sábado, 25 de julho de 2015

CADERNO II - REFLEXÃO E AÇÃO 4

Caro professor, cara professora

No nosso dia a dia temos a tendência de utilizarmos livros didáticos que por vezes não contemplam determinados conteúdos que pretendemos abordar. No entanto, eles são, em muitos casos, um dos poucos materiais pedagógicos que a escola dispõe. Diante dessa situação também não é desejável que este material seja o único, ou ainda, seja substituído pela cópia de textos no quadro.
Uma possibilidade é criarmos propostas de investigação e desafios para os estudantes, permitindo que eles próprios busquem nos livros didáticos, ou em outros materiais – jornais, revistas, conteúdos disponibilizados na internet e outras mídias -, os quais possam viabilizar a pesquisa, refutando ou confirmando hipóteses construídas pelos estudantes. 

Propomos então como atividade, a criação de uma proposta de ação curricular na área de Ciências Humanas baseada na formulação de um problema a ser investigado.
Sugerimos como tema a alimentação.
Os estudantes podem, a partir de uma questão inicial apresentada pelos professores, construir uma hipótese para resolvê-la ou interpretá-la.
Na sequência, os próprios estudantes poderão estabelecer as etapas para a verificação da hipótese, envolvendo diversos procedimentos: pesquisa bibliográfica, saídas a campo, realização de entrevistas, observação dos hábitos alimentares dos colegas, dos familiares e das comunidades locais, entre outros. 

A partir dos resultados alcançados, os professores podem apresentar questionamentos e análises complementares, como por exemplo: a qualidade dos alimentos consumidos, suas influências nas condições de vida e de saúde, o impacto dos hábitos alimentares no meio ambiente, as relações entre alimentação e cultura, a diversidade dos hábitos alimentares entre grupos e sociedades ao longo da história, o problema da fome, as relações entre interesses econômicos, produção e comércio de alimentos, entre outros. 
Na verdade, o que propomos é que vocês, professores e professoras, criem uma investigação científica geradora de conhecimentos significativos, valorizadora da autonomia dos estudantes e propiciadora de possíveis mudanças nas atitudes dos estudantes. Para isso, é fundamental que haja interdisciplinaridade e integração de saberes. 
Depois de planejar e realizar essa ação, registre os procedimentos e resultados por escrito, incluindo fotos, destacando a produção dos estudantes, bem como as formas de socialização com a comunidade escolar.

5 comentários:

  1. Tarefa: Pesquisar em revistas, jornais e meios de comunicação em geral, hábitos alimentares apresentados pela mídia.
    Fazer um painel com as propagandas e gerar hipóteses sobre o modo de alimentação relacionando Cultura familiar e Cultura de massa. Em função das relações apresentadas , analisar questões culturais, elementos afetivos, saúde, a fome como aspecto psíquico e como questão social.
    Os painéis apresentaram em sua maioria comidas de fast food, demonstrando uma tendência às resoluções rápidas de alimentação, mas com problemas muito sérios em equilíbrio, saúde o que pode ser comprovado à tendência à obesidade como problema deste século. Em contrapartida, a cultura familiar remete a culinária típica de povos como a italiana, polonesa, ucraniana, árabe, grega, alemã, entre outras. Nessas, evidenciam-se aspectos de preservação de identidade, de traços familiares, de afetividade que remontam a uma forma de alimentação que contam a história de um povo, suas peculiaridades, sua relação de afeto.
    Daniele Franco e Cristine Christofis de Amorim

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  2. Tarefa; Verificar se existe desperdício de comida:no horário de lanche da escola ( horário de recreio). Conscientização a respeito de que existem pessoas no mundo que não tem acesso a comida.
    Foi realizado uma investigação sobre a quantidade de desperdício de comida no lanche, após foi feito uma campanha sobre a importância do não desperdício de alimentos. Também foi trabalhado conteúdos sobre: países que sofrem com a fome no mundo , discutido sobre o livro da década de 60 A geografia da fome", a teoria de Malthus sobre quantidade de população e acesso á comida etc, Após o trabalho em sala de aula foi feito uma campanha na escola sobre o não desperdício de comida e foi verificado uma melhora.Para encerrar o trabalho foram organizados cartazes para conscientizar sobre a importância de não desperdiçar alimentos.
    ( Daniel. Fabricio )

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  3. Solicitar aos estudantes uma pesquisa dentro da escola pública dos alimentos que os próprios estudantes consomem na faixa etária do ensino médio. A pesquisa deverá ser desenvolvida por entrevistas com os alunos, questionando os tipos de alimentos ingeridos no seu cardápio. Hora das alimentações, ingestão de legumes, verduras, se se alimenta de proteína
    animal , se é vegetariano, se consome alimentos da cantina ou se traz de casa, se costuma comer guloseimas, fica muito tempo sem comer, se se preocupa em comer alimentos sem agrotóxicos. Após, este questionário, pedir para que façam levantamento estatístico para contemplar e entender a realidade deste grupo de estudantes.. Solicitar a equipe de educação física que através destes dados juntamente ao professor de biologia elabore um cardápio semanal com as calorias necessárias para este estudante. Fazer pesquisa neste grupo, sobre o peso, idade, altura. Simulando uma alimentação no card[ápio considerando a necessidade de qualidade de vida para este grupo, assim como de uma série de exercícios para facilitar a queima de calorias e também disponibilizando qualidade na saúde e bem estar. Pode ser proposto a criação de uma horta . Também seria interessante programar uma visita aos mercados, fazendo levantamento de preços para consumo de alimentos com agrotóxico e também sem agrotóxicos. Estudar os componentes químicos de alguns alimentos em seus rótulos, pedindo o auxílio dos professore de química. Propor a feitura de um cardápio a cada equipe envolvida, somando calorias, quantidade de vitaminas , se apresenta alguma substância química, conservantes e trazendo tabela de custo utilizado. Os custos podem ser comparados entre as equipes, assim como o tipo de alimentos utilizados. Após, sugerir fazer cardápio associado a uma série de exercícios físicos. Este projeto demandaria tempo, talvez tres meses e deverá ser contemplado no plano de trabalho Docente. Áreas envolvidas: Educação Física, biologia, química e matemática. ( Pedagogas Mônica, Rosiani e Suzete)

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  4. Na estudo de estatística usamos os gráficos para apresentar os resultados de uma pesquisa, ou para apresentarmos a evolução da economia , ou para apresentarmos os resultados de uma empresa ou evolução de um estudante , enfim podem ser usados a todo momento . Propomos que sejam pesquisados os mais diversos tipos de gráficos relacionados com a produção e o consumo de alimentos , e diante dos gráficos obtidos fazer uma análise e criticas dos dados . E com os dados obtidos nos gráficos podemos fazer uma análise de como a produção de alimentos vem crescendo a cada ano , com uso de novas tecnologias aplicadas na produção de alimentos e muitas vezes não aumentando as áreas de plantio mas com o uso da tecnologia podemos aumentar a produção . Alguns gráficos também apareceram dados que mostraram que o uso da tecnologia também pode trazer problemas para a natureza como o alto uso agrotóxicos e suas possíveis conseqüências na saúdes de quem usam alimentos com agrotóxicos com o passar dos anos. Alguns alunos mostraram gráficos que apresentavam a crescimento na procura por alimentos orgânicos e a preocupação com a produção de alimentos mais saudáveis .Houve apresentação de vários tipos de gráficos que geraram debates interessantes , como se a produção de alimento aumenta porque a fome também continua aumentando. Um trabalho com gráficos e bastante ricos em informações e podem de uma maneira simples apresentar muitos dados que podem ser usados e debatidos em aula .
    ( Prof Enzo , Denise e Maria Luiza )

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  5. CADERNO II - REFLEXÃO E AÇÃO 4 - BARBARA DUARTE

    No final do 1° Semestre, foi desenvolvido com os estudantes da turma do 2° M, 2° N e 2° O uma atividade onde eles deveriam pesquisar sobre tópicos sobre alimentos: O que seria um bom café da manhã, almoço, jantar, lanche e o que seria o café da manhã, almoço, jantar e lanche tradicional do brasileiro. Esta atividade foi baseada em um exercício + texto do livro que dizia sobre o prato tipicamente brasileiro e nisso eles começaram a indagar se realmente nos alimentamos de maneira correta. Como não havíamos trabalhado este tópico, encaminhei a atividade em cima de temas e eles tinham que pesquisar e expor seus temas em sala e também com cartazes que seriam apresentados ao colégio. Achei a participação deles muito favorável e escutei apenas elogios por parte dos discentes, além de ouvir outras coisas como: é a primeira vez que exponho um cartaz; acho que este trabalho me fez pensar de outro modo; acho que eu deveria mudar minha vida neste aspecto; não sabia que tal coisa era tão prejudicial; nunca valorizei o café da manhã, mas vou começar a tomar pois ele é muito importante.
    A atividade em questão era um pouco diferente, mas acho que a partir de uma discussão gerada em sala, acabei por realizá-la parcialmente... poderia ter incluído a pesquisa para aprimorar o trabalho por exemplo: quantos se alimentam corretamente; porque não se alimentam corretamente; a alimentação escolar é balanceada; desperdício de alimentos em aspectos nacionais, dentro de casa e da escola, entre outros... Além de também envolver outras disciplinas no processo, como um professor de biologia que pediu para usar aqueles mesmos trabalhos para complementar o estudo dele, comprovando a interdisciplinaridade do tema.

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