sábado, 25 de julho de 2015

CADERNO II - REFLEXÃO E AÇÃO 2

Caro professor, cara professora
Como sugestão para o desenvolvimento de um bom trabalho e com foco no processo de humanização, sugerimos a realização de um exercício simples com os jovens.
Peça que eles escrevam (ou utilizem outra forma de expressão mais atraente, como um pequeno vídeo, uma teatralização etc) quais são seus valores atuais, seus planos para o futuro, e como eles se imaginam daqui a 10 anos.
Acreditamos que com este exercício simples você poderá se surpreender com a beleza de muitos sonhos, com o valor que estes jovens dão a família e a escola.
Esses dados podem ser expostos, sem identificação dos autores, mas como forma de valorizar o jeito de cada um.
Lembre-se que conhecer os sujeitos da aprendizagem é fundamental. Poderá fazer toda a diferença na condução das nossas aulas.
Nos tornará profissionais mais próximos do que o jovem estudante também espera de um professor. 

Depois de realizar essa ação, registre as conclusões por escrito e socialize no seu grupo de estudo. 

6 comentários:

  1. De maneira geral, nas cartas sobre suas pretensões, os alunos
    colocam suas expectativas de realização financeira e profissional nem primeiro plano. sendo que poucos colocam sua perspectiva afetiva. de maneira geral, eles apresentam uma projetção em relação a posses, casa, carro, cidades em que morariam. Em relação a valores de realização de vida, de afirmação pessoal e de felicidade aparece em número bem mais reduzido.
    Diante desse quadro, acreditamos que as respostas podem ser decorrentes do tempo e do pouco aprofundamento na solicitação da tarefa.

    Cristine Christofis e Daniele Franco.

    ResponderExcluir
  2. Foi realizado uma tarefa com uma turma do terceiro ano do Ensino Médio do período da manhã.Foi solicitado a realização de uma carta com a temática: Como será minhas vida daqui há dez anos?Somente19 alunos (as) realizaram a tarefa.Constatou-se o seguinte:18 alunos (as) manifestaram o desejo em constituir família; 7 citaram a importância do trabalho; 13 comentaram sobre o desejo em fazer faculdade; 5
    citam o sonho em fazer uma pós-graduação. Destaca-se que aguns comentam sobre o desejo em ajudar os pais no futuro.( DANIEL , FABRICIO )

    ResponderExcluir

  3. A atividade foi realizada no 3 B, turno tarde . Os estudantes foram receptivos a proposta de uma carta, falando sobre o que sonham em ser daqui a 10 anos. Sintetizando as respostas, foi interessante observar.que muitos querem ter uma família, ou ajudar a sua própria família. Que querem estudar fora do país, morar definitivamente fora do Brasil, Muitos dão ênfase a outros cursos além da faculdade, pós graduação, doutorado. Dos 35 que da sala 25 deram por certo que terminarão a faculdade e continuarão estudando. Quase todos se imaginam bem sucedidos financeiramente e afetivamente. A maioria muito otimistas, porém se visualizando fora do país. Trabalho realizado pelas pedagogas. Mônica, Rosiani e Suzete

    ResponderExcluir
  4. Explicamos aos estudantes que os professores do CEP fazem o curso Pacto do Ensino Médio. Este curso começou em 2014 e há várias atividades em que é importante a participação dos estudantes. Nas turmas que solicitamos as cartas alguns estudantes nos indagaram sobre mudanças no ensino, não apenas no ensino médio, mas em todo o ensino médio. Foi explicado a importância deste curso para mudanças no ensino. E que nós, professores, estamos estudando e mandando sugestões de mudanças urgentes para o MEC.
    Ficamos surpresos ao receber as cartas dos nossos estudantes quando foram perguntados "COMO QUE ELES SE IMAGINAM DAQUI 10 ANOS?". As respostas foram as mais variadas. Muitos desses estudantes colocaram nas cartas um vínculo muito grande com suas famílias; outros almejam concluir o ensino médio, fazer um curso superior e fazer especialização fora do País. Outros sonham em concluir o ensino superior e ter uma estabilidade financeira para ajudar pais e avós. Outros sonham em ter seu próprio negócio; destacando também em algumas cartas a incerteza entre sonho e realidade. Outros estudantes esperam casar, ter filhos, viajar pelo País e Mundo.
    O que nos deixa satisfeitos é que a grande maioria acredita que o estudo fará a diferença para um futuro melhor. A atividade foi realizado com estudantes do 1° ano do Ensino Médio e 2° ano de Arte Dramática.

    Equipe: Denise Adriane Regis, Enzo Aparecido de Souza, Maria Luiza Oliani.

    ResponderExcluir
  5. CADERNO II - REFLEXÃO E AÇÃO 2 - BARBARA DUARTE

    Peça que eles escrevam (ou utilizem outra forma de expressão mais atraente, como um pequeno vídeo, uma teatralização etc) quais são seus valores atuais, seus planos para o futuro, e como eles se imaginam daqui a 10 anos.

    A atividade fora empregada com alunos do 1° ano do ensino médio das turmas H e I, compreendendo uma amostragem de 70 alunos. Como metodologia, solicitei que grupos de até 5 pessoas fossem criados e que elaborassem uma apresentação ou texto com o tema "Daqui a 10 anos". Apenas 5 alunos não realizaram a atividade.
    Os alunos fizeram esta exposição em grande maioria na forma de teatro, além da elaboração de poemas, texto narrativo, apresentação através da TV Pen Drive, elaboração de cartazes, mapas temporais, entre outros.
    Muitos apontaram quais eram as profissões desejadas no futuro. Poucos perceberam que 10 anos é pouco tempo para muitas expectativas.
    Outros pensavam atém em casamento e em filhos. Alguns disseram que não pretendem tê-los. Outro disse que pretenderia adotar (imagino que afirmando sua homossexualidade).
    O desejo de viajar, conhecer o mundo, morar em um país melhor apareceu em várias narrativas.
    Assim como construir algo que possibilitasse ganhar dinheiro futuramente, como criar pousadas no litoral. Outros pensavam apenas em ter um trailer e viajar.
    Enfim, achei surpreendente todos os trabalhos pois eles realmente procuraram demonstrar seus sonhos e expectativas.

    ResponderExcluir