domingo, 28 de setembro de 2014

6º ENCONTRO - 27 DE SETEMBRO

Nosso 6º Encontro, dia 27 de setembro, foi permeado por reflexões sobre questões curriculares e Projeto Político Pedagógico.

Os Professores Alex e Daniele trouxeram as sínteses dos Tópicos 3 e 4 do Caderno III.
Após as discussões, foram realizadas as postagens no Blog e GER.


Finalizamos com as orientações para o Caderno IV e as datas para a realização do encontro. O grupo definiu que o encontro marcado para dia 11/10 ocorrerá dia 17/10, à tarde, visto que na data prevista haverá Reunião Pedagógica / Atendimento aos Pais, de acordo com o Calendário Escolar. E que o encontro do dia 18/10 será realizado dia 17/10 à tarde.











5º ENCONTRO - 13 DE SETEMBRO

Em nosso 5º Encontro, no dia 23 de setembro, iniciamos as discussões do Caderno III.
As discussões foram em torno do Currículo.

Os professores Daniele e Fernando trouxeram a síntese dos Tópicos 1 e 2, com a qual refletimos intensamento sobre os sentidos do Currículo na escola.
Ao final, os professores postaram os comentários no Reflexão e Ação, no Blog e no GER.
Ainda, responderam a algumas questões sobre o "encantamento" que encontram em seu trabalho na escola pública (que será socializado aqui em breve).








E ainda as Cartas que foram elaboradas pelos professores como Reflexão e Ação do Caderno 2 foram expostas no encontro dos Orientadores de Estudos na Universidade Federal do paraná dia 22 de setembro.



REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO IV - TÓPICO 4

1– Assista ao vídeo Em busca de Joaquim Venâncio de Evandro Filho e outros (2009).


O vídeo é resultado de um trabalho de integração realizado por alunos da 1ª série da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, no ano de 2009. Contando com imagens de arquivo e depoimentos, o filme narra a busca por informações sobre o trabalhador técnico que dá nome à escola, uma referência importante entre os trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz. 

1.1 – Analise criticamente este material à luz da sua proposta e dos princípios e práticas pedagógicas aqui integradas, posicionando-se sobre possibilidades de realizar atividades como esta em sua escola. 
1. – Retorne aos resultados da atividade 2 do momento anterior e dê prosseguimento a ela, chegando a um ensaio de proposta curricular (certamente parcial e limitado, considerando ser somente um exercício) contendo: 
a) proposta de componentes curriculares (disciplinas e projetos interdisciplinares); 
b) possível sequência curricular; 
c) distribuição de atividades, tempos e espaços curriculares. 

2. – Para finalizar, leia a noticia abaixo publicada num jornal de São Paulo em fevereiro de 2012. 

Ligações clandestinas causam risco de incêndios 

Mais de 180 mil gatos podem explicar incêndios como o de domingo, que matou casal na Vila Guilherme.

SILVÉRIO MORAIS - silverio.morais@diariosp. com.br 

A ligação irregular de energia é a provável causa do incêndio que deixou dois mortos e mais de 200 desabrigados na Favela do Corujão, na Vila Guilherme, Zona Norte, domingo. Os chamados “gatos” estão presentes em pelo menos outras 400 favelas da Grande São Paulo não contempladas pelo programa de regularização da Eletropaulo. São 180 mil moradores em risco nesses lugares, devido ao perigo das ligações clandestinas. 
Segundo o Corpo de Bombeiros de São Paulo, curtos-circuitos ocasionados pelos “gatos” são as principais causas de fogo em favelas. “São lugares com ligações inadequadas para uma moradia que tem todo tipo de equipamento elétrico”, diz o tenente Marcos Palumbo, do setor de comunicação da corporação. A maioria dos casos, informa, ocorre em dias de calor, quando há sobrecarga no consumo de energia. Os fios podem derreter e causar faíscas ou até explosão. Conforme o último levantamento dos bombeiros, a média foi de um incêndio do tipo por dia no estado em 2010, quando foram atingidos 253 barracos (danos individuais) e 112 favelas (afetando uma comunidade inteira ou parcialmente). O fato de as casas serem de madeira e ficarem muito próximas facilita a propagação das chamas. 
Outra dificuldade é o acesso. No caso de domingo na Favela Corujão, como não há rua, os bombeiros precisaram entrar pela empresa ao lado e quebrar o muro, para então combater o fogo por trás da comunidade, o que atrasou a ação. A orientação dos bombeiros, em caso de incêndio, é deixar o local imediatamente, sem querer salvar nada antes. De acordo com o tenente Palumbo, depois de curto-circuito, as principais razões de incêndio em favelas são displicência ao cozinhar, vazamento de gás e causas criminosas, como teria ocorrido no Moinho, no bairro Campos Elíseos, em dezembro. Segundo o relatório da corporação, uma usuária de crack colocou fogo na sua casa e provocou o incêndio. A polícia ainda investiga. 
Regularização / A Eletropaulo informa que começou a regularizar as ligações clandestinas de energia nas favelas da Grande São Paulo em 2004 e já alcançou 75% delas, o que representa 1.200 comunidades, 460 mil famílias e quase 2 milhões de pessoas. A maioria das cerca de 400 favelas sem regularização não oferece condições necessárias, como é o caso do Corujão. “São aglomerados de madeira dentro de um terreno particular, sem acesso e nenhuma infraestrutura”, diz José Cavaretti, gerente de Novos Mercados da Eletropaulo. Segundo ele, faltam ruas para colocar postes e a instalação das casas é precária para ter rede de energia interna. As condições de insegurança, afirma, continuariam se as redes fossem instaladas nessa situação. Outras favelas não são atendidas por estarem em processo de remoção por ocupar área de proteção ambiental ou de risco. 

Disponível em:

Analise criticamente a notícia deste material e, imaginando que lecione em uma escola próxima a essa comunidade, como poderia problematizar a situação relatada? 
Que conhecimentos, de diferentes áreas, poderiam ser mobilizados no sentido de substituir uma compreensão ingênua da situação por outra mais dialética numa perspectiva menos local e mais global do problema?



Tema: O projeto curricular e a relação entre os sujeitos e desses com suas práticas

Atividade: 1. Ver o vídeo Em busca de Joaquim Venâncio de Evandro Filho e outros (no blog). Realizar um ensaio de proposta curricular contendo:
a) proposta de componentes curriculares (disciplinas e projetos interdisciplinares);
b) possível sequência curricular;
c) distribuição de atividades, tempos e espaços curriculares.


2. Ler a notícia Ligações clandestinas causam risco de incêndios (no blog): Como poderia problematizar a situação relatada? Que conhecimentos, de diferentes áreas, poderiam ser mobilizados no sentido de substituir uma compreensão ingênua da situação por outra mais dialética numa perspectiva menos local e mais global do problema?

REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO IV - TÓPICO 3

Organizem-se em grupos multidisciplinares, definam um processo produtivo ou um fato, ou um fenômeno e sigam as sugestões apresentadas no quadro abaixo como exercício de elaboração de uma proposta curricular. 
A finalidade deste exercício é que professores cheguem à seleção de conteúdos de ensino e à organização em componentes curriculares, orientada pelo princípio da relação entre ensino e produção.



Tema: O trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico

Atividade: Trabalho em trios, com professores de diferentes disciplinas.
Definir um processo produtivo ou um fato, ou um fenômeno e sequir as sugestões apresentadas no quadro da página 37 do Caderno IV como exercício de elaboração de uma proposta curricular (Selecionar conteúdos de ensino e organizar componentes curriculares).


REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO IV - TÓPICO 2

O trecho abaixo foi retirado do livro Cartas a Théo, de Vincent Van Gogh. Nessa obra, são compiladas cartas que o pintor holandês enviou a seu irmão de 1875 até sua morte, em 1890. 

CARTA Nº 195 
Haia, abril de 1882 

Eis o que penso sobre o lápis de carpinteiro. Os velhos mestres, com o que teriam desenhado? Certamente não com um Faber B, BB, BBB, etc., etc., mas com um pedaço de grafite bruto. O instrumento do qual Michelângelo e Dürer se serviram provavelmente era muito parecido com um lápis de carpinteiro. Mas eu não estava lá, e portanto não sei de nada. Sei, no entanto, que com um lápis de carpinteiro podemos obter intensidades distintas das destes finos Faber, etc. 
O carvão é o que há de melhor, mas quando se trabalha muito, o frescor se perde, e para conservar a precisão é preciso fixar sem demora. Para a paisagem é a mesma coisa; vejo que desenhistas com Ruysdaël, Goyen, Calame, e também Roelofs, por exemplo, entre os modernos, tiraram dele ótimo partido. Mas se alguém inventasse uma boa pena para trabalhar ao ar livre, com tinteiro, o mundo talvez visse mais desenhos à pena.
Com carvão mergulhado na água pode-se fazer coisas excelentes, pude ver isto com Weissenbruch; o óleo serve para a fixação e o preto torna-se mais quente e mais profundo. Mas é preferível que eu faça isto daqui a um ano e não agora. É o que digo a mim mesmo, pois não quero que a beleza se deva a meu material, e sim a mim mesmo. 

Cartas extraídas do livro Cartas a Théo, L&PM Pocket, 1997, com tradução de Pierre Ruprecht. 

As eventuais incoerências linguísticas foram mantidas pela editora para se aproximar ao máximo dos escritos do pintor. Estamos diante de um texto publicado na forma de livro, no qual o autor é um pintor, se referindo ao seu trabalho e aos instrumentos que tinha disponíveis na época. Refere-se a diferentes técnicas de pintura, à forma como a natureza pode ser captada a partir de cada uma delas e, ao mesmo tempo, já trazendo dúvidas sobre o papel do instrumento tecnológico na autoria da obra. Com base neste texto e no que discutimos anteriormente: 

1. Destaque as dimensões da cultura, do trabalho, da ciência e da tecnologia presentes nesse trecho da obra. 
2. De que forma ele poderia ser incorporado como material para discussão em sala de aula? Em que contexto e com qual objetivo? 

Havendo interesse, você poderá acessar todo o conjunto de obras de Van Gogh no site <http://www.vangoghgallery.com/catalog/>.



Tema: Ensino integrado: trabalho, ciência, tecnologia e cultura

Atividade: Ler o trecho da Carta extraída do livro Cartas a Théo (p. 26-27 – Caderno IV).
Escrever texto reflexivo destacando as dimensões da cultura, do trabalho, da ciência e da tecnologia presentes nesse trecho da obra e expor de que forma ele poderia ser incorporado como material para discussão em sala de aula, em que contexto e com qual objetivo.

FILME "A VILA" - CADERNO IV - TÓPICO 1

Vejam o filme A Vila, de M. Night Shyamalan (2004).
Para complementar o estudo, sugerimos que alugue o filme em uma locadora e o assista em casa, levando para a sala de aula as reflexões propostas abaixo.

OU ACESSE PELO LINK: https://www.youtube.com/watch?v=UtwLBunFCCQ



A história se passa em uma comunidade rural ambientada no século XIX, autossustentável,administrada por um conselho de anciãos. Além da vila, há outros dois ambientes no filme, o bosque e a cidade. 
O primeiro é habitado por criaturas perigosas, já o segundo é apresentado como lugar do crime, da violência, do mal.
O bosque é cercado por um grande muro com cerca elétrica e câmeras de monitoramento, com a presença de vigias motorizados. Ultrapassar essas fronteiras traz um enorme risco. 
Uma medida de segurança é adotar o princípio do acautelamento, da preservação — elaborar e fixar formas para coibir ou inibir as possibilidades de conexão entre esses mundos.

Teríamos aqui uma metáfora para pensarmos sobre nosso isolamento no interior de nossas disciplinas: quais os riscos que parecem existir ao tentarmos interconectar esses nossos “pequenos mundos” ?


REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO IV - TÓPICO 1

Filme Ponto de mutação – Original: Mindwalk (1990) – roteiro de Floyd Byars e Fritjof Capra, dirigido por Bernt Amadeus Capra.
Adaptação cinematográfica do livro Ponto de Mutação, do físico Fritjof Capra, que reflete sobre as problemáticas da sociedade contemporânea colocando em questão o paradigma reducionista/ cartesiano — que orienta uma visão de mundo mecanicista e fragmentada — a ser vencido por novos paradigmas que possibilitem uma visão mais sistêmica da realidade humana.
Na Ilha de Monte Saint Michel, na França, uma física, afastada do trabalho devido a conflitos éticos, um senador, candidato derrotado nas eleições à presidência dos EUA e um poeta que sofreu uma decepção amorosa e está em busca do sentido da vida se afastando de todo discurso político se encontram e, em um único dia, conversam sobre ciências, ecologia, guerra, política, filosofia.
O filme é um convite para repensar não só as ciências e suas formas de produção, como também a visão fragmentada do conhecimento, praticada no cotidiano escolar.




Após assistirem ao filme , estimulados para pensar formas de promover uma visão mais integrada sobre os temas no contexto escolar, convidamos vocês para refletirem e esboçarem uma forma de trabalhar o tema “Educação Alimentar e Nutricional” de forma articulada entre os componentes curriculares. 
Para provocar o diálogo e dar início à atividade, leiam o texto abaixo e procurem outras fontes de informação. 

“Alguns elementos para se pensar a Educação Alimentar numa perspectiva Integradora” 

No Brasil, a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional foi regulamentada em agosto de 2010, por meio do Decreto nº 7.272. A referida legislação institui uma série de diretrizes e objetivos, que podem ser resumidos nos seguintes princípios: “(i) promover o acesso universal à alimentação adequada; (ii) estruturar sistemas justos, de base agroecológica e sustentáveis de produção, extração, processamento e distribuição de alimentos; (iii) instituir processos permanentes de educação e capacitação em segurança alimentar e direito humano à alimentação adequada; (iv) ampliar e coordenar as ações de segurança alimentar e nutricional voltadas para povos indígenas e comunidades tradicionais; (v) fortalecer as ações de alimentação e nutrição em todos os níveis da atenção à saúde, de modo articulado às demais políticas de segurança alimentar e nutricional; (vi) promover a soberania e segurança alimentar e nutricional em âmbito internacional; (vii) promover o acesso à água para consumo humano e para a produção de alimentos” (p. 15-16). 
A segurança alimentar engloba desde aspectos relativos às normas de produção, o transporte e o armazenamento dos alimentos até o acesso físico e econômico a alimentos básicos para a existência. O emprego, a educação, a saúde e a informação caracterizam a importância da temática e se apresentam, também, nos direitos à alimentação adequada (direito de estar livre da fome e da má nutrição) e à soberania alimentar (direito dos povos de definir suas próprias políticas e estratégias de produção, distribuição e consumo dos alimentos). 
O costume alimentar de um povo é determinado não só pelas características do ambiente como também pela tradição cultural e pela produção de técnicas e organização de trabalho de um povo. Contudo, esse processo é dinâmico e o contato entre culturas promove a modificação de hábitos alimentares nas sociedades, como é o caso da alimentação fast-food difundida pelo mundo. A hábitos alimentares nas sociedades, como é o caso da alimentação fast-food difundida pelo mundo. 
A alimentação é uma prática vital para os indivíduos, mas a compreensão em torno dela implica no entendimento de um sistema de significações e sentidos socioculturais a ela associada. O significado e os sentidos de um prato de insetos, por exemplo, é diferente para povos ocidentais, pois a cultura influencia na sensação de prazer ou repulsa dos alimentos. Alguns pratos funcionam como demarcadores identitários regionais (pão de queijo mineiro, vatapá baiano, etc.). A religião também se constitui um importante fator de influência na constituição da cultura alimentar de um povo impondo tabus alimentares. O conhecimento e o domínio sobre as formas de produção do alimento, a sua forma de preparo, de ingestão e de apresentação e os momentos em que são apreciados também sofrem influência da cultura. 
Portanto, uma perspectiva integradora da educação alimentar no currículo escolar implica necessariamente abordar, além de conhecimentos sobre os valores nutricionais dos alimentos, que se encontram sistematizados nos conhecimentos das áreas de ciências da natureza, aspectos advindos de análises históricas e socioculturais da área de ciências humanas, dentre outros.


Tema: Áreas de conhecimento e sua relação com o currículo

Atividade: Escrever um texto reflexivo sobre o isolamento no interior das disciplinas: quais os riscos que parecem existir ao tentar interconectar os “pequenos mundos” ? Obs.: Relacionar com o filme “A Vila”.