sexta-feira, 26 de maio de 2017

Reflexão e Ação 5 - Educação do Campo

- Monteiro Lobato foi o criador do personagem Jeca Tatu, mais conhecido no texto Urupês. Leia este texto e analise como esta concepção se faz presente na escola em que trabalha. 



- Um dos exemplos práticos a ser lembrado são as Festas Juninas. De que forma práticas existentes reforçam, ou não, a figura do jovem do campo como um “Jeca Tatu”? O que pode ser feito, ou o que já vem sendo feito em sua escola, para superar essa concepção? 
Anote essas reflexões em seu registro individual, para ser socializada com todo o grupo. 

- Tendo em vista o estudo realizado responda: que alternativas podem ser elaboradas com vistas a propor alterações nas práticas em sua escola, que considerem o jovem do campo e faça significado para sua vida? 

- Considerando os princípios da gestão coletiva e participativa, organização dos tempos e espaços escolares, relação da escola com a vida, vínculo das escolas do campo com as lutas sociais, acesso ao conhecimento universal, contemplando as singularidades dos sujeitos, elabore um mural em sua escola, chamando os estudantes e professores para que anotem ideias de alterações nas práticas educativas do Ensino Médio com o objetivo de aproximação a estes princípios. 

- Exponha e socialize o mural no próximo encontro, comentando o envolvimento da escola com esta atividade.

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