quarta-feira, 12 de novembro de 2014

REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO VI - TÓPICO 1

A partir de sua formação — inicial e continuada — e de sua experiência docente, discuta e reflita com colegas de outra área distinta as questões abaixo.
(O trabalho será em sugerimos pequenos grupos de 3 professores de áreas bastante distintas, por exemplo, Educação Física, Matemática e Sociologia):

– Quais têm sido os maiores desafios no campo da avaliação educacional?
– Qual sua concepção de avaliação e como ela se constituiu na sua trajetória docente?

8 comentários:

  1. Caderno Vi- Tópico
    Acredito que não temos apenas um desafio, porém vários deles. Partindo do pressuposto de que a Avaliação é uma prática social carregada de valores, complexa, epistemológica, técnica, ética, política. Entende-se que muito temos que avançar diante deste processo. Entre os desafios que podem ser citados relaciono aqui o que mais mais prejudicam esta prática no processo escolar:
    - Entendimento da definição de avaliação
    - Tempo escolar
    - Entendimento da concepção de avaliação da escola onde se trabalha
    - Entendimento do que está pautado no PPP, Regimento escolar, e PTD da escola referente a avaliação.
    -Questionamentos para tentar amenizar os desafios quanto a prática da avaliação educacional: ( estes citados no texto e que merecem reflexão )
    Por que avaliamos jovens que tem o direito constitucional de frequentar o ensino médio?
    Qual seria a relação da avaliação com a função social da escola básica?
    Qual seria a vinculação da avaliação com o que se aprende e o que se ensina no ensino médio?
    Prof- Pedagoga- Mônica Soares.

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  2. Considerando que, em relação à avaliação de aprendizagem, ainda não temos clareza sobre os critérios implícitos e explícitos que norteiam o processo. Consideramos que precisamos avançar muito no sentido de dar conta de uma avaliação coerente com um processo gradativo de desenvolvimento humano, não apenas de conteúdos deslocados de significação, sensível, simbólica e histórica.
    Também consideramos que a avaliação institucional é incipiente, precisando caminhar mais no retorno dos dados coletados e em estratégias que realimentem o processo no sentido de alcançar uma visão mais ampla dos processos de ensino aprendizagem.
    Nossa concepção de avaliação é de que ela precisa acontecer nos três níveis (aprendizagem, institucional e externa), de maneira a poder acompanhar e mediar o aprendizado real do estudante, fornecer referencial para o trabalho do professor, ser material para a organização da escola e das práticas escolares, retroalimentando o processo e organizando estratégias para modificar concepções e referenciais no sentido de democratizar e humanizar a educação. As avaliações externas devem colaborar no sentido de diminuir as distâncias de qualidade de educação na realidade nacional. Tal visão do processo de avaliação foi se construindo a partir da prática e da reflexão.

    Daniele Franco e Cristine C. de Amorim

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  3. Caderno IV- Tópico I - Segunda pergunta

    A concepção de avaliação educacional que acredito é daquela que percebe o estudante em sua formação integral. A avaliação não é um final, porém um processo que acolhe o início, o intermediário e o final. Este tópico citado no texto de estudo p.18, Perrenoud (1999); A avaliação da aprendizagem compreende algumas questões- Inicial: avaliação diagnóstica, Intermediária, desencadeada durante o desenvolvimento do programa curricular e a avaliação final, que propõe não um desfecho, porém dentro de uma concepção somativa, do que funcionou e do que poderá ser realizado para as próximas etapas.
    Eu acredito num processo avaliativo pautado e fundamentado pelo projeto político pedagógico da escola, considerando a realidade da comunidade escolar, acreditando que o que a escola faz é o que faz a escola . Reiterando que a educação é um bem público e de direito dos jovens, voltado para a construção da autonomia , cidadania, solidariedade, identidade nacional e de responsabilidade social. E se assim é, não podemos conceber um processo avaliativo diferente desta perspectiva .

    Prof. Pedagoga Mônica Soares

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  4. Caderno VI- Tópico 1

    Os maiores desafios da avaliação educacional na atualidade são: Como avaliar? Para que avaliar? Quais instrumentos utilizar? Quais os momentos para a recuperação? Como superar a questão de apenas recuperar notas e não a aprendizagem? Como superar o tempo escolar com o efetivo trabalho pedagógico e o excesso de burocracia em registros, muitas vezes utilizados em algumas instituições?
    A nossa concepção de avaliação se refere ao ato de verificar a aprendizagem dos (as) educando (as) no decorrer de um processo de ensino, partindo do que o aluno(a) já sabia e até onde conseguiu alcançar. É importante que seja verificado quais os conhecimentos alcançados pelo aluno (a), assim como o que pode ser retomado. Destaca-se que a avaliação tenha como função ser diagnóstica,formativa e somativa.
    A avaliação em nossa trajetória docente se constitui como um desafio a ser melhorado a todo momento. É importante que exista uma reflexão no sentido de proporcionar uma maior verificação do que foi ou não apreendido.
    (Daniel José Gonçalves Pinto- Geografia e Nilton Cezar dos Santos - Pedagogo)

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  5. Equipe: Bárbara, Fabricio, Cleiton e Fernando

    – Quais têm sido os maiores desafios no campo da avaliação educacional?
    Partindo do pressuposto que a avaliação deve ser diagnóstica e processual, um dos maiores desafios que acreditamos é verificar se a avaliação está realmente cumprindo este papel.
    Na Educação Física é avaliada diariamente. Mas na Física, Química e Biologia a avaliação é mais pontual e determinada pelo momento do aluno. Existe uma reflexão da melhora do aluno que não consegue ser transformada em nota formal e que acaba refletindo no Conselho de Classe. Portanto, o Conselho de Classe acaba sendo uma avaliação diagnóstica processual, o que geralmente não é conseguido durante o ano.

    – Qual sua concepção de avaliação e como ela se constituiu na sua trajetória docente?
    Depois do debate das áreas, chegamos a conclusão é um ato de reflexão, que deve mostrar tanto conhecimento do aluno, como servir para diagnóstico do trabalho do próprio professor.
    É preciso considerar que o processo de avaliação tem início quando se realiza uma avaliação diagnóstica, com a finalidade de identificar os conhecimentos e habilidades que os estudantes já possuem. Nessa perspectiva, os instrumentos de avaliação devem ser diversificados e adequados à situação de avaliação proposta.

    Observamos que na disciplina de Educação Física o planejamento contempla a oportunidade de avaliações formativas e somativas, entretanto nas demais disciplinas ocorre somente avaliações formativas, visto que o PPP prevê uma determinada nota, que seria trabalhos, pesquisas e provas. Entretanto em Biologia, Química e Física, no CEP ocorrem aulas de laboratórios padronizadas que se configuram como avaliações somativas, já que mensuram uma nota mais de participação do que conhecimento, especificamente falando.

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  6. Primeiro grande desafio é preparar uma avaliação de forma coerente de modo que possa ser mensurado o conhecimento do estudante . Sendo assim , a avaliação deve ser contínua para verificar ou não a aprendizagem dos nosso estudantes e corrigi-las em tempo hábil para que haja crescimento desse estudante. Na nossa prática docente , entendemos que no momento em que solicitamos as tarefas , resolução de exercícios em sala , participação em sala , trabalho em grupo ,.. estamos fazendo uma avaliação continua com este estudante , pois nestes momento podemos identificar se o mesmo adquiriu o conhecimento e em caso negativo uma mudança de estratégia com a retomada do conteúdo .

    Professora Denise e Prof. Enzo ( Matemática )

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  7. Escolher a maneira mais justa, na medida do possível, para se avaliar, dando a oportunidade de todos os estudantes mostrarem seu desenvolvimento no transcurso do ano letivo, observando, dia após dia, suas dificuldades e a maneira como as enfrentam na busca pela superação das mesmas, contemplando as diferentes formas de aprendizado é o que eu, em minha atividade docente, gostaria de fazer. No entanto, isso está bem distante da realidade que vivencio em sala de aula, e creio que da de muitos colegas também, pois, uma avaliação nesse formato requer conhecimento pleno de toda a classe, além de uma considerável quantidade de encontros que devem ocorrer com frequência e com tempo suficiente para acompanhar cada estudante, o que implica em turmas que não sejam tão numerosas. No formato atual do Ensino Médio, pelo menos em minha disciplina, isso é praticamente impossível. A diversificação das atividades avaliativas ajuda a estreitar o abismo que existe entre o que se deseja fazer e aquilo que se faz, mas está longe de ser uma solução.....escassez de tempo e excesso de estudantes a serem avaliados ainda são fatores que prejudicam muito o processo avaliativo.
    Albano - Física

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  8. Elói Reni de Oliveira

    Em Língua Portuguesa, como também em Geografia, a avaliação de interpretação/compreensão de textos e de produção textual (habilidade de escrita) é um grande desafio, pois os alunos apresentam resistência para desenvolver a habilidade de leitura.
    Desenvolver a habilidade de leitura requer:
    - seleção de textos de boa qualidade;
    - conhecimento dos elementos contextualizadores do texto: autor, título, sumário, assunto, tema, ilustrações, ... - para a compreensão do mesmo;
    - desenvolver atividades cuja finalidade seja apresentar alguns objetivos orientadores do ato de ler, por meio de um levantamento de aspectos que auxiliem a construção dos sentidos do texto: o tema, o assunto, o gênero textual em função de suas características, os recursos expressivos utilizados pelo autor;
    - possibilitar que os alunos manifestem seus sentimentos e opiniões, pedindo que justifiquem os mesmos(para que possam ir além do "é legal" ou "gostei").
    Também dificulta a avaliação perceber que os alunos apresentam defasagem de conteúdos, sobre os quais deveriam ter obtido conhecimento nas séries anteriores, como por exemplo: conhecimentos gramaticais, ortográficos, de pontuação, de acentuação, conhecimentos de mapas geográficos, coordenadas geográficas, fusos horários,...
    Avaliação é um processo contínuo e pontual que, utilizando variados instrumentos como responsabilidade, assiduidade, pontualidade, atenção durantes as aulas expositivas, intervenção quando em dúvida, participação argumentativa em dabates/seminários, leituras, pesquisas, provas, trabalhos, realização de exercícios (tarefas), produções textuais escritas e orais, procura aferir o aprendizado dos alunos e que também indica o que ainda precisa ser feito para que tenham condições de dar continuidade ao desenvolvimento do aprendizado no sistema escolar.

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