sábado, 25 de julho de 2015

CADERNO II - REFLEXÃO E AÇÃO 1

Caro professor, cara professora,
O texto abaixo sugere que o trabalho interdisciplinar exige o “encargo da compreensão”.
Leia o texto e discuta este conceito entre seus colegas.
Registre em um texto as principais ideias debatidas, e em seguida, identifique um conteúdo ou tema do seu componente curricular com potencial para uma ação interdisciplinar. 

Apesar de os estudos de processos integrativos serem pequenos em número, os autores concordam em vários pontos. 
Tomar emprestado de outra disciplina exige assumir o que Janice Lauer chamou de ‘encargo da compreensão’. 
É necessária uma compreensão mínima do seu mapa cognitivo, incluindo os conceitos básicos, modos de investigação, termos, categorias de observação, técnicas de representação, padrões de prova e tipos de explicação. 
Aprender uma disciplina a fim de praticá-la é, porém, diferente de usá-la para propósitos interdisciplinares. 
O domínio da disciplina denota conhecimento completo. 
O  trabalho interdisciplinar exige adequação. 
Os que tomam algo emprestado não reivindicam expertise em todas as áreas. 
Eles identificam informações, conceitos ou teorias, métodos ou ferramentas relevantes para a compreensão de um problema particular, processo ou fenômeno. 
Além disso, não há nenhum Esperanto interdisciplinar. "(...) A linguagem interdisciplinar normalmente evolui por meio do desenvolvimento de uma língua de comércio que se torna um pidgin – definido em linguística como uma língua provisória – ou um crioulo – uma nova primeira língua de uma comunidade”.

(Klein, Julie Thompson. Humanities, culture, and interdisciplinarity: the changing American academy. Albany: State University of New York Press, 2005)

5 comentários:

  1. Ponderando as questões relativas à ideia do "Encargo da Compreensão", consideramos que a tarefa de compreender os conteúdos é, intrinsicamente, transdisciplinar e interdisciplinar. Essa constatação não elimina as delimitações das disciplinas, mas permite que se compreenda que tais delimitações não são estanques e cristalizadas. No exercício da docência, aprendemos que a formação é contínua, na qual refletimos as relações estabelecidas na construção do conhecimento, da formação do cidadão, das demandas individuais e coletivas, com o exercício das significações de tal conhecimento no todo da obra (a saber: a vida do sujeito e sua inserção na cultura.
    Daniele Franco e Cristine Christofis de Amorim

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  2. Refletindo sobre "Encargo da Compreensão" consideramos que em um mundo globalizado e com uma quantidade de informações crescente dia a dia é papel da escola trasnsformar as informações em conhecimento.Na nossa visão acreditamos que á adequação do conteúdo aliado aos fundamentos de cada área do conhecimento e cbjetivoas claros sejam importante para um trabalho interdisciplinar coerente.
    Identificamos um conteúdo com um potencial interdisciplinar: Pobreza e fome no Brasil.

    DANIEL (Geografia) FABRICIO ( Educação Física)

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  3. É importante destacarmos que vivendo em um mundo globalizado, não é mais possível pensarmos num trabalho em sala de aula de forma estagnada. Sendo assim, de acordo com o texto, é necessário realizarmos um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas do conhecimento.Neste sentido, o termo"encargo da compreensão", sugere que ha necessidade de um conhecimento para adequar as disciplinas entre si.
    Em outras palavras, sugere que é possível a interação entre as disciplinas, um diálogo entre elas, relacionando-as. A interdisciplinaridade exige portanto, uma nova postura do professor, no sentido de possibilitar ao aluno novas oportunidades de aprendizagem.
    Pedagogas: Monica, Rosiani e Suzete

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  4. Entendemos que o encargo da compreensão trata-se de uma influência histórica para a formação integral do cidadão, ampliando o diálogo entre os componentes curriculares. Na disciplina de Matemática trabalha-se com situações problemas envolvendo conhecimentos básicos para a compreensão das contas da água e luz, juros do cartão de crédito e cheque especial , juros embutidos numa compra à prazo.
    Ao final da vida escolar do estudante espera-se que ele tenha um conhecimento sobre como se planejar financeiramente. Quando trabalha-se com a educação financeira, consegue-se trabalhar com a disciplina de história (abordando a história econômica do País), mas também com todas as disciplinas da área de ciências humanas.
    As Diretrizes Curriculares do Ensino Médio norteiam essas ações. A formação contínua do professor facilita e deixa o profissional mais seguro para tais inovações. A escola tem como dever essa formação integral do estudante.

    Equipe: Denise Adriane Regis, Enzo Aparecido de Souza e Maria Luiza Oliani.

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  5. CADERNO II - REFLEXÃO E AÇÃO 1 - BARBARA DUARTE
    Caro professor, cara professora,
    O texto abaixo sugere que o trabalho interdisciplinar exige o “encargo da compreensão”.
    Leia o texto e discuta este conceito entre seus colegas.
    Registre em um texto as principais ideias debatidas, e em seguida, identifique um conteúdo ou tema do seu componente curricular com potencial para uma ação interdisciplinar.

    O trabalho interdisciplinar não é uma tarefa fácil! Se imaginarmos que todo o professor tem amor a sua profissão e a disciplina que ele leciona, é comum querer dar destaque ao conteúdo a ser transmitido para o aluno. Além disso, percebemos que realmente possuímos um certo ar de "donos da razão", então achamos que nossa metodologia é a mais adequada - senão obviamente faríamos alterações em nossos procedimentos. Desta forma, saber passar a vez, respeitar e compreender a forma de trabalho alheia, é algo complicado, mas que corrobora com o crescimento escolar do aluno e também dos próprios professores envolvidos.

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