de você participar das aulas, atividades propostas, para assim, construir a sua visão de mundo, confrontando dados e opiniões apresentadas pelo seu professor som as suas opiniões. Deixo aqui um testemunho, do meu enorme prazer, que a alguns minutos antes de sentar e redigir esta carta, me deparei com um ex aluno, ele me chamou para conversar e com muita satisfação de nos reencontrarmos, me agradeceu profundamente por todos os momentos que vivenciamos o ensino aprendizado aqui no colégio, este aluno estava muito feliz, pois já era estudante do seu curso de graduação que sonhava. São esses pequenos detalhes, que muitas vezes, passam despercebidos, que faz valer a pena todo o meu esforço que se iniciou a alguns anos atrás na escolha de ser professor. Sem mais, desejo a você muita sabedoria e entusiasmo em sempre querer mais e melhor para a sua vida.
    Um super abraço do professor Cleiton.

    ResponderExcluir