sábado, 2 de agosto de 2014

REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO II - TÓPICO 3

E nós, professores e professoras, como podemos ser parceiros e coconstrutores de projetos para o futuro dos jovens e das jovens estudantes? 
Que tal buscarmos estratégias metodológicas para que os estudantes falem de si no presente e de seus projetos de vida futura? 
Uma troca de correspondência entre os estudantes com a mediação docente pode abrir a possibilidade para o diálogo sobre as expectativas juvenis frente a vida. Da mesma forma, e pensando no presente de muitos jovens trabalhadores, tente também saber: 

- Quantos estudantes trabalham em suas turmas? 

- Que trabalho realizam?
- Quais trabalhos já fizeram? sob quais condições? foram feitos com segurança e proteção? ou em condições de exploração e desproteção?
- Seus estudantes têm consciência de seus direitos de trabalhadores e trabalhadoras? 
- Não trabalham, mas pensam em trabalhar ainda durante o tempo de escola? 

Que tal abrir um diálogo com eles sobre essas e outras questões?


Relate os resultados de sua pesquisa e do diálogo com os estudantes.

13 comentários:

  1. Mônica Soares - Pedagoga26 de agosto de 2014 às 08:42

    Caderno 2- Tòpico 3-

    Pesquisa com os estudantes sobre o trabalho.
    Resultado da pesquisa dos estudantes da 3ª D-
    Na turma pesquisada que compreende 32 estudantes - 6 trabalham e 26 não trabalham. Os locais de trabalho: Cartório: empresa de silicone e cola; cartório; recursos humanos;livraria; ministério público. Os trabalhos já realizados por estes estudantes: Arquivo médico; Pet shop; digitalização; escritório;direção; escritório de administração;auxiliar de loja. Todos relatam que trabalham em boas condições e que não são explorados. Os jovens aqui analisados descrevem que pretendem cursar na universidade e realizar como profissão no futuro : Educação física - Personal trainner; Arquitetura; Fotografia; Nutrição; Física/Matemática; Engenharia Química. E os fatores de maior relevância para estes estudantes: Condições necessaŕias de trabalho; bom salário; lucros; estabilidade econômica; localização; sentir-se bem; amor à profissão; qualidade de vida.

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  2. Pesquisa com os estudantes do1D do turno da tarde.
    Foi conversado com a turma e passado algumas questões para serem respondidas e debatidas em sala de aula.Como resultado foi o seguinte: Nenhum aluno atualmente está trabalhando mas uma aluna já trabalhou em uma academia e relatou que não havia exploração e tinha segurança no trabalho em relação a horários, perigosidade etc.Foram respondidos 18 questionários e a turma está bem feliz em participar da pesquisa. Verifiquei que os debates geraram uma maior interação entre a turma e também em relação ao meu papel como docente.
    Em relação a realização no futuro muitos alunos(as) não sabem o que pretendem fazer, 7 alunos (as) pretendem fazer faculdade em diferentes áreas ( Biologia,Música, Artes Plásticas, etc), e também trabalhar, ter uma família, uma casa etc .As formações universitárias são diversas, além das relatadas
    ( Artes Cênicas,Odontologia, Medicina, Geografia, História, Engenharia Mecânica,Engenharia Industrial etc). As razões para a escolha do curso universitário e a profissão são diversas como:Gostar da profissão, os horários de trabalho,que beneficie a si e os outros (as), salário bom etc.
    O fator que predominou na escolha da profissão foi o fato de gostar da profissão e ter afinidade como no caso o gosto pela matemática e a relação com a engenharia, gostar de desenhar e desenhar bem com a arte.
    ( Daniel José Gonçalves Pinto- Geografia)

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  3. Fiz a pesquisa com as turmas: 1º Anos K, L e M.

    1. Quantos estudantes trabalham em suas turmas?
    Resposta: 01
    2. Que trabalho realiza?
    Resposta:Vendas, ganha comissão.
    3. - Quais trabalhos já fizeram? sob quais condições? foram feitos com segurança e proteção? ou em condições de exploração e desproteção?
    Resposta: Vendas. Foram feitas com segurança e proteção.
    4. - Seus estudantes têm consciência de seus direitos de trabalhadores e trabalhadoras?
    Resposta: Alguns direitos.
    5. - Não trabalham, mas pensam em trabalhar ainda durante o tempo de escola?
    Resposta: Com alguns que conversei, gostariam de trabalhar. A maioria prefere estudar, fazer cursos que auxiliem em seu futuro.

    Abaixo as profissões desejadas pelos estudantes.
    Direito:14
    Não sei:13
    Arquitetura:09
    Medicina: 08
    Engenharia Civi: 07
    Engenharia Mecânica: 03
    Psicologia: 03
    Artes Cênicas: 03
    Veterinária: 03
    Nutrição: 02
    Física: 02
    Relações Públicas: 02
    Educação Física: 02
    Odontologia: 02
    Jornalismo: 02
    Desenho Industrial: 01
    Astronomia: 01
    Engenharia Ambiental: 01
    Engenharia Química: 01
    Publicidade: 01
    Web Design: 01
    Fotografia: 01
    Policial: 01
    Biologia: 01
    Design Games: 01
    Robótica: 01
    Nasa: 01

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  4. Na pesquisa realizada com os alunos dos primeiros anos, período da tarde, pudemos observar que nenhum dos alunos entrevistados trabalhavam no momento, apenas dois deles já haviam realizado algum trabalho anteriormente (um em uma oficina e o outro no aviário da sua mãe), 100% deles deseja entrar na universidade, nos mais variados cursos: Direito, Psicologia, Engenharia Civil, Química,entre outros.O fator de maior relevância para a escolha de uma profissão, segundo os alunos é a satisfação pessoal.
    Daniele e Cristine.

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  5. Arlete Dolny - Profª Língua Portuguesa e Literatura - CEP2 de setembro de 2014 às 15:47

    A pesquisa foi realizada na turma 3ºA do turno noturno do Colégio Estadual do Paraná, em 12/08/2014. Dos 24 estudantes em sala, 13 informaram que trabalham atualmente, sendo que atuam nos mais variados tipos de ocupação trabalhista, dentre eles: barman, atendente de padaria, bancário, ajudante de loja, limpador de piscina, auxiliar administrativo, aprendiz de T.I., cabeleireiro, aprendiz de engenharia, estoquista, estagiário do T.J., montador de móveis, gerente de produção gráfica. Outros, que no momento não trabalham, já tiveram trabalhos de eletricista, em inspeção de automóveis, aprendiz de jogador de futebol, em almoxarifado, como assistente administrativo, como auxiliar de produção, como auxiliar administrativo e como menor aprendiz. A grande maioria disse ter feito e faz seus trabalhos com segurança e em boas condições; não se sentem ou sentiram explorados. Com relação aos direitos trabalhistas, a maioria têm consciência de seus direitos; alguns disseram que sabem mais ou menos e uma minoria disse não conhecer seus direitos de trabalhadores e/ou trabalhadoras. Todos, os que trabalham, já trabalharam ou que nunca trabalharam, têm a intenção de cursar uma faculdade, sendo nas mais variadas áreas, mas que não tem relação com o que fazem atualmente; e todos pretendem trabalhar enquanto estudantes universitários, principalmente como estagiários remunerados, com o objetivo de aplicar a teoria na prática, pois, conforme disseram, quando buscarem uma colocação no mundo do trabalho, já terão uma certa experiência para atuarem com segurança de seus conhecimentos e fazeres. Os fatores mais relevantes para a escolha de uma profissão em suas vidas futuras são bons salários, plano de carreira, oportunidade de aprendizado de novas habilidades e desenvolvimento das mesmas, condições agradáveis de trabalho num empresa bem conhecida, incentivo por parte das chefias, bons colegas e não trabalhar nos finais de semana.

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  6. Fiz a pesquisa na turma 3º Ano EM da TARDE e os resultados foram os seguintes:

    Somente 02 alunos trabalham na turma, um deles em estágio remunerado no Tribunal de Justiça e outro no menor aprendiz em uma Gráfica. Todos os outros alunos são estudantes somente. Ambos os alunos que trabalham conhecem muito pouco do seu direito sobre trabalhador e não se reconhecem como trabalhadores. Exatamente por isso os seus empregos são considerados provisórios e eles NÃO pretendem continuar na mesma carreira. Perguntados se pensavam em trabalhar antes de terminar o ensino médio, a grande maioria de estudantes que não trabalha atualmente disse que NÃO, que este ano eles somente vão estudar (lembro aqui que a pergunta foi feita à alunos de 3º Ano de EM do turno da tarde).

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  7. A consulta sobre trabalho foi realizada com 27 estudantes da 1a série, turma I, vespertino. Apenas 2 deles disseram trabalhar atualmente em torno de 4 h por dia, sendo que um trabalha em um lava-car e o outro somente citou os trabalhos que já realizou, como ajudante de pedreiro, de olaria, limpeza de terrenos, trabalhos em escritório e lan house. Ambos consideram satisfatórias as condições de trabalho. Uma observação interessante é que em uma consulta anterior havia mais um estudante que trabalhava, mas este saiu recentemente da escola. Motivo? Ainda não levantei, mas é possível que tenha alguma relação com o trabalho.
    Sobre expectativas futuras, como era de se esperar, as respostas foram bastante variadas. As áreas de Engenharia e Arquitetura foram as mais citadas (8vezes), seguidas (pasmem) do desejo de ser professor(a) (6 vezes- áreas diversas). Trabalhos relacionados às Artes (produção literária, desenho, música) também foram lembradas com frequência (5 vezes). Medicina (3 vezes), Design (3 vezes), Advocacia (2 vezes) e Fotografia (2 vezes) completam o rol daquelas que foram lembradas por mais de um estudante. Moda, Área Náutica (não especificou), Medicina Veterinária, Jogador de Futebol, Psicologia e Funcionalismo Público foram citadas apenas uma vez, cada uma. E, é claro, sempre existem aqueles que ainda não definiram ou não sabem o que farão (2 estudantes). Naturalmente que alguns estudantes colocaram mais de uma área em suas respostas, de tal forma que o total ultrapassa o número de estudantes que participaram da pesquisa.
    No que diz respeito àquilo que julgam importante na hora da escolha da profissão, prevaleceram as respostas relacionadas ao fato do fazer aquilo que gosta (21 citações). O salário também é fator de importância para um número considerável (12 citações), condições de trabalho (2 citações), disponibilidade de vagas na área (2 citações) e benefícios oferecidos (1 citação) completam a lista. Em tempo, uma das respostas dizia da necessidade de se trabalhar em algo onde o mais importante era ajudar quem precisasse. Imaginem só, se a moda pega!
    Albano - Física

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  8. Pesquisa realizada com estudantes do 3° ano do ensino médio, no período da noite. Responderam a pesquisa um total de 21 estudantes.
    Nesta turma pesquisada, 12 estudantes trabalham atualmente e 9 não trabalham. Quem não está trabalhando atualmente, já trabalhou em algum outro momento.
    Atualmente, eles trabalham nas seguintes áreas: exército brasileiro, restaurante, farmácia, menor aprendiz, vendedor (a), atendente de produção, estágio, apoio administrativo, instalação de alarmes e office boy. Eles trabalham de 4 à 10 horas por dia. Todos já tiveram algum outro emprego anterior a este que eles atuam no momento, sendo eles: jovem aprendiz, informática, empresa de contabilidade, ramo alimentício, construção civil, copeiro, garçom, cafeteria, em panificadora, balconista, organização de eventos, setor financeiro, administrativo, comércio exterior e atendente.
    As condições de trabalho são boas ou ótimas, exceto o que trabalha como office boy relata que as condições de trabalho são ruins.
    Todos tem segurança e proteção no trabalho, exceto o que é office boy. Em nenhum caso foi relatado exploração.
    Para o futuro, os jovens estudantes sonham em ter uma profissão mais digna. Pensam em fazer faculdade de engenharias, educação física, geógrafo, psicologia, medicina veterinária, design e professora de português. Outros pensam em seguir carreira militar e carreira pública. Alguns não sabem ainda, e outros querem viajar muito para conhecer outras culturas.

    Denise Adriane Regis - Matemática

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  9. A presente pesquisa foi realizada com os alunos do 2° C noturno. Foram respondidos 19 questionários.
    Desses 19 alunos, 15 trabalham e 4 só estudam. Dos 15 que trabalham, 4 são estagiários. Vale ressaltar que apenas 2 alunos que trabalham ganham acima de 2 salários mínimos, embora 9 deles estão satisfeitos com a atual ocupação.
    Nilton Cezar dos Santos
    Pedagogia

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  10. A atividade foi realizada com o 3º ano noturno, 25 alunos responderam a pesquisa , deste total apenas cinco alunos não trabalham. A grande maioria dos jovens que trabalham tem uma carga horária de trabalho de oito horas ou alguns caso ate mais que oito horas . Estes jovens trabalham a maior parte no comércio e de auxiliares administrativos ,três dos alunos citados trabalham com futebol. Mais de 60% já mudaram de emprego .Dos que trabalham apenas três tem uma condição de trabalho ruim os demais consideram boas ou ótima.A maioria deles tem segurança e sentem-se protegidos no ambiente de trabalho e não consideram que são explorados. Todos os alunos pesquisados pretendem fazer um curso superior ,sendo que vinte três dos mesmo logo em seguida que terminarem o ensino médio ,três pretendem viajar e conhecer novas culturas e depois voltar a estudar .Apenas dois estudantes não sabem pra que curso vão prestar vestibular , os cursos citados foram : Engenharia Educação Física , Comércio exterior, Jornalismo, Cinema ,Geologia,Física Psicologia,Oficial Bombeiro, Gastronomia,Medicina e Publicidade. Muitos jovens desta turma vêm no trabalho uma independência financeira e isso traz também a maturidade .

    Enzo A. Souza - Matemática

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  11. Pesquisa realizada com o 1º N (tarde)
    Dos 28 alunos presentes apenas um trabalha. Os demais estudam, fazem cursos e atividades desportivas.
    O aluno que trabalha não reclamou das condições do seu trabalho, porém não mencionou qual a natureza do seu trabalho.
    Todos manifestaram o desejo de prestar o vestibular nas mais diversas áreas. Perguntei se alguém pretendia ser professor no futuro e responderam quase em coro: "NÃO".
    Profº Elói R. de Oliveira

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  12. Pesquisa realizada com 12 alunos do 1º C Noturno.

    * 41,7% dos alunos trabalham e 58,7% não trabalham;
    * Dos que trabalham, a carga horária diária está compreendida entre 4 à 8 horas;
    * Maioria está no primeiro emprego;
    * Julgaram ter boas condições para desempenhar sua função;
    * As profissões pretendidas são:
    - Militar;
    - Bombeiro;
    - Fisioterapeuta;
    - Educação Física;
    - Aeronáutica;
    - Engenharia;
    - Perito médico;
    - Jornalismo;
    - Professora de matrmática;
    - Adminidtração;
    - Arquitetura;
    - Música.
    * 10 alunos se interesam em ter uma formação universitária;
    * Os fatores que têm maior relevância na escolha de uma profissão foi apontado: dinheiro, apoio da família e o que a pessoa gosta de fazer.

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  13. Como no questionário anterior percebeu-se que os alunos do 1º ano das turmas O, P, Q, R e S, que responderam ao questionário não trabalhavam, optou-se por desenvolver esta atividade com as turmas do 2º K e 2 ºL. De um corpo e 35 alunos, 17 se prontificaram a responder as perguntas.
    88% dos alunos tem como chefes familiares pais e mães associados. Apenas 6% tem apenas a mãe como chefe de casa e 6% apenas o pai. Nenhum deles se declarou como o chefe. Percebe-se isto pelo fato de que 14 alunos ( 82%) declaram que não trabalham e menos da metade destes tem a intenção de trabalhar ainda no ensino médio.
    Dos três alunos que se declaram trabalhadores, um afirmou que pretende continuar na área de atuação e os outros dois pretendem mudar de área e de empresa no futuro.
    As razões para trabalhar, cada um aponta uma:
    - Para sair um pouco da dependência dos pais.
    - Gosto de trabalhar
    - Preciso ajudar a manter minha casa
    Assim como apenas um deles diz conhecer seus direitos, o outro diz que parcialmente e o terceiro afirmar não conhecê-los.
    O primeiro ocupa a posição de jovem aprendiz enquanto os outros dois fizerma vários tipos de trabalhos diferentes como banhista em pet shop e na promossão de festas e eventos. Ambos apontaram observar casos de exploração ou más condições de trabalho:
    - “No pet shop não havia boas condições na sala onde podiamos almoçar, pois era na mesma sala onde ficavam as gaiolas e secadoras dos cachorros, e a chefe não respeitava nossos horários, nos dando em alguns dias apenas 15 minutos de almoço”.
    - “(...) quando pegamos festas em supermercados por exemplo, ficamos todo o horario de trabalho em pé, e muitas vezes de baixo do sol, porque os aparelhos (cama elastica,piscina de bolinhas,algodão doce e etc) ficam geralmente ao ar livre.”

    Att. prof.a Barbara Duarte

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