domingo, 28 de setembro de 2014

REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO IV - TÓPICO 4

1– Assista ao vídeo Em busca de Joaquim Venâncio de Evandro Filho e outros (2009).


O vídeo é resultado de um trabalho de integração realizado por alunos da 1ª série da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, no ano de 2009. Contando com imagens de arquivo e depoimentos, o filme narra a busca por informações sobre o trabalhador técnico que dá nome à escola, uma referência importante entre os trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz. 

1.1 – Analise criticamente este material à luz da sua proposta e dos princípios e práticas pedagógicas aqui integradas, posicionando-se sobre possibilidades de realizar atividades como esta em sua escola. 
1. – Retorne aos resultados da atividade 2 do momento anterior e dê prosseguimento a ela, chegando a um ensaio de proposta curricular (certamente parcial e limitado, considerando ser somente um exercício) contendo: 
a) proposta de componentes curriculares (disciplinas e projetos interdisciplinares); 
b) possível sequência curricular; 
c) distribuição de atividades, tempos e espaços curriculares. 

2. – Para finalizar, leia a noticia abaixo publicada num jornal de São Paulo em fevereiro de 2012. 

Ligações clandestinas causam risco de incêndios 

Mais de 180 mil gatos podem explicar incêndios como o de domingo, que matou casal na Vila Guilherme.

SILVÉRIO MORAIS - silverio.morais@diariosp. com.br 

A ligação irregular de energia é a provável causa do incêndio que deixou dois mortos e mais de 200 desabrigados na Favela do Corujão, na Vila Guilherme, Zona Norte, domingo. Os chamados “gatos” estão presentes em pelo menos outras 400 favelas da Grande São Paulo não contempladas pelo programa de regularização da Eletropaulo. São 180 mil moradores em risco nesses lugares, devido ao perigo das ligações clandestinas. 
Segundo o Corpo de Bombeiros de São Paulo, curtos-circuitos ocasionados pelos “gatos” são as principais causas de fogo em favelas. “São lugares com ligações inadequadas para uma moradia que tem todo tipo de equipamento elétrico”, diz o tenente Marcos Palumbo, do setor de comunicação da corporação. A maioria dos casos, informa, ocorre em dias de calor, quando há sobrecarga no consumo de energia. Os fios podem derreter e causar faíscas ou até explosão. Conforme o último levantamento dos bombeiros, a média foi de um incêndio do tipo por dia no estado em 2010, quando foram atingidos 253 barracos (danos individuais) e 112 favelas (afetando uma comunidade inteira ou parcialmente). O fato de as casas serem de madeira e ficarem muito próximas facilita a propagação das chamas. 
Outra dificuldade é o acesso. No caso de domingo na Favela Corujão, como não há rua, os bombeiros precisaram entrar pela empresa ao lado e quebrar o muro, para então combater o fogo por trás da comunidade, o que atrasou a ação. A orientação dos bombeiros, em caso de incêndio, é deixar o local imediatamente, sem querer salvar nada antes. De acordo com o tenente Palumbo, depois de curto-circuito, as principais razões de incêndio em favelas são displicência ao cozinhar, vazamento de gás e causas criminosas, como teria ocorrido no Moinho, no bairro Campos Elíseos, em dezembro. Segundo o relatório da corporação, uma usuária de crack colocou fogo na sua casa e provocou o incêndio. A polícia ainda investiga. 
Regularização / A Eletropaulo informa que começou a regularizar as ligações clandestinas de energia nas favelas da Grande São Paulo em 2004 e já alcançou 75% delas, o que representa 1.200 comunidades, 460 mil famílias e quase 2 milhões de pessoas. A maioria das cerca de 400 favelas sem regularização não oferece condições necessárias, como é o caso do Corujão. “São aglomerados de madeira dentro de um terreno particular, sem acesso e nenhuma infraestrutura”, diz José Cavaretti, gerente de Novos Mercados da Eletropaulo. Segundo ele, faltam ruas para colocar postes e a instalação das casas é precária para ter rede de energia interna. As condições de insegurança, afirma, continuariam se as redes fossem instaladas nessa situação. Outras favelas não são atendidas por estarem em processo de remoção por ocupar área de proteção ambiental ou de risco. 

Disponível em:

Analise criticamente a notícia deste material e, imaginando que lecione em uma escola próxima a essa comunidade, como poderia problematizar a situação relatada? 
Que conhecimentos, de diferentes áreas, poderiam ser mobilizados no sentido de substituir uma compreensão ingênua da situação por outra mais dialética numa perspectiva menos local e mais global do problema?



Tema: O projeto curricular e a relação entre os sujeitos e desses com suas práticas

Atividade: 1. Ver o vídeo Em busca de Joaquim Venâncio de Evandro Filho e outros (no blog). Realizar um ensaio de proposta curricular contendo:
a) proposta de componentes curriculares (disciplinas e projetos interdisciplinares);
b) possível sequência curricular;
c) distribuição de atividades, tempos e espaços curriculares.


2. Ler a notícia Ligações clandestinas causam risco de incêndios (no blog): Como poderia problematizar a situação relatada? Que conhecimentos, de diferentes áreas, poderiam ser mobilizados no sentido de substituir uma compreensão ingênua da situação por outra mais dialética numa perspectiva menos local e mais global do problema?

8 comentários:

  1. 1) No curso técnico que aparece no vídeo, montar uma proposta curricular que extrapole a visão tecnicista, focada no fazer e não no pensar o fazer, para superar a alienação do trabalhador em relação ao processo de produção do conhecimento.
    a) Disciplinas técnicas envolvendo a Biologia, com anatomia, fisiologia, química; Física, História, Geografia, Português, Matemática, Arte.
    Projetos que viabilizem o conhecimento técnico em saúde, como por exemplo o técnico em laboratório articulados ao conhecimento histórico, as propostas de prevenção em saúde, alimentação e cultura, meio ambiente e a relação com a saúde integral.
    Sequência Curricular: Caso seja pós-médio, trabalhar com aprofundamento em português para desenvolvimento da leitura do mundo em função de maior domínio do léxico e implicações das possíveis leituras nos contextos específicos.
    Matemática, ampliando a capacidade de abstrair as relações entre os fundamentos do seu saber.
    História, com o intuito de se reconhecer no mundo e em seu contexto histórico.
    Geografia, com o intuito de reconhecimento espaço/temporal com suas peculiaridades espaciais, político culturais.
    Física, conhecimento para aprofundar as relações.
    Arte como perspectiva sensível, criadora e integradora do saber humanizador.
    Química, Biologia como conhecimento específico para o trabalho técnico.

    2) "Ligações Clandestinas causam risco de incêndios"
    O problema das ligações clandestinas poderia ser tratado na escola como o problema social que se relaciona à distribuição de renda e a sua desigualdade. É possível inserir a questão do próprio conhecimento desigual que permeia a construção de espaços tão inseguros que não apresentam condições para suportar técnicas mais sofisticadas como a própria ligação de rede elétrica. Nesta discussão além dos problemas históricos, sociológicos, geográficos, aparecem os problemas da matemática e da física que dão suporte técnico para o entendimento das condições mínimas para a implementação de tecnologias (fiação e rede elétrica, hidráulica, entre outras)

    Daniele Franco e Cristine Christofis de Amorim (Arte)

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  2. Mônica Soares - Pedagoga14 de novembro de 2014 às 08:42

    Caderno IV- Tópico 4

    1- Problematização:
    Quais as contribuições da disciplina de sociologia para o desenvolvimento crítico de seus estudantes e a relação desta disciplina com as disciplinas de geografia, história e biologia.

    2- Teorias fundamentais:
    – Políticas públicas e as demandas governamentais de dinheiro para a reestrutura de moradia no país- São Paulo- Sociologia
    – densidade Demográfica em São Paulo- Quantidade de habitantes utilizando espaços urbanos- geografia
    – Utilização e percepção dos espaços urbanos ( favelas)- geografia
    – Retrospectiva histórica ( êxodo rural) , política, ambiental do espaço urbano de São Paulo- história
    – Consciência ecológica, ambiental da população- biologia

    3- Áreas do conhecimento:
    Sociologia-Geografia-história-biologia-filosofia

    4- Relações entre as disciplinas - 5- Interdisciplinaridade:
    Contexto social e político, políticas públicas; Sociologia - Vida e trabalho da população no decorrer dos tempos; história- Consciência ecológica e de vida no coletivo; Biologia- Consciência ética do que pode ser utilizado coletivamente; público e privado e as consequências de sua utilização inadequada: filosofia -Percepção dos espaços urbanos - densidades demográfica ; geografia – Controle de natalidade da população: biologia.

    Prof. Denise Adriane Regis - Matemática
    Prof. Mônica Soares- Pedagogia

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  3. Caderno IV - Tópico 4

    Atividade: Vídeo " Em busca de Joaquim Venâncio de Evandro Filho e outros"

    Proposta de componentes curriculares: ( Disciplinas História, Geografia, Língua Portuguesa e Sociologia),Projetos Interdisciplinares: Memória e cultura no espaço escolar com as disciplinas já mencionadas valorizando pessoas e espaços de escolas de determinados lugares ( município,Estado etc...).

    Sequência Curricular: Incluir no plano de trabalho docente nas diferentes áreas do conhecimento a temática "Memória e cultura dos diferentes espaços escolares e pessoas ligadas á escola. "
    História: Pesquisa com diferentes fontes sobre a história de espaços escolares e pessoas.
    Geografia: Qual a localização e resgate de diferentes espaços escolares, suas mudanças e permanências.
    Sociologia: Como era a sociedade da época naquele espaço escolar? Como vivia a pessoa pesquisada? Que classe social pertencia pertencia?
    Língua Portuguesa: Produção de texto e resenhas de livros da época estudada nos diferentes contextos escolares.
    Como era o currículo da época?

    Distribuição de tempo e atividades escolares: Organizado dentro do P.T.D ( Plano de Trabalho Docente) ao longo do ensino médio com atividades diferenciadas ( pesquisas, produção de vídeos, amostras de trabalhos, outros).

    Notícia: "Ligações clandestinas causam riscos de incêndios"

    Problematização: Como melhorar a vida nos grandes centros urbanos na contemporaneidade- no estudo de caso - favelas?

    Mobilização: Com os conhecimentos escolares: na Geografia; Urbanização- causas e consequências, Planejamento urbano e espacial, Fontes de energia,População etc, na História: O surgimento das grandes cidades, Diferentes tipos de moradias ao longo da história- causas e consequências, na Filosofia: Ética e cidadania, na Língua Portuguesa- Produção de texto sobre as favelas no Brasil- Desafios e superações.
    Professores: Daniel ( Geografia ), Elói ( Geografia)

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  4. Na atividade também teve a colaboração da professora Arlete ( Língua Portuguesa), além de Daniel ( geografia ) e Elói ( Geografia)

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  5. No que diz respeito à matéria sobre ligações clandestinas, creio que o ponto central é aquele destacado pelos demais colegas de curso: um problema social que desencadeia fatores de risco em diferentes aspectos, seja aquele abordado na matéria (incêndios causados pelos ditos “gatos”) ou outros que também são comuns em áreas com características semelhantes às da favela citada, como falta de estrutura para saneamento básico e alta taxa de violência (geralmente relacionada ao tráfico e consumo de drogas).
    Nesse sentido, além da possibilidade que a matéria traz de se abrir, junto aos estudantes, a discussão sobre o tema destacado, ela é mais abrangente quando entendemos que a população que mora nesses locais não usufrui de direitos básicos garantidos por lei para qualquer cidadão.
    Dessa forma, não somente a matéria em destaque, mas seus diversos desdobramentos podem ser utilizados em diferentes áreas como elemento motivador. Em minha área (Física), ela possibilita o enfoque em conceitos de Eletricidade e questões relacionadas à produção e distribuição de energia
    elétrica. Da mesma maneira, essas questões, por vezes, são discutidas por professores de Geografia. Os aspectos sociais, o porquê das invasões, o que obriga as pessoas a, além de ocuparem regiões de risco terem atitudes que podem trazer problemas para si e para seus semelhantes, são questões que fazem com que estudantes e professores possam compreender o mundo de maneira melhor e, assim, possam contribuir, de alguma forma, para a solução dos inúmeros problemas que atingem a sociedade.
    Albano - Física

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  6. Quem era Joaquim Venâncio – incentivo a pesquisa e ao saber dos alunos.
    Em diversas áreas do conhecimento nomes de pessoas ilustres são diariamente citadas em sala de aula. Porém, a vida, as obras e contribuições destes indivíduos são pouco conhecidas e exploradas. Desta forma, seria interessante propor aos alunos uma pesquisa sobre pessoas que marcam o ensino das disciplinas como Darwin e Mendel na Biologia, Newton e Einstein na Física, Lavoisier e Madame Curie na Química. Desta forma as contribuições de cada um destes ilustres nomes seriam melhor valorizadas e reconhecidas pelos alunos. Observando também que existe o lado humano na pessoa.



    Problematização:
    Ligações Clandestinas: O Acesso as formas de energia é um direito de todos?

    Fundamento:
    Vantagens e desvantagens do uso dos tipos de energia trabalhados.
    Descaso de órgãos competentes e governamentais aos direitos humanos.
    Urbanização desenfreada, desorganizada e sem auxílios governamentais.
    Produção, preço e acessibilidade à energia, assim como a outros recursos observados como básicos para o bem estar do indivíduo.
    Direitos Humanos: Saúde - Nutrientes Necessários e Doenças em âmbitos regionais.; Acesso à Educação e a Formação Profissional – Perspectivas.

    Áreas de Conhecimento:
    Física; Química; Matemática; Geografia; Biologia; História; Sociologia.

    Relações Disciplinares:

    - Física: Conceitos referentes a transformação de energia, movimento e Eletromagnetismo.
    - Química: elementos químicos e suas propriedades; A necessidade de nutrientes; funções orgânicas e suas características – foco para óleos combustíveis; análises dos combustíveis – gerador de energia. Tipos de Combustão e produtos formados; Reações de oxirredução (transferência de elétrons).
    - Matemática: Entre outros, análise de dados sobre rendimentos, seja por gráficos ou tabelas.
    - Geografia: regiões com escassez de água, luz e alimentos; condições de empregabilidade; regiões mais propícias à utilização da energia solar.
    - Biologia: Saúde: doenças; bem estar; Relação energética e ambiental das duas formas de produção e utilização. Demandas ambientais da produção de cada tipo de conceito energético. Conceitos básicos de Ecologia e sustentabilidade.
    - História: importância da utilização de máquinas térmicas na Revolução Industrial.
    - Sociologia: Condições de trabalho em canaviais, plataformas e refinarias, relações de trabalho, características e costumes de uma população adquiridos devido à presença de usinas em uma dada região. Direitos Humanos.

    Barbara (Química) / Cleiton (Física) / Fernando (Biologia)

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  7. Refletindo sobre o texto: Ligações clandestinas causam riscos de incêndios, conclui-se que o “gato” ( ligação ilegal de fornecimento elétrico ou de TV a cabo) é uma prática de comportamento incorreto comum tanto nos bairros periféricos como em áreas mais bem posicionadas socialmente. Há, logicamente fatores que estimulam estas práticas e que podem ser agrupadas em sociais...Pessoais...Obviamente, a condição econômica é o principal fator dessas ligações clandestinas. A questão poderá ser problematizada com os alunos envolvendo diferentes áreas como por exemplo: Língua Portuguesa através de textos publicitários sobre as Normas segurança, serpentinas metálicas...Em Filosofia através da abordagem social, ética, enfatizando o trabalho sobre programas de educação para o consumo, uso racional da energia, as consequências da clandestinidade no consumo da energia.
    Nilton Cezar dos Santos

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  8. Em relação à matéria sobre ligações clandestinas, o problema social está cada vez mais difícil no Brasil. Vários são os fatores de risco desencadeantes na vida dos mais necessitados. Trabalho a noite em uma realidade assim, na Vila Torres. Os fatores de risco são muito graves, como a insegurança, briga entre gangues rivais, tráfico e consumo de drogas, a falta de planejamento urbano, desemprego, saúde, poluição, saneamento básico e educação. E no caso do texto sobre os “gatos” não foge dessa realidade que está presente bem no centro de Curitiba.
    Vários projetos e várias ONG’s tentam auxiliar, melhorar a vida de todos, onde os políticos deveriam implementar políticas públicas a ser colocadas para melhora a qualidade de vida dos moradores. Dá a impressão que não há interesse deles em melhorar o bem estar da Vila.

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