domingo, 28 de setembro de 2014

REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO IV - TÓPICO 3

Organizem-se em grupos multidisciplinares, definam um processo produtivo ou um fato, ou um fenômeno e sigam as sugestões apresentadas no quadro abaixo como exercício de elaboração de uma proposta curricular. 
A finalidade deste exercício é que professores cheguem à seleção de conteúdos de ensino e à organização em componentes curriculares, orientada pelo princípio da relação entre ensino e produção.



Tema: O trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico

Atividade: Trabalho em trios, com professores de diferentes disciplinas.
Definir um processo produtivo ou um fato, ou um fenômeno e sequir as sugestões apresentadas no quadro da página 37 do Caderno IV como exercício de elaboração de uma proposta curricular (Selecionar conteúdos de ensino e organizar componentes curriculares).


9 comentários:

  1. Caderno IV- Tópico III

    Proposta Curricular Integrada - Proposta da área da matemática.

    1. Problematizar:

    -Economia municipal, estadual, nacional e mundial- e a relação mercadológica universal -conteúdos P.A. P.G.- Gráficos.

    2- Teorias fundamentais:
    - Relação de compra e venda
    - Crédito/inadimplência
    - Emprego
    - Políticas públicas atuais e as relações com o mercado econômico

    3- Áreas do conhecimento:

    - sociologia
    - história
    - geografia
    - biologia
    - matemática

    4- Relações entre as disciplinas:

    - contexto social
    - contexto histórico, político e econômico
    - regiões do país e sua produtividade/ densidade demográfica
    - qualidade de vida do trabalhador/ ecossistema e o mercado industrial
    - contabilidade/ estatística/ cálculos
    relação de compra e venda.

    Prof. Denise Régis- matemática
    Prof. Ped. Mônica soares

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  2. 1. Problematização:
    A Arte na Indústria cultural de massa: Os benefícios e a perversão da aplicação do processo industrial na produção de Arte.

    2) Teorias fundamentais:
    Tecnologia: a utilização e o desenvolvimento da tecnologia.
    Economia: o mercado industrial e a produção em massa.
    História: Valorização ou perda das raízes históricas
    Ambiental: a cultura do descartável.

    Social: Problemas na construção de identidade.
    Cultural: o imediatismo.

    3) Áreas do Conhecimento:
    Arte
    Matemática
    Física
    História
    Sociologia
    Geografia
    Biologia

    4) Relações entre as disciplinas

    - contexto histórico, social, econômico e política cultural
    - produtividade / qualidade artística
    - qualidade de vida e o mercado industrial
    - utilitarismo / relação de compra e venda.
    - dissolução de identidade em função do imediatismo.

    Daniele Franco e Cristine Christofis de Amorim (Arte)

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  3. Caderno IV Tópico III

    PROBLEMATIZAÇÃO: A falta de água no Sudeste do Brasil, ( São Paulo).

    TEORIAS FUNDAMENTAIS; :

    Existe relação entre poluição e falta de chuva? Quais as relações entre urbanização e consumo/desperdício de água? Há relação entre planejamento urbano e espacial, densidade demográfica e capeamento nas grandes cidades?

    ÁREAS DO CONHECIMENTO: Educação Física, Geografia,Língua Portuguesa e Matemática.

    RELAÇÕES ENTRE DISCIPLINAS:

    Geografia- A espacialização do uso da água no sudeste e a distribuição das Bacias Hidrográficas;
    Matemática- Dados quantitativos de poluição na atmosfera. Comparação de dados pluviométricos em diferentes períodos, também comparações de áreas desmatadas.
    Educação Física- Relação entre comportamento, temperatura com atividade física na escola,
    Língua Portuguesa- (interdisciplinarieade) Criação de diferentes gẽneros textuais com relação a água (charges,poesias, etc).

    Daniel José ( Geografia), Enzo ( Matematica ), Elói ( Geografia), Nilton ( Pedagogia)

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  4. PROBLEMATIZAÇÃO:
    Transporte. Ênfase em automóveis que fazem uso de diferentes fontes de energia: motores de combustão (derivados do petróleo, etanol, gás natural), motores elétricos (com uso de baterias, coletores solares), motores de ar comprimido, etc.

    TEORIAS FUNDAMENTAIS:
    - Desenvolvimento tecnológico para obtenção de motores com características diferentes, bem como dos elementos (“combustíveis”) que geram o movimento.
    - Interesse econômico em utilizar formas alternativas em detrimento aos derivados do petróleo e consequente produção em larga escala.
    - Interesse ambiental nas possíveis substituições.
    - Acesso da população (quantidade produzida, preços, manutenção)a veículos com diferentes características, no que diz respeito à sua forma de obter energia.


    ÁREAS DO CONHECIMENTO:

    - Física; Química; Matemática; Geografia; Biologia; História; Sociologia.

    RELAÇÃO ENTRE DISCIPLINAS:

    - Física: inúmeros conceitos relativos às áreas de Movimento, Termodinâmica e Eletromagnetismo.
    - Química: processos de refinamento do petróleo, obtenção de etanol e suas características enquanto função orgânica, soluções utilizadas em baterias, calor de combustão de substâncias diferentes.
    - Matemática: Entre outros, análise de dados sobre rendimentos, seja por gráficos ou tabelas. Sendo a Matemática uma linguagem que facilita a descrição dos fenômenos físicos, ela tem grande importância em todas as áreas da Física.
    - Geografia: regiões onde se encontram poços de petróleo, sua formação ao longo das eras geológicas, condições para que se formem, impacto de monoculturas, como a de cana-de-açúcar, no clima e no relevo de uma região, bem como as condições de empregabilidade oferecidas nas mesmas, regiões mais propícias à utilização da energia solar, impacto ambiental devido a utilização em larga escala de derivados do petróleo.
    - Biologia: impacto sobre o ecossistema de uma região, seja devido às monoculturas empregadas para obtenção do etanol ou pela instalação de usinas refinadoras. Riscos ambientais que podem ser gerados na extração do petróleo.
    - História: importância da utilização de máquinas térmicas na Revolução Industrial.
    - Sociologia: Condições de trabalho em canaviais, plataformas e refinarias, relações de trabalho, características e costumes de uma população adquiridos devido à presença de usinas em uma dada região.

    Albano - Física

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  5. Caderno IV Tópico III CONTINUAÇÃO. Nessa atividade também contribuiu para a resolução a professora Arlete ( Língua Portuguesa ), além de Daniel José - (Geografia), Enzo ( Matemática), Nilton ( Pedagogia) e Elói ( Geografia)

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  6. Sua reflexão é muito interessante e até um certo ponto fácil de ser aplicada, pensei em utilizar ela em minha escola mas utilizando um outro projeto que temos, o da Economia Solidária, com a reutilização do óleo, garrafas pets e outras proteções do meio ambiente, e que também envolve todas as áreas citadas acima.

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  7. Parabéns à equipe pelo trabalho eleborado! Obrigado pelas ideias deixadas para socialização. Quando analisei a atividade, tive muitas dúvidas, mas a postagem de vocês, me ajudou bastante a enteder e a elaborar nossa proposta. Foi bastante útil e além da ideia que já tínhamos, estamos pensando em adaptar o tema de vocês de acordo com nossa realidade. Abraços, Profª Rosane - Tocantins

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  8. Problematização:
    A Necessidade de Fontes Variadas e Renováveis de Energia

    Fundamento:
    Combustíveis Fósseis x Biocombustíveis: Necessidades do transporte na atualidade; interesses econômicos envolvidos
    Ênfase em fontes de energia: motores de combustão (derivados do petróleo, etanol, gás natural), motores elétricos (com uso de baterias, coletores solares), motores de ar comprimido, etc.
    Aspectos ambientais
    Petróleo: heroi ou vilão?
    Fontes alterantivas de energia para susbstituições das fontes mais difundidas
    Vantagens e desvantagens do uso dos tipos de energia trabalhados.
    Possibilidades da Produção em Larga Escala: Acesso da população; quantidade produzida; preços; manutenção; características dos veículos.

    Áreas de Conhecimento:
    Física; Química; Matemática; Geografia; Biologia; História; Sociologia.

    Relações Disciplinares:

    - Física: Conceitos referentes a transformação de energia, movimento, Termodinâmica e Eletromagnetismo.
    - Química: elementos químicos e suas propriedades; processos de refinamento do petróleo; funções orgânicas e suas características – foco para hidrocarbonetos e alcóois; obtenção de etanol; funções inorgânicas – foco em ácidos e bases; análises dos combustíveis – foco em cálculos de densidade e propriedades das substâncias; polaridade das ligações; soluções utilizadas em baterias; termoquímica - calor de formação e combustão de substâncias diferentes. Comparações do rendimento energético.
    - Matemática: Entre outros, análise de dados sobre rendimentos, seja por gráficos ou tabelas.
    - Geografia: regiões onde se encontram poços de petróleo, sua formação ao longo das eras geológicas, condições para que se formem, impacto de monoculturas, como a de cana-de-açúcar, no clima e no relevo de uma região, bem como as condições de empregabilidade oferecidas nas mesmas, regiões mais propícias à utilização da energia solar, impacto ambiental devido a utilização em larga escala de derivados do petróleo.
    - Biologia: Análise do método atual de extração de petróleo e de produção de Biocombustível. Relação energértica e ambiental das duas formas de produção e utilização. Demandas ambientais da produção de cada tipo de conceito energético.
    - História: importância da utilização de máquinas térmicas na Revolução Industrial. A história e a importância do petróleo no contexto histórico.
    - Sociologia: Condições de trabalho em canaviais, plataformas e refinarias, relações de trabalho, características e costumes de uma população adquiridos devido à presença de usinas em uma dada região.

    Barbara (Química) / Cleiton (Física) / Fernando (Biologia)

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  9. PROBLEMATIZAR
    Sedentarismo no Brasil: A falta de atividade física.

    TEORIAS FUNDAMENTAIS
    • 80% dos brasileiros são sedentários, diz IBGE. Segundo o Jornal do Brasil, no site Terra, em 29/02/2012.
    • Um dos principais fatores de doenças cardiovasculares, o sedentarismo é comum entre brasileiros e atinge 80% da população, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O cardiologista do Hospital São Luiz, Dr. João Vicente da Silveira, explica que a prática de qualquer atividade física regular traz benefícios à saúde do coração.
    • Pessoas que fazem parte dos chamados grupos de risco – hipertensos, diabéticos, obesos ou com histórico familiar – devem procurar um cardiologista antes de iniciar as atividades. O ideal é que pessoas saudáveis também procurem um especialista, pois alguns problemas cardíacos podem ser assintomáticos.
    • Uma dúvida frequente está relacionada à escolha do tipo de exercício físico. De acordo com o especialista, a atividade ideal é aquela que traz sensação de prazer e bem estar. Caminhadas, natação, hidroginástica e ciclismo são as mais recomendadas, pois não causam danos nas articulações, desde que alongamento e aquecimento sejam realizados antes das atividades.
    • “A prática regular e constante de atividade física diminui a taxa de açúcar no sangue e faz com que a dose de medicamentos também diminua. O índice de colesterol também é reduzido com a prática constante, o que diminui principalmente riscos de infarto, uma das doenças com maior incidência de mortes no mundo”, alerta o especialista, Dr. João Vicente da Silveira.

    ÁREAS DE CONHECIMENTO
    Educação Física, Biologia, História, Matemática, História, Sociologia.

    RELAÇÕES ENTRE DISCIPLINAS
    • Saúde: descobrir na prática de atividades físicas, na reeducação alimentar, e nas novas possibilidades de lazer melhorando a QUALIDADE DE VIDA.
    • Trabalho e consumo: mídia, controle do consumo de alimentos industrializados (práticos).
    • Ética: formação crítica e consciente do indivíduo, autodisciplina, autoconfiança, persistência, determinação.
    • Pluralidade cultural.
    • Contexto histórico, social, econômico e política social.
    • Qualidade de vida e o mercado de consumo de suplementos e remédios para emagrecimento.
    • Imediatismo na preocupação do culto ao corpo ideal.
    • Dados quantitativos e qualitativos em relação à porcentagem de sedentários e pessoas que fazem atividades físicas.
    • Contexto histórico, social, econômico e política social.
    • Valorização ou perda das raízes históricas

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