sexta-feira, 8 de maio de 2015

CADERNO III - REFLEXÃO E AÇÃO 2

Caro professor, cara professora, leiam as proposições abaixo, retiradas do livro Ensino de Ciências e Cidadania das autoras Myrian Krasilchik e Marta Marandino (2007, p. 54-55). Este livro pode ser encontrado na biblioteca da sua escola, pois faz parte do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE do Professor, do ano de 2010. 

ENSINAR CIÊNCIAS É: 
• Estimular atividade intelectual e social dos alunos. 
• Motivar e dar prazer pelo aprendizado. 
• Demonstrar que o processo da ciência e da tecnologia resultou de um esforço cumulativo de toda a humanidade. 
• Demonstrar que o conhecimento científico vai mudando à medida que novas informações e teorias levam a interpretações diferentes de fatos. 
• Estimular a imaginação, a curiosidade e a criatividade na exploração de fenômenos de interesse dos alunos. 
• Fazer com que os estudantes conheçam fatos, conceitos e ideias básicas da ciência. 
• Dar condições para trabalhos práticos que permitam vivenciar investigações científicas rigorosas e éticas. 

ENSINAR CIÊNCIAS NÃO É: 
• Realizar exercícios de laboratório seguindo “receitas”, sem promover discussões para análise de procedimentos e resultados. 
• Usar “fórmulas” para resolver problemas sem discutir o seu significado e propostas alternativas. 
• Fazer os alunos decorarem termos que não mais serão usados durante o curso. 
• Priorizar na sequência do curso e das aulas o conteúdo sem levar em conta fatores que promovam a motivação e o interesse pelo mesmo. Não relacionar e exemplificar sempre que possível o conteúdo ao cotidiano e às experiências pessoais dos alunos. 
• Não apresentar aplicações práticas do que é ensinado. 
• Não criar situações para realização de experimento mesmo em situações adversas de trabalho, falta de material, classes numerosas, entre outras. 
• Permitir que os alunos pensem que a Ciência está pronta e acabada e que os conhecimentos atuais são definitivos. 
• Não apresentar e analisar a evolução histórica da ciência. 

Discuta essas afirmações com os seus colegas. 
Todos concordam com essas afirmações? 
Como podem, de fato, serem planejadas práticas que corroborem com tais proposições?

7 comentários:

  1. 1) Todos concordam com essas afirmações?
    Concordamos com todas as reflexões sobre ensinar e não ensinar Ciências. O motivo por concordarmos com as informações seria o fato da contemporaneidade que exigem uma maior reflexão, o ensino baseado na experiência, o estudo do histórico e evolução rápida da Ciência, assim como sua dinâmica.

    2) Como podem, de fato, serem planejadas práticas que corroborem com tais proposições?
    Planejamento das aulas, estudos sobre metodologia da Ciência na escola, assim como diferentes práticas em sala de aula, investigação sobre áreas de interesse dos alunos e sempre retomada de conteúdos e práticas da investigação científica.

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  2. Equipe: Mônica, Rosiani e Suzete.
    De forma geral, todos concordam com as proposições colocadas no texto, as quais reiteram e fundamentam as diretrizes curriculares quanto ao ensino de Ciências no Ensino Médio. Pensamos realmente que este ensino não pode estar desvinculado da prática, levando verdadeiramente o estudante a construir seu conhecimento científico vivenciando e investigando. Não é mais possível pensarmos num ensino estagnado, sem análises e sem criatividade, sem que o aluno discuta, analise e cheque as suas próprias conclusões.

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  3. Mônica Soares - Pedagoga20 de julho de 2015 às 21:25

    Equipe: Mônica, Rosiani e Suzete.
    De forma geral, todos concordam com as proposições colocadas no texto, as quais reiteram e fundamentam as diretrizes curriculares quanto ao ensino de Ciências no Ensino Médio. Pensamos realmente que este ensino não pode estar desvinculado da prática, levando verdadeiramente o estudante a construir seu conhecimento científico vivenciando e investigando. Não é mais possível pensarmos num ensino estagnado, sem análises e sem criatividade, sem que o aluno discuta, analise e cheque as suas próprias conclusões.

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  4. Concordamos com as afirmações expostas, e entendemos que ensinar ciências é estimular os estudantes a: despertar a curiosidade, pensar, refletir, desenvolver a criticidade, ser persistente e ter atitudes que favoreçam o desenvolvimento científico e cultural. Pensar cientificamente é fazer com que o estudante construa uma conscientização de preservação e perpetuação das espécies.
    Professores: Denise Adriane Regis; Enzo Aparecido de Souza e Maria Luiza Oliani

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  5. De forma geral, concordamos com as afirmações sobre o Ensinar Ciências, considerando as dimensões de intelectualidade, de socialização, assim como os aspectos lúdicos e prazerosos do aprendizado. Concordamos também que a aprendizagem de Ciências também pressupõe uma vivência temporal de longa escala, a qual nos proporciona uma visão mais estendida dos ciclos e da construção do próprio conhecimento. Na construção do conhecimento, se faz necessária a articulação e o estímulo da imaginação, da curiosidade e da criatividade na exploração e na busca de compreensão dos dados inseridos num contexto mais amplo, gerando uma visão de mundo.
    A partir de uma visão mais ampla do conhecimento e da sua pertinência na formação humana integral, consegue-se maior abrangência e, da mesma maneira, mais estímulo e frutos do conhecimento em si. Essa concepção do saber, está aquém e além do fato científico por ele mesmo.
    Daniele Franco e Cristine Christofis de Amorim

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  6. CADERNO III - REFLEXÃO E AÇÃO 2 - BARBARA DUARTE

    Discuta as afirmações com os seus colegas. Todos concordam com essas afirmações? Como podem, de fato, serem planejadas práticas que corroborem com tais proposições?

    ENSINAR CIÊNCIAS É" Está 100% correto, mas "ENSINAR CIÊNCIAS NÃO É" tem muitas afirmações que precisam ser revistas:
    - Às vezes precisamos usar “fórmulas” para resolver problemas sem discutir o seu significado e propostas alternativas, pois algumas fórmulas ultrapassam - e muito - o limite de conhecimento do aluno do ensino médio.
    - Assim como a matemática precisa fazer o aluno decorar alguns termos, a história algumas datas, o português algumas regras, o ensino de ciências não será diferente.
    - Nem sempre podemos esperar a motivação e o interesse pelo mesmo, pois como professores temos que saber como priorizar a sequência do curso e das aulas.
    - E não podemos simplesmente improvisar materiais por falta de instrumento. Precisamos lutar por melhor condições físicas na escola.

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