Grupo de estudos orientado pelo Professor Alexandro Muhlstedt
ATIVIDADE 2
Como está organizado o espaço físico da usa escola considerando a Acessibilidade para pessoas com deficiências físicas?
ATIVIDADE 2
Como está organizado o espaço físico da usa escola considerando a Acessibilidade para pessoas com deficiências físicas?
Acessibilidade de pessoas com deficiências físicas no CEP – Colégio Estadual do Paraná, considerando o público alvo: alunos, professores, funcionários e visitantes. Embora esta entidade já exista há 170 anos, atualmente o colégio funciona em um prédio construído em 1949 e inaugurado em 1950.
Este prédio com 67 anos faz parte do Patrimônio Histórico do Estado do Paraná, e desta forma é gerenciado em todas as suas necessidades de reformas e de manutenção com o aval e a fiscalização do Departamento de Obras da Secretaria de Cultura e do Decom – Departamento de Obras do Estado.
Como este prédio foi construído em 1949, nele foram construídos, à época, apenas os acessos e as passagens de desníveis por escadas, e também foi feita uma rampa no pátio central que dá acesso ao subsolo do prédio, mas que se encontra sem uso. São quatro escadas principais, duas em cada uma das alas, a par e a impar, e os dois elevadores localizados na ala administrativa, próximos ao saguão principal, e que precisam de manutenção constante.
As rampas foram construídas por volta de 1997, a diretora era a professora Adélia, e nesta época o colégio era ainda uma Autarquia, tempo que uma abastada verba para manutenção do mesmo vinha diretamente do Governo estadual, o que atualmente não mais acontece.
Os projetos foram realizados pela Fundepar- Fundação Educacional do Paraná e executadas pelo Decom, com orientação de arquiteto e de engenheiro, ambos representantes destes órgãos. Existe uma inclinação correta, correspondente ao comprimento da rampa que deve ser obedecido no projeto e na sua execução, para que a mesma atenda às necessidades de subida de uma cadeira de rodas ou mesmo de uma pessoa com muletas.
As rampas existentes no colégio foram realizadas pela necessidade de suprir o acesso aos espaços internos do prédio, das pessoas cadeirantes, por ocasião de um grande evento sobre “Acessibilidade” realizado neste edifício.
Os projetos foram realizados pela Fundepar- Fundação Educacional do Paraná e executadas pelo Decom, com orientação de arquiteto e de engenheiro, ambos representantes destes órgãos. Existe uma inclinação correta, correspondente ao comprimento da rampa que deve ser obedecido no projeto e na sua execução, para que a mesma atenda às necessidades de subida de uma cadeira de rodas ou mesmo de uma pessoa com muletas.
As rampas existentes no colégio foram realizadas pela necessidade de suprir o acesso aos espaços internos do prédio, das pessoas cadeirantes, por ocasião de um grande evento sobre “Acessibilidade” realizado neste edifício.
Houve a participação de vários cadeirantes que vieram como ouvintes e outros como palestrantes, e, portanto o acesso ao auditório teve que ser planejado.
Por este motivo foram feitas algumas rampas posteriormente no prédio e ora descritas: uma rampa de acesso ao público desde o portão do colégio, uma rampa para acesso à porta lateral esquerda, duas rampas para acesso ao auditório no hall do mesmo, duas rampas na lateral direita para que as pessoas cheguem justamente ao hall do auditório. Há também uma rampa para acesso ao palco com porta de passagem pelo corredor interno, próximo a secretaria. É importante lembrar que todas estas rampas foram realizadas com corrimão, cada um adaptado â altura e ao comprimento da mesma.
Existe uma rampa para descer ao subsolo, com passagem pelo pátio interno, até uma porta no corredor que dá acesso à Escolinha de Arte pelos fundos, porém esta está interditada, pois nesta porta também entrava chuva quando havia temporal, e por este motivo ela se mantém fechada. Os alunos cadeirantes precisam ser erguidos para ter acesso à Escolinha de Arte. Há também um elevador instalado, especial para pessoas com necessidades especiais, próximo ao refeitório, que dá também acesso ao subsolo e a Escolinha de Arte, mas que não se encontra funcionando.
É importante lembrar que existem nas calçadas externas do colégio os pisos com marcações de diferentes texturas e coloridos, que servem para que as pessoas cegas se orientem com as suas bengalas e possam encontrar as rampas e as portas de acesso ao prédio.
É importante lembrar que existem nas calçadas externas do colégio os pisos com marcações de diferentes texturas e coloridos, que servem para que as pessoas cegas se orientem com as suas bengalas e possam encontrar as rampas e as portas de acesso ao prédio.
Existe sim uma necessidade de melhorias nas instalações de acessibilidade para as pessoas com deficiências motoras no Colégio Estadual do Paraná, pois os dois elevadores principais, por serem antigos, precisariam ser modernizados, e em geral um deles fica em manutenção, enquanto o outro funciona; o elevador para cadeirantes que foi instalado na ala impar próximo ao refeitório precisaria ser vistoriado e consertado, uma vez que já está instalado, precisando apenas funcionar. As rampas, no entanto têm uma vida útil bastante longa, e durarão por bom tempo.
Com certeza toda a comunidade escolar do CEP necessita destes equipamentos em bom estado, para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiências motoras. E dentro do possível considerando a escassez de verbas deveria haver maior planejamento para a ampliação e execução de instalações mais modernas para pessoas com dificuldades de acessibilidade, visto que os órgãos competentes para estas finalidades podem e devem ser acionados, e deles solicitados estes serviços.
Comentários e Fotos das professoras: Monica Soares, Enisionete e Margarete Schaffer
Que trabalho maravilhoso meninas!
ResponderExcluirSugiro que entreguem uma cópia pra DG aproveitar para o restauro.
Sonia