Organizem-se em grupos multidisciplinares, definam um processo produtivo ou um fato, ou um fenômeno e sigam as sugestões apresentadas no quadro abaixo como exercício de elaboração de uma proposta curricular.
A finalidade deste exercício é que professores cheguem à seleção de conteúdos de ensino e à organização em componentes curriculares, orientada pelo princípio da relação entre ensino e produção.
Tema:
O
trabalho
como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico
Atividade:
Trabalho em trios, com professores de diferentes disciplinas.
Definir
um processo produtivo ou um fato,
ou um fenômeno e sequir as sugestões apresentadas no quadro da
página 37 do Caderno IV como exercício de elaboração de uma
proposta curricular (Selecionar
conteúdos de ensino e organizar componentes curriculares).
Caderno IV- Tópico III
ResponderExcluirProposta Curricular Integrada - Proposta da área da matemática.
1. Problematizar:
-Economia municipal, estadual, nacional e mundial- e a relação mercadológica universal -conteúdos P.A. P.G.- Gráficos.
2- Teorias fundamentais:
- Relação de compra e venda
- Crédito/inadimplência
- Emprego
- Políticas públicas atuais e as relações com o mercado econômico
3- Áreas do conhecimento:
- sociologia
- história
- geografia
- biologia
- matemática
4- Relações entre as disciplinas:
- contexto social
- contexto histórico, político e econômico
- regiões do país e sua produtividade/ densidade demográfica
- qualidade de vida do trabalhador/ ecossistema e o mercado industrial
- contabilidade/ estatística/ cálculos
relação de compra e venda.
Prof. Denise Régis- matemática
Prof. Ped. Mônica soares
1. Problematização:
ResponderExcluirA Arte na Indústria cultural de massa: Os benefícios e a perversão da aplicação do processo industrial na produção de Arte.
2) Teorias fundamentais:
Tecnologia: a utilização e o desenvolvimento da tecnologia.
Economia: o mercado industrial e a produção em massa.
História: Valorização ou perda das raízes históricas
Ambiental: a cultura do descartável.
Social: Problemas na construção de identidade.
Cultural: o imediatismo.
3) Áreas do Conhecimento:
Arte
Matemática
Física
História
Sociologia
Geografia
Biologia
4) Relações entre as disciplinas
- contexto histórico, social, econômico e política cultural
- produtividade / qualidade artística
- qualidade de vida e o mercado industrial
- utilitarismo / relação de compra e venda.
- dissolução de identidade em função do imediatismo.
Daniele Franco e Cristine Christofis de Amorim (Arte)
Caderno IV Tópico III
ResponderExcluirPROBLEMATIZAÇÃO: A falta de água no Sudeste do Brasil, ( São Paulo).
TEORIAS FUNDAMENTAIS; :
Existe relação entre poluição e falta de chuva? Quais as relações entre urbanização e consumo/desperdício de água? Há relação entre planejamento urbano e espacial, densidade demográfica e capeamento nas grandes cidades?
ÁREAS DO CONHECIMENTO: Educação Física, Geografia,Língua Portuguesa e Matemática.
RELAÇÕES ENTRE DISCIPLINAS:
Geografia- A espacialização do uso da água no sudeste e a distribuição das Bacias Hidrográficas;
Matemática- Dados quantitativos de poluição na atmosfera. Comparação de dados pluviométricos em diferentes períodos, também comparações de áreas desmatadas.
Educação Física- Relação entre comportamento, temperatura com atividade física na escola,
Língua Portuguesa- (interdisciplinarieade) Criação de diferentes gẽneros textuais com relação a água (charges,poesias, etc).
Daniel José ( Geografia), Enzo ( Matematica ), Elói ( Geografia), Nilton ( Pedagogia)
PROBLEMATIZAÇÃO:
ResponderExcluirTransporte. Ênfase em automóveis que fazem uso de diferentes fontes de energia: motores de combustão (derivados do petróleo, etanol, gás natural), motores elétricos (com uso de baterias, coletores solares), motores de ar comprimido, etc.
TEORIAS FUNDAMENTAIS:
- Desenvolvimento tecnológico para obtenção de motores com características diferentes, bem como dos elementos (“combustíveis”) que geram o movimento.
- Interesse econômico em utilizar formas alternativas em detrimento aos derivados do petróleo e consequente produção em larga escala.
- Interesse ambiental nas possíveis substituições.
- Acesso da população (quantidade produzida, preços, manutenção)a veículos com diferentes características, no que diz respeito à sua forma de obter energia.
ÁREAS DO CONHECIMENTO:
- Física; Química; Matemática; Geografia; Biologia; História; Sociologia.
RELAÇÃO ENTRE DISCIPLINAS:
- Física: inúmeros conceitos relativos às áreas de Movimento, Termodinâmica e Eletromagnetismo.
- Química: processos de refinamento do petróleo, obtenção de etanol e suas características enquanto função orgânica, soluções utilizadas em baterias, calor de combustão de substâncias diferentes.
- Matemática: Entre outros, análise de dados sobre rendimentos, seja por gráficos ou tabelas. Sendo a Matemática uma linguagem que facilita a descrição dos fenômenos físicos, ela tem grande importância em todas as áreas da Física.
- Geografia: regiões onde se encontram poços de petróleo, sua formação ao longo das eras geológicas, condições para que se formem, impacto de monoculturas, como a de cana-de-açúcar, no clima e no relevo de uma região, bem como as condições de empregabilidade oferecidas nas mesmas, regiões mais propícias à utilização da energia solar, impacto ambiental devido a utilização em larga escala de derivados do petróleo.
- Biologia: impacto sobre o ecossistema de uma região, seja devido às monoculturas empregadas para obtenção do etanol ou pela instalação de usinas refinadoras. Riscos ambientais que podem ser gerados na extração do petróleo.
- História: importância da utilização de máquinas térmicas na Revolução Industrial.
- Sociologia: Condições de trabalho em canaviais, plataformas e refinarias, relações de trabalho, características e costumes de uma população adquiridos devido à presença de usinas em uma dada região.
Albano - Física
Caderno IV Tópico III CONTINUAÇÃO. Nessa atividade também contribuiu para a resolução a professora Arlete ( Língua Portuguesa ), além de Daniel José - (Geografia), Enzo ( Matemática), Nilton ( Pedagogia) e Elói ( Geografia)
ResponderExcluirSua reflexão é muito interessante e até um certo ponto fácil de ser aplicada, pensei em utilizar ela em minha escola mas utilizando um outro projeto que temos, o da Economia Solidária, com a reutilização do óleo, garrafas pets e outras proteções do meio ambiente, e que também envolve todas as áreas citadas acima.
ResponderExcluirParabéns à equipe pelo trabalho eleborado! Obrigado pelas ideias deixadas para socialização. Quando analisei a atividade, tive muitas dúvidas, mas a postagem de vocês, me ajudou bastante a enteder e a elaborar nossa proposta. Foi bastante útil e além da ideia que já tínhamos, estamos pensando em adaptar o tema de vocês de acordo com nossa realidade. Abraços, Profª Rosane - Tocantins
ResponderExcluirProblematização:
ResponderExcluirA Necessidade de Fontes Variadas e Renováveis de Energia
Fundamento:
Combustíveis Fósseis x Biocombustíveis: Necessidades do transporte na atualidade; interesses econômicos envolvidos
Ênfase em fontes de energia: motores de combustão (derivados do petróleo, etanol, gás natural), motores elétricos (com uso de baterias, coletores solares), motores de ar comprimido, etc.
Aspectos ambientais
Petróleo: heroi ou vilão?
Fontes alterantivas de energia para susbstituições das fontes mais difundidas
Vantagens e desvantagens do uso dos tipos de energia trabalhados.
Possibilidades da Produção em Larga Escala: Acesso da população; quantidade produzida; preços; manutenção; características dos veículos.
Áreas de Conhecimento:
Física; Química; Matemática; Geografia; Biologia; História; Sociologia.
Relações Disciplinares:
- Física: Conceitos referentes a transformação de energia, movimento, Termodinâmica e Eletromagnetismo.
- Química: elementos químicos e suas propriedades; processos de refinamento do petróleo; funções orgânicas e suas características – foco para hidrocarbonetos e alcóois; obtenção de etanol; funções inorgânicas – foco em ácidos e bases; análises dos combustíveis – foco em cálculos de densidade e propriedades das substâncias; polaridade das ligações; soluções utilizadas em baterias; termoquímica - calor de formação e combustão de substâncias diferentes. Comparações do rendimento energético.
- Matemática: Entre outros, análise de dados sobre rendimentos, seja por gráficos ou tabelas.
- Geografia: regiões onde se encontram poços de petróleo, sua formação ao longo das eras geológicas, condições para que se formem, impacto de monoculturas, como a de cana-de-açúcar, no clima e no relevo de uma região, bem como as condições de empregabilidade oferecidas nas mesmas, regiões mais propícias à utilização da energia solar, impacto ambiental devido a utilização em larga escala de derivados do petróleo.
- Biologia: Análise do método atual de extração de petróleo e de produção de Biocombustível. Relação energértica e ambiental das duas formas de produção e utilização. Demandas ambientais da produção de cada tipo de conceito energético.
- História: importância da utilização de máquinas térmicas na Revolução Industrial. A história e a importância do petróleo no contexto histórico.
- Sociologia: Condições de trabalho em canaviais, plataformas e refinarias, relações de trabalho, características e costumes de uma população adquiridos devido à presença de usinas em uma dada região.
Barbara (Química) / Cleiton (Física) / Fernando (Biologia)
PROBLEMATIZAR
ResponderExcluirSedentarismo no Brasil: A falta de atividade física.
TEORIAS FUNDAMENTAIS
• 80% dos brasileiros são sedentários, diz IBGE. Segundo o Jornal do Brasil, no site Terra, em 29/02/2012.
• Um dos principais fatores de doenças cardiovasculares, o sedentarismo é comum entre brasileiros e atinge 80% da população, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O cardiologista do Hospital São Luiz, Dr. João Vicente da Silveira, explica que a prática de qualquer atividade física regular traz benefícios à saúde do coração.
• Pessoas que fazem parte dos chamados grupos de risco – hipertensos, diabéticos, obesos ou com histórico familiar – devem procurar um cardiologista antes de iniciar as atividades. O ideal é que pessoas saudáveis também procurem um especialista, pois alguns problemas cardíacos podem ser assintomáticos.
• Uma dúvida frequente está relacionada à escolha do tipo de exercício físico. De acordo com o especialista, a atividade ideal é aquela que traz sensação de prazer e bem estar. Caminhadas, natação, hidroginástica e ciclismo são as mais recomendadas, pois não causam danos nas articulações, desde que alongamento e aquecimento sejam realizados antes das atividades.
• “A prática regular e constante de atividade física diminui a taxa de açúcar no sangue e faz com que a dose de medicamentos também diminua. O índice de colesterol também é reduzido com a prática constante, o que diminui principalmente riscos de infarto, uma das doenças com maior incidência de mortes no mundo”, alerta o especialista, Dr. João Vicente da Silveira.
ÁREAS DE CONHECIMENTO
Educação Física, Biologia, História, Matemática, História, Sociologia.
RELAÇÕES ENTRE DISCIPLINAS
• Saúde: descobrir na prática de atividades físicas, na reeducação alimentar, e nas novas possibilidades de lazer melhorando a QUALIDADE DE VIDA.
• Trabalho e consumo: mídia, controle do consumo de alimentos industrializados (práticos).
• Ética: formação crítica e consciente do indivíduo, autodisciplina, autoconfiança, persistência, determinação.
• Pluralidade cultural.
• Contexto histórico, social, econômico e política social.
• Qualidade de vida e o mercado de consumo de suplementos e remédios para emagrecimento.
• Imediatismo na preocupação do culto ao corpo ideal.
• Dados quantitativos e qualitativos em relação à porcentagem de sedentários e pessoas que fazem atividades físicas.
• Contexto histórico, social, econômico e política social.
• Valorização ou perda das raízes históricas