sexta-feira, 8 de maio de 2015

CADERNO III - REFLEXÃO E AÇÃO 1

Caro professor, cara professora, a seguir propomos duas atividades para a atividade de reflexão e ação. 

1. Abaixo, está o link para uma questão da prova de Ciências da Natureza do exame PISA. São três questões sobre O COMPORTAMENTO DO ESGANA-GATA, da página 63 a 68:


Analise a questão e discuta com o seu grupo: 
a) Quais são os conhecimentos que essa questão tem como objetivo avaliar? 
b) Discuta com seu grupo a importância de o estudante do Ensino Médio ser avaliado em relação a esses conhecimentos, de acordo com o que foi apresentado nesta unidade. 
c) Como o ensino das Ciências da Natureza, no seu contexto de trabalho, pode contribuir para o desenvolvimento desses conhecimentos? 

2. É comum associarmos investigação com experimentação nas salas de aula de Ciências da Natureza. No entanto, a experimentação no ensino de Ciências da Natureza, de maneira geral, é aplicada para se demonstrar algum conceito e, muitas vezes, tem somente como objetivo motivar mais o aluno para o tema. Ao contrário dessa concepção, tentamos mostrar nesta unidade que a investigação no ensino das Ciências da Natureza constitui-se por princípios orientadores da prática pedagógica. Esses princípios não necessariamente se concretizam por meio de atividades experimentais. Podem ser realizados também com a mediação de textos didáticos, textos de divulgação científica, exercícios, vídeos, atividades com características diversas. Cabe salientar que uma atividade experimental em que é solicitado ao aluno seguir um protocolo e as questões apenas confirmam o conceito estudado nas aulas teóricas precedentes, não contribui nem para o aprendizado nem para a construção de uma visão de Ciências da Natureza como discutido aqui. 

Nos documentos abaixo, há duas atividades experimentais sobre um mesmo tema. Aparentemente, as atividades se referem a temas de Biologia e os professores de Física e Química podem não se sentirem confortáveis em analisá-las. No entanto, as atividades pretendem criar possibilidades de o estudante vivenciar o pensamento e a argumentação científicos. Ao ser possível compará-las, enriquecemos esta reflexão. Por essa razão, convidamos a todos os professores a realizá-la, de preferência em grupos interdisciplinares. 

I. Metabolismo das plantas. Orientações para o aluno. Acesse:

II. Ecologia na restinga: uma sequência didática argumentativa. Atividade 2: Como ocorre o transporte de água no corpo das plantas. Acesse: 

Analise com o seu grupo as atividades, de acordo com os seguintes critérios:
 a) Quais são os objetivos, os conceitos e habilidades pretendidos em cada uma das atividades? 
b) Quais são as diferentes linguagens compartilhadas em cada uma das atividades (fala, escrita, tabela, gráfico, imagem, etc.) e como elas são mobilizadas pelos estudantes? 
c) Qual é o grau de autonomia intelectual dos alunos na realiza- ção de cada uma das atividades? 
d) Quais são as concepções das Ciências da Natureza presentes em cada uma das atividades? 
e) Quais seriam as possibilidades de execução das atividades em seu contexto de trabalho? Você faria modificações nas atividades? Quais seriam? Por que essas modificações seriam necessárias?

6 comentários:

  1. EQUIPE: FABRICIO, DANIEL e ELIZETH

    Analise a questão e discuta com o seu grupo:
    a) Quais são os conhecimentos que essa questão tem como objetivo avaliar?
    A capacidade do estudante para a análise, reflexão e interpretação de dados para resolução do problema (leitura de gráficos e etc.). Além dos conteúdos da área do conhecimento.

    b) Discuta com seu grupo a importância de o estudante do Ensino Médio ser avaliado em relação a esses conhecimentos, de acordo com o que foi apresentado nesta unidade.
    A importância do letrar e não apenas de repassar uma informação pronta aos alunos, pois mais importante que um conceito é a necessidade de formar para a vida, para as situações do dia-a-dia. Buscando o desenvolvimento de todas as capacidades do individuo (autonomia, reflexão, raciocínio, análise e etc.) tornando – o capaz ser crítico e ativo na sociedade.

    c) Como o ensino das Ciências da Natureza, no seu contexto de trabalho, pode contribuir para o desenvolvimento desses conhecimentos?
    Lançando questões desenvolvam o interesse e desperta curiosidade em buscar respostas para problemas complexos em relação a natureza. Formando uma consciência sustentável, oportunizando meios, onde os alunos tenham condições de chegar as suas próprias conclusões.

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  2. Equipe: Mônica, Rosiani e Suzete.

    a) Quais são os conhecimentos que essa questão tem como objetivo avaliar?
    Como é o peixe Esgana-gata (suas características), como e do que se alimenta?
    Quais são os motivos que levam o peixe Esgana-gata a tornar-se agressivo?


    b) Discuta com seu grupo a importância de o estudante do Ensino Médio ser avaliado em relação a esses conhecimentos, de acordo com o que foi apresentado nesta unidade.
    A unidade trata a importância de um trabalho significativo para o aluno. Sendo assim, é importante pensarmos num ensino de Ciências que atenda realmente a sua função. Por que é necessário investigar? Por que é necessário experimentar? Partindo do pressuposto que somos seres pensantes e sendo também o aluno um sujeito que constrói o seu conhecimento, pensamos que neste sentido o ensino de Ciências vai ajudá-lo (o aluno) a ser um ser crítico, que constrói ao longo do tempo. É importante que o aluno compreenda que ele pode ser um investigador e para isso necessita seguir os passos científicos, partindo de uma observação, investigação, experimentação, análise e síntese para que posteriormente possa refutar ou aceitar o que o levou a investigar. Quando nós conseguimos realizar tais passos, podemos dizer que estamos fazendo ciência porque somos por natureza seres pesquisadores. Por isso é necessário que o professor organize suas aulas neste sentido, fazendo os alunos perceberem que podem dialogar com a Ciências.


    c) Como o ensino das Ciências da Natureza, no seu contexto de trabalho, pode contribuir para o desenvolvimento desses conhecimentos?
    O ensino de Ciências permite uma maior reflexão, uma busca para compreender o mundo que o rodeia. Através do ensino tem o poder de promover a compreensão dos fenômenos da realidade.


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  3. Mônica Soares - Pedagoga20 de julho de 2015 às 21:22

    Equipe: Mônica, Rosiani e Suzete.

    a) Quais são os conhecimentos que essa questão tem como objetivo avaliar?
    Como é o peixe Esgana-gata (suas características), como e do que se alimenta?
    Quais são os motivos que levam o peixe Esgana-gata a tornar-se agressivo?


    b) Discuta com seu grupo a importância de o estudante do Ensino Médio ser avaliado em relação a esses conhecimentos, de acordo com o que foi apresentado nesta unidade.
    A unidade trata a importância de um trabalho significativo para o aluno. Sendo assim, é importante pensarmos num ensino de Ciências que atenda realmente a sua função. Por que é necessário investigar? Por que é necessário experimentar? Partindo do pressuposto que somos seres pensantes e sendo também o aluno um sujeito que constrói o seu conhecimento, pensamos que neste sentido o ensino de Ciências vai ajudá-lo (o aluno) a ser um ser crítico, que constrói ao longo do tempo. É importante que o aluno compreenda que ele pode ser um investigador e para isso necessita seguir os passos científicos, partindo de uma observação, investigação, experimentação, análise e síntese para que posteriormente possa refutar ou aceitar o que o levou a investigar. Quando nós conseguimos realizar tais passos, podemos dizer que estamos fazendo ciência porque somos por natureza seres pesquisadores. Por isso é necessário que o professor organize suas aulas neste sentido, fazendo os alunos perceberem que podem dialogar com a Ciências.


    c) Como o ensino das Ciências da Natureza, no seu contexto de trabalho, pode contribuir para o desenvolvimento desses conhecimentos?
    O ensino de Ciências permite uma maior reflexão, uma busca para compreender o mundo que o rodeia. Através do ensino tem o poder de promover a compreensão dos fenômenos da realidade.

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  4. a) Análise de gráficos; reprodução; reação química; comportamento social; inserção social.
    b) Reconhecer, analisar e compreender os dados que os mais diversos dados que este gráfico apresenta. Perceber o comportamento através das reações químicas no organismo. Comportamento social: respeito aos seus pares, aceitando-os através das suas escolhas.
    c) Dentro dos conteúdos de ciências exatas, a análise e entendimento de um gráfico pode ser trabalhado o comportamento social.
    Dentro das ciências da natureza tais conteúdos podem ser aprimorados através de experimentos/pesquisas.
    Professores: Denise Adriane Regis; Enzo Aparecido de Souza e Maria Luiza Oliani

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  5. 1) a)Os conhecimentos que tal questão tem por objetivo avaliar são a capacidade de leitura de gráficos e de comparação dos dados, interpretação de tais dados, com base na narrativa de padrões de acasalamento do Esgana-gato, seu comportamento social e de padrões físico-químicos que orientam a agressividade e o cortejo do macho da espécie.
    b) A avaliação em relação à leitura e à capacidade de interpretação de dados, gráficos e tabelas é fundamental para que o aluno se insira nos contextos mais diversos de informação de nosso mundo. Compreender os padrões de comportamento do peixe em relação aos padrões físico-químicos que comandam a sexualidade dos animais e sua organização social, às quais estão em função de padrões hormonais que regulam os comportamentos dos animais. Também é importante que se procure reconhecer como ações que desorganizem a natureza podem interferir no ciclo de procriação dos animais, podendo interferir em situações fundamentais da existência dessas espécies. Por último, pode-se fazer um paralelo de situações que são semelhantes para o ser humano.
    Acreditamos que seja muito importante conhecer mais intimamente o funcionamento da natureza para realizarmos uma leitura simbólica e estética mais profunda e fecunda de nossas emoções, intenções e condições expressivas, além de promover uma ação criativa mais coerente.
    Daniele Franco e Cristine Christofis de Amorim

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  6. CADERNO III - REFLEXÃO E AÇÃO 1 - BARBARA DUARTE

    Analise a questão e discuta com o seu grupo:
    a) Quais são os conhecimentos que essa questão tem como objetivo avaliar?
    Interpretação de dados através de gráficos, tabelas, textos e imagens permitindo ao aluno relacionar conceitos trabalhados em sala em diversas disciplinas como com o seu cotidiano ou notícias que ganham destaque na mídia.

    b) Discuta com seu grupo a importância de o estudante do Ensino Médio ser avaliado em relação a esses conhecimentos, de acordo com o que foi apresentado nesta unidade.
    Se a intenção da ciência é a interpretação das transformações do mundo, esta avaliação faz-se necessário dando inclusive justificativa para cada tema abordado em sala e permitindo ao aluno tomar decisões mais conscientes. Explicar fatos e observar quais ações obtiveram quais reflexos é parte fundamental do ensino aprendizado de ciências.

    c) Como o ensino das Ciências da Natureza, no seu contexto de trabalho, pode contribuir para o desenvolvimento desses conhecimentos?
    Podemos interpretar estas transformações através de conhecimentos científicos em micro e macroescala e aprimorar através de experimentos/pesquisas.




    2. Analise com o seu grupo as atividades, de acordo com os seguintes critérios:
    a) Quais são os objetivos, os conceitos e habilidades pretendidos em cada uma das atividades?
    Os arquivos trazem textos e práticas que ilustram a aplicação do ensino de ciências de maneira mais interessante para os alunos, pois a linguagem não é técnica, facilitando a leitura e interpretação, os experimentos são fáceis de serem realizados e fundamentados com conceitos.

    b) Quais são as diferentes linguagens compartilhadas em cada uma das atividades (fala, escrita, tabela, gráfico, imagem, etc.) e como elas são mobilizadas pelos estudantes?
    Fala e escrita do cotidiano com gráficos e imagens que procuram traduzir as transformações e facilitar o entendimento e a montagem dos experimentos.

    c) Qual é o grau de autonomia intelectual dos alunos na realização de cada uma das atividades?
    O aluno poderia realizar as práticas de maneira totalmente autônoma, pois o procedimento é fácil e não gera riscos a integridade física.

    d) Quais são as concepções das Ciências da Natureza presentes em cada uma das atividades?
    Acho que a principal é traduzir as linguagens do mundo.

    e) Quais seriam as possibilidades de execução das atividades em seu contexto de trabalho? Você faria modificações nas atividades? Quais seriam? Por que essas modificações seriam necessárias?
    Teria que alterar as explicações para o ponto de vista químico, por exemplo, as reações químicas envolvidas na fotossíntese.

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