sexta-feira, 8 de maio de 2015

CADERNO III - REFLEXÃO E AÇÃO 3

Caro professor, Cara Professora
A partir das reflexões dessa unidade sugerimos que pensem no planejamento de uma atividade ou sequência de atividades de ensino desenvolvida de forma interdisciplinar a partir dos temas indicados a seguir, ou outro tema que o grupo achar pertinente. O planejamento deve considerar a sequência proposta pela figura 2 para uma abordagem CTS e também aspectos do ensino por investigação discutidos na unidade 1 deste Caderno.

Sugerimos que após o planejamento, discussão e reflexão sobre a realização da atividade, esta seja concretizada em sala de aula com seus alunos.

Temas: alimentos transgênicos; clonagem humana; construção de usinas nucleares; crise no fornecimento de água e energia; efeito estufa; enchentes; exploração espacial; fontes de energia e os possíveis impactos ambientais; meios de transporte; poluição em suas diferentes formas; utilização do aparelho telefônico celular na atualidade. 

7 comentários:

  1. Tema escolhido: crise no fornecimento de água e energia
    1. A importância da água para o ser vivo.
    2. Quais fontes de energia e quantidade de água em diferentes escalas (cidade, estado, país, mundo).
    3. Pesquisa: gasto de água e energia nas suas residências e na escola em um determinado período.
    4. Trabalho interdisciplinar sobre o tema. Questões sociológicas, matemática, geografia, história, educação física, etc.
    5. Para o fechamento da temática: será realizado um seminário sobre a temática com exposição de gráficos, cartazes, maquetes e vídeos. E como produção final será organizado um folder demonstrativo de como ser trabalhada a água e a energia com foco na sustentabilidade ambiental.

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  2. Equipe: Mônica, Rosiani e Suzete.

    Tema escolhido: Alimentos transgênicos

    Matemática – Comparação dos preços dos transgênicos e não transgênicos em gráficos comparativos.
    Biologia – Pesquisa sobre as consequências dos transgênicos no organismo e desenvolvimento/crescimento humano, saúde, malefícios. Tem benefícios?
    Filosofia - Discutir com seus colegas o que é verdadeiramente uma boa alimentação. “Faz do teu alimento remédio. ” Hipócrates
    Abordar no conceito filosófico a relação dos alimentos com o desejo/prazer.
    Física – Fazer pesquisa referente “A Física que está por trás dos alimentos”, entendendo a física dos alimentos e com quais propriedades ela lida.
    Geografia – Pesquisar os locais em que mais se utilizam os alimentos transgênicos.
    História – Linha do tempo histórica do surgimento dos alimentos transgênicos.
    Inglês – Traduzir um texto elucidativo sobre os alimentos transgênicos na cultura norte americana comparando com a nossa cultura.
    Língua Portuguesa – Desenvolver um texto argumentativo abordando a utilização dos alimentos transgênicos e a não utilização. Defesa e ataque. Propor um debate tese/antítese.
    Química – Componentes químicos que originam o alimento transgênico.
    Sociologia – Pesquisa sobre as famílias que utilizam os alimentos transgênicos e seus níveis socioeconômicos. Contraponto nível socioeconômico que utiliza e o que não utiliza. Abordar o conhecimento quanto a utilização ou não.

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  3. Mônica Soares - Pedagoga20 de julho de 2015 às 21:26

    Equipe: Mônica, Rosiani e Suzete.

    Tema escolhido: Alimentos transgênicos

    Matemática – Comparação dos preços dos transgênicos e não transgênicos em gráficos comparativos.
    Biologia – Pesquisa sobre as consequências dos transgênicos no organismo e desenvolvimento/crescimento humano, saúde, malefícios. Tem benefícios?
    Filosofia - Discutir com seus colegas o que é verdadeiramente uma boa alimentação. “Faz do teu alimento remédio. ” Hipócrates
    Abordar no conceito filosófico a relação dos alimentos com o desejo/prazer.
    Física – Fazer pesquisa referente “A Física que está por trás dos alimentos”, entendendo a física dos alimentos e com quais propriedades ela lida.
    Geografia – Pesquisar os locais em que mais se utilizam os alimentos transgênicos.
    História – Linha do tempo histórica do surgimento dos alimentos transgênicos.
    Inglês – Traduzir um texto elucidativo sobre os alimentos transgênicos na cultura norte americana comparando com a nossa cultura.
    Língua Portuguesa – Desenvolver um texto argumentativo abordando a utilização dos alimentos transgênicos e a não utilização. Defesa e ataque. Propor um debate tese/antítese.
    Química – Componentes químicos que originam o alimento transgênico.
    Sociologia – Pesquisa sobre as famílias que utilizam os alimentos transgênicos e seus níveis socioeconômicos. Contraponto nível socioeconômico que utiliza e o que não utiliza. Abordar o conhecimento quanto a utilização ou não.

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  4. Crise e fornecimento de água e energia.

    • Consumo consciente de água e energia
    • Cálculo do consumo de água e energia
    • Desmatamento de áreas sem planejamento
    • Reflorestamento
    • Conservação das nascentes dos rios.

    Conteúdos
    • Análise de resultados através de gráficos.
    • Análise de resultados através das contas de água e luz.
    • Sistema monetário.
    • Área do desmatamento, envolvendo cálculo de áreas.

    Interdisciplinaridade: Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia

    Professores: Denise Adriane Regis; Enzo Aparecido de Souza e Maria Luiza Oliani

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  5. Tema: Clonagem Humana
    A Engenharia Genética associada à clonagem humana e suas repercussões éticas e sociais.
    Interdisciplinaridade: Biologia, Filosofia, Geografia e História.
    Compreender a Engenharia Genética e os processos der clonagem humana com intuito médico e as derivadas éticas dessa pesquisa e prática à luz de discussões geográficas, as quais identificam os grupos sócio-culturais de determinadas regiões. Também a história pode ser trabalhada sob a perspectiva da eugenia praticada por alguns grupos humanos. A filosofia pode trabalhar questões de Ética e Moralidade contingenciando a discussão e os critérios que amparam a polêmica sobre a manipulação genética.
    Daniele Franco e Cristine Cristofis de Amorim

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  6. Discuta as afirmações com os seus colegas. Todos concordam com essas afirmações? Como podem, de fato, serem planejadas práticas que corroborem com tais proposições?

    ENSINAR CIÊNCIAS É" Está 100% correto, mas "ENSINAR CIÊNCIAS NÃO É" tem muitas afirmações que precisam ser revistas:
    - Às vezes precisamos usar “fórmulas” para resolver problemas sem discutir o seu significado e propostas alternativas, pois algumas fórmulas ultrapassam - e muito - o limite de conhecimento do aluno do ensino médio.
    - Assim como a matemática precisa fazer o aluno decorar alguns termos, a história algumas datas, o português algumas regras, o ensino de ciências não será diferente.
    - Nem sempre podemos esperar a motivação e o interesse pelo mesmo, pois como professores temos que saber como priorizar a sequência do curso e das aulas.
    - E não podemos simplesmente improvisar materiais por falta de instrumento. Precisamos lutar por melhor condições físicas na escola.




    CADERNO III - REFLEXÃO E AÇÃO 3 - BARBARA DUARTE
    Planejamento de uma atividade ou sequência de atividades de ensino desenvolvida de forma interdisciplinar a partir dos temas
    Temas: alimentos transgênicos; clonagem humana; construção de usinas nucleares; crise no fornecimento de água e energia; efeito estufa; enchentes; exploração espacial; fontes de energia e os possíveis impactos ambientais; meios de transporte; poluição em suas diferentes formas; utilização do aparelho telefônico celular na atualidade.

    Tema escolhido: Efeito Estufa

    1. O superaquecimento global e as contribuições do homem para tal evento.

    2. Conteúdos: Funções Inorgânicas e Reações Químicas

    3. Metodologia: Atividades Laboratoriais, discussão de textos; conceitos de reações químicas

    4. Abordar textos (interpretação do português); artigos em inglês (LEM); dados históricos, industrialização (geografia e história); Consumo excessivo (sociologia e filosofia); desenvolvimento sustentável, efeito nos seres (biologia); interpretação de dados através de tabelas e gráficos (conhecimentos matemáticos);

    5. Avaliação: Seminário sobre a temática com exposição de gráficos, cartazes, maquetes e vídeos. E como produção final será organizado um folder demonstrativo de como ser trabalhada a água e a energia com foco na sustentabilidade ambiental.

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