- Monteiro Lobato foi o criador do personagem Jeca Tatu, mais conhecido no texto Urupês. Leia
este texto e analise como esta concepção se faz presente na escola em que trabalha.
- Um dos exemplos
práticos a ser lembrado são as Festas Juninas. De que forma práticas existentes reforçam, ou não, a
figura do jovem do campo como um “Jeca Tatu”? O que pode ser feito, ou o que já vem sendo feito
em sua escola, para superar essa concepção?
Anote essas reflexões em seu registro individual, para ser
socializada com todo o grupo.
- Tendo em vista o estudo realizado responda: que alternativas podem ser elaboradas com vistas a
propor alterações nas práticas em sua escola, que considerem o jovem do campo e faça significado para
sua vida?
- Considerando os princípios da gestão coletiva e participativa, organização dos tempos e espaços
escolares, relação da escola com a vida, vínculo das escolas do campo com as lutas sociais, acesso ao
conhecimento universal, contemplando as singularidades dos sujeitos, elabore um mural em sua escola,
chamando os estudantes e professores para que anotem ideias de alterações nas práticas educativas do
Ensino Médio com o objetivo de aproximação a estes princípios.
- Exponha e socialize o mural no próximo
encontro, comentando o envolvimento da escola com esta atividade.
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