sexta-feira, 8 de maio de 2015

CADERNO III - REFLEXÃO E AÇÃO 4

Caro professor e cara professora do Ensino Médio,
Nesta unidade realizamos uma discussão sobre ciência e a forma como a mesma se materializa nos currículos e cotidianos das escolas. Apresentamos algumas propostas de abordagens pedagógico-curriculares da área e alguns exemplos de como os componentes curriculares podem se organizar – por meio de planejamentos individuais ou interdisciplinares – de acordo com os direitos à aprendizagem dos estudantes. 
Sugerimos que você, e seu grupo, definam uma temática relevante para sua realidade, escolham uma das abordagens apresentadas e planejem uma unidade de ensino envolvendo os componentes curriculares da área de maneira interdisciplinar.
Feito isso, postem a atividade, em formato de artigo, no Portal Em Diálogo (http://www.emdialogo.uff.br/). Se possível, apliquem com seus alunos e discutam como foi o trabalho em sala de aula e de que forma a unidade de ensino contribuiu para a formação integral dos estudantes na perspectiva das DCNEM. 

7 comentários:

  1. EQUIPE: FABRICIO, DANIEL e ELIZETH

    Como possibilidade de abordagem com Matemática na área de Ciências encontra-se muitas possibilidades em relação à atividade acima citada, sugerimos a tabulação de dados matemáticos em relação:
    • Gasto de energia no inverno e verão.
    • Consumo doméstico de água e energia.
    • Consumo industrial de água e energia.
    • Consumo na agropecuária de água e energia.
    • Consumo e desperdício nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

    Observação: demonstrativos por meio de gráficos, tabelas, análise de periódicos sobre a temática.

    Sugestões: pesquisas em congressos e seminários da área, investigação em sala de aula das áreas de interesse dos alunos e pesquisa científica do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Equipe: Mônica, Rosiani e Suzete.

    Alimentos transgênicos

    Matemática – Comparação dos preços dos transgênicos e não transgênicos em gráficos comparativos.
    Biologia – Pesquisa sobre as consequências dos transgênicos no organismo e desenvolvimento/crescimento humano, saúde, malefícios. Tem benefícios?
    Filosofia - Discutir com seus colegas o que é verdadeiramente uma boa alimentação. “Faz do teu alimento remédio. ” Hipócrates
    Abordar no conceito filosófico a relação dos alimentos com o desejo/prazer.
    Física – Fazer pesquisa referente “A Física que está por trás dos alimentos”, entendendo a física dos alimentos e com quais propriedades ela lida.
    Geografia – Pesquisar os locais em que mais se utilizam os alimentos transgênicos.
    História – Linha do tempo histórica do surgimento dos alimentos transgênicos.
    Inglês – Traduzir um texto elucidativo sobre os alimentos transgênicos na cultura norte americana comparando com a nossa cultura.
    Língua Portuguesa – Desenvolver um texto argumentativo abordando a utilização dos alimentos transgênicos e a não utilização. Defesa e ataque. Propor um debate tese/antítese.
    Química – Componentes químicos que originam o alimento transgênico.
    Sociologia – Pesquisa sobre as famílias que utilizam os alimentos transgênicos e seus níveis socioeconômicos. Contraponto nível socioeconômico que utiliza e o que não utiliza. Abordar o conhecimento quanto a utilização ou não.

    ResponderExcluir
  3. Mônica Soares - Pedagoga20 de julho de 2015 às 21:27

    Equipe: Mônica, Rosiani e Suzete.

    Alimentos transgênicos

    Matemática – Comparação dos preços dos transgênicos e não transgênicos em gráficos comparativos.
    Biologia – Pesquisa sobre as consequências dos transgênicos no organismo e desenvolvimento/crescimento humano, saúde, malefícios. Tem benefícios?
    Filosofia - Discutir com seus colegas o que é verdadeiramente uma boa alimentação. “Faz do teu alimento remédio. ” Hipócrates
    Abordar no conceito filosófico a relação dos alimentos com o desejo/prazer.
    Física – Fazer pesquisa referente “A Física que está por trás dos alimentos”, entendendo a física dos alimentos e com quais propriedades ela lida.
    Geografia – Pesquisar os locais em que mais se utilizam os alimentos transgênicos.
    História – Linha do tempo histórica do surgimento dos alimentos transgênicos.
    Inglês – Traduzir um texto elucidativo sobre os alimentos transgênicos na cultura norte americana comparando com a nossa cultura.
    Língua Portuguesa – Desenvolver um texto argumentativo abordando a utilização dos alimentos transgênicos e a não utilização. Defesa e ataque. Propor um debate tese/antítese.
    Química – Componentes químicos que originam o alimento transgênico.
    Sociologia – Pesquisa sobre as famílias que utilizam os alimentos transgênicos e seus níveis socioeconômicos. Contraponto nível socioeconômico que utiliza e o que não utiliza. Abordar o conhecimento quanto a utilização ou não.

    ResponderExcluir
  4. MATEMÁTICA: Análise de gráficos; sistema monetário; área do desmatamento; cálculo do consumo da água e energia; aparelhos consumidores.

    QUÍMICA: Composição da água; propriedades da água; pH da água; reações de combustão ( cálculo de energia liberada).

    BIOLOGIA: consumo consciente da água e energia; reflorestamento/desmatamento; conservação das nascentes dos rios; meio ambiente; realocação da fauna e flora (construção de usinas hidroelétricas). Ecologia; ciclo da água; ecossistema.

    GEOGRAFIA: Reflorestamento; espaço geopolítico; preservação das fontes naturais.

    FÍSICA: Hidroelétricas depende da água; energia eólica; energia pelas ondas do mar (maremotriz); termoelétricas (gás natural; usina nuclear); eletrodinâmica (corrente elétrica, eletricidade, campo elétrico, circuitos elétricos, aparelhos consumidores); fontes de energia.

    Professores: Denise Adriane Regis; Enzo Aparecido de Souza e Maria Luiza Oliani

    ResponderExcluir
  5. Engenharia Genética e Clonagem humana
    Projeto:
    Envolvendo as discussões da área de Biologia, Filosofia, História e Arte, propor uma produção artística na área de Artes Visuais, compondo uma escultura ou pintura em tela um trabalho que evoque essa problemática, utilizando simbologia específica para a expressão dos conteúdos.

    ResponderExcluir
  6. Daniele Franco e Cristine Christofis de Amorim

    ResponderExcluir
  7. CADERNO III - REFLEXÃO E AÇÃO 4 - BARBARA DUARTE

    Defina uma temática relevante para sua realidade, escolha uma das abordagens apresentadas e planejem uma unidade de ensino envolvendo os componentes curriculares da área de maneira interdisciplinar.

    Tema escolhido: Efeito Estufa
    Como ocorre o superaquecimento global e quais são as contribuições do homem para tal evento?

    Através de atividades laboratoriais (química) e discussão de textos (português e inglês) trabalhar de maneira interdisciplinar dados históricos, industrialização (geografia e história); Consumo excessivo (sociologia e filosofia); desenvolvimento sustentável, efeito nos seres (biologia); interpretação de dados através de tabelas e gráficos (conhecimentos matemáticos). Finalizar com uma Mostra Interdisciplinar sobre o assunto.

    ResponderExcluir