quarta-feira, 12 de novembro de 2014

REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO VI - TÓPICO 2

Em consulta ao Projeto Político Pedagógico e aos Planos de Ensino (aos quais você possa ter acesso) de sua escola, procure identificar os seguintes elementos: 

– Definição(ões) de avaliação da aprendizagem encontrada(s). 
– Quais os instrumentos e procedimentos mais utilizados. 
– Critérios para atribuição de notas ou conceitos e de aprovação. 
– Instâncias e participantes para definição da situação de cada aluno ao final do ano letivo. 
– Outras observações que considere relevantes para a discussão de avaliação da aprendizagem.

8 comentários:

  1. De acordo com o documento do PPP, assim como no regimento escolar, a avaliação do colégio é compreendida como um processo diagnóstico, processual sendo realizado no decorrer do ano letivo por semestre, pois se teria um período maior de acompanhamento do processo ensino-aprendizagem, como maior tempo para a realização de verificações nesse sentido. Tem-se como critério a superação da mera quantificação numérica para a avaliação do aluno, culminando no conselho de classe com a troca entre os professores para uma visão mais ampla do processo e do próprio aluno. A recuperação é contínua e concomitante, caracterizando a recuperação de conteúdo e, não, de instrumento. Apesar de termos essa concepção de avaliação ainda não conseguimos nos livrar da avaliação que seleciona quem passa ou reprova. Ainda não conseguimos interligar de forma eficiente as instâncias de avaliação processual que subsidiam o trabalho do professor, alimentando o seu próprio trabalho, assim como o da equipe pedagógica, passando para uma avaliação institucional mais efetiva no sentido de refletir as concepções e práticas realmente presentes na escola.
    Daniele Franco e Cristine C. de Amorim

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  2. Caderno VI tópico 2

    A definição de avaliação do CEP é a seguinte:" A avaliação visa verificar se os estudantes passaram do estágio do senso comum para a consciência crítica dos conteúdos."
    Os instrumentos mais utilizados de forma geral são as provas, no valor de (6,0 pontos) e outros instrumentos variados, (valor de 4,0 pontos). É importante destacar que no Plano de Trabalho Docente e de acordo com o rol de conteúdos e suas metodologias o professor (a) define como avaliar e quais as estratégias e instrumentos a serem utilizados nas avaliações e nas recuperações de notas e conteúdos. Os critérios para a definição de aprovação e reprovação são definidos no P.P.P ( Projeto Político Pedagógico) do colégio, assim como a média para efetiva aprovação no ano letivo. Os critérios para aprovação e reprovação são discutidos e rediscutidos no conselho de classe.
    As instâncias para a definição da aprovação do aluno (a) são o conselho de classe, também cabe recurso á escola e ás instâncias superiores ( Núcleo de educação e outros). ( Daniel José Gonçalves Pinto- Geografia- Nilton Cezar dos Santos- Pedagogo)

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  3. Caderno IV- Tòpico II

    1- A avaliação de aprendizagem fundamentada em nosso projeto político pedagógico apresenta uma função diagnóstica e processual, abrangendo um carater crítico dos conteúdos apresentados pela proposta curricular e as diretrizes curriculares nacionais.

    2- Avaliações, apresentações , trabalhos, discussões, teatro

    3- Art. 168- A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar suas características individuais no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
    Parágrafo Único – Dar-se-á relevância à atividade crítica, à capacidade de síntese e à elaboração pessoal, sobre a memorização.
    Art. 168.A – A avaliação é organizada em função da apropriação dos conteúdos, utilizando métodos e instrumentos diversificados, coerentes com as concepções e finalidades educativas expressas no Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual do Paraná – Ensino Fundamental, Médio e Profissional.
    Parágrafo Único – É vedado ao docente submeter o aluno a uma única oportunidade e a um único instrumento de avaliação.

    Art. 168.B – Os critérios de avaliação serão elaborados em consonância com a organização curricular e descritos na Proposta Pedagógica e no Plano de Trabalho Docente.
    Art. 168.C – Na avaliação do aluno, devem ser considerados os resultados obtidos durante todo o período letivo, num processo contínuo, expressando o seu desenvolvimento escolar, tomado na sua melhor forma.
    Art. 168.D – Os resultados das atividades avaliativas serão analisados durante o período letivo, pelo professor e pelo aluno, observando os avanços e as necessidades detectadas, para estabelecer novas ações pedagógicas.
    Art. 169- A avaliação da aprendizagem terá os registros de notas expressos em uma escala de 0 (zero) a 10,0 (dez vírgula zero).
    § 1º – A nota, no decorrer de cada semestre, deverá ser somatória.
    § 2º – Para efeito de cálculo da média anual do Ensino Fundamental, do Ensino Médio, nos cursos da Educação Profissional – Modalidade Integrada e no CELEM, será aplicada a seguinte fórmula:

    MÉDIA ANUAL = (NOTA DO 1º SEMESTRE) X 4 + (NOTA DO 2º SEMESTRE) X 6 = MÉDIA FINAL 10

    § 3º – O registro da verificação da aprendizagem dos estudantes matriculados nos cursos de ensino fundamental, médio e integrado, forma anual - são realizados semestralmente.
    § 4 - O registro da verificação da aprendizagem dos estudantes matriculados nos cursos da educação profissional - modalidade subseqüente, forma semestral - são realizados semestralmente com acompanhamento do rendimento registrado bimestralmente. O registro de avaliação parcial deverá abarcar 50% dos conteúdos trabalhados., com oportunidade de recuperação da totalidade dos conteúdos de ensino.

    § 5º – Para o registro das avaliações no semestre, no Ensino Fundamental, Médio, – Modalidade Integrada em nível médio e CELEM, ficam estabelecidos os seguintes valores:6,0 pontos do total da nota do semestre serão compostos a partir de avaliações formais. Os demais 4,0 pontos serão compostos por avaliações realizadas a partir instrumentos diversos
    Art. 170- O rendimento mínimo exigido pelo Estabelecimento de Ensino para a promoção é a média final 6,0 (seis vírgula zero) por disciplina e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) na série.

    4- Os segmentos participantes do fechamento deste processo : Equipe docente; Equipe pedagógica

    5- O Conselho de Classe participativo, com estudantes das turmas analisadas no decorrer do processo, reitera a avaliação em uma concepção que visa o estudante, jovem do ensino médio em sua formação integral. Este encontro participativo promove uma condição de valores voltados para uma avaliação ética, epistemológica, política, integrada e coerente a proposta de escola que é descrita em nosso projeto educacional.

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  4. EQUIPE: BÁRBARA, FABRICIO, CLEITON E FERNANDO
    – DEFINIÇÃO(ÕES) DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ENCONTRADA(S).
    A avaliação visa verificar se os estudantes passaram do estágio do senso comum para a consciência crítica dos conteúdos. Sua função é diagnóstica e processual. Olham-se as condições de uma realidade para averiguar as alterações necessárias para que a prática seja construída numa direção desejada.
    O conselho de classe deve ser o momento primordial de avaliação e reavaliação do processo de ensino aprendizagem, superando a mera quantificação expressa em “notas”, processos esses compartilhados coletivamente por professores, pedagogos e estudantes (aqui cabe ressaltar a participação parcial do estudante) que vise o aprimoramento do processo de avaliação cujo fim último é a melhor formação acadêmica do discente. O conselho deve ser pautado sempre no bom senso e no respeito à diversidade e tem relevância nos aspectos cognitivos do estudante.
    Finalizando, a relação professor-estudante deve ser significativa e estabelecida através de relações de confiança, respeito e mediação: “Instância fundamental no âmbito da escola, do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos” (PIMENTA, 1985, p. 33).
    Entendendo-se que o processo de aprendizagem está indissociável das relações dos agentes educacionais e suas funções no ambiente escolar.

    – Quais os instrumentos e procedimentos mais utilizados.
    Art. 168- A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar suas características individuais no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
    Parágrafo Único – Dar-se-á relevância à atividade crítica, à capacidade de síntese e à elaboração pessoal, sobre a memorização.
    Art. 168.A – A avaliação é organizada em função da apropriação dos conteúdos, utilizando métodos e instrumentos diversificados, coerentes com as concepções e finalidades educativas expressas no Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual do Paraná – Ensino Fundamental, Médio e Profissional.
    Parágrafo Único – É vedado ao docente submeter o aluno a uma única oportunidade e a um único instrumento de avaliação.
    Art. 168.B – Os critérios de avaliação serão elaborados em consonância com a organização curricular e descritos na Proposta Pedagógica e no Plano de Trabalho Docente.
    Art. 168.C – Na avaliação do aluno, devem ser considerados os resultados obtidos durante todo o período letivo, num processo contínuo, expressando o seu desenvolvimento escolar, tomado na sua melhor forma.
    Art. 168.D – Os resultados das atividades avaliativas serão analisados durante o período letivo, pelo professor e pelo aluno, observando os avanços e as necessidades detectadas, para estabelecer novas ações pedagógicas.

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  5. EQUIPE: BÁRBARA, FABRICIO, CLEITON E FERNANDO

    – Critérios para atribuição de notas ou conceitos e de aprovação.
    Art. 169- A avaliação da aprendizagem terá os registros de notas expressos em uma escala de 0 (zero) a 10,0 (dez vírgula zero).
    § 1º – A nota, no decorrer de cada semestre, deverá ser somatória.
    § 2º – Para efeito de cálculo da média anual do Ensino Fundamental, do Ensino Médio, nos cursos da Educação Profissional – Modalidade Integrada e no CELEM, será aplicada a seguinte fórmula:

    MÉDIA ANUAL = (NOTA DO 1º SEMESTRE) X 4 + (NOTA DO 2º SEMESTRE) X 6 = MÉDIA FINAL 10

    § 3º – O registro da verificação da aprendizagem dos estudantes matriculados nos cursos de ensino fundamental, médio e integrado, forma anual - são realizados semestralmente.
    § 4 - O registro da verificação da aprendizagem dos estudantes matriculados nos cursos da educação profissional - modalidade subseqüente, forma semestral - são realizados semestralmente com acompanhamento do rendimento registrado bimestralmente. O registro de avaliação parcial deverá abarcar 50% dos conteúdos trabalhados., com oportunidade de recuperação da totalidade dos conteúdos de ensino.
    § 5º – Para o registro das avaliações no semestre, no Ensino Fundamental, Médio, – Modalidade Integrada em nível médio e CELEM, ficam estabelecidos os seguintes valores:6,0 pontos do total da nota do semestre serão compostos a partir de avaliações formais. Os demais 4,0 pontos serão compostos por avaliações realizadas a partir instrumentos diversos
    Art. 170- O rendimento mínimo exigido pelo Estabelecimento de Ensino para a promoção é a média final 6,0 (seis vírgula zero) por disciplina e frequência igual

    – Instâncias e participantes para definição da situação de cada aluno ao final do ano letivo.
    No CEP, o Conselho de Classe reúne-se em dois momentos por semestre, em datas definidas no Calendário Escolar.
    O Conselho de Classe, segundo o regimento do colégio, tem como objetivo acompanhar e aperfeiçoar o processo ensino- aprendizagem dos estudantes, diagnostica os resultados, analisa as atividades desenvolvidas, estuda e interpreta os dados da aprendizagem.
    Num primeiro momento, as pedagogas realizam o pré conselho em sala de aula, com os estudantes, analisam as informações obtidas a partir de uma discussão orientada sobre o processo de aprendizagem, com base nos avanços e dificuldades enfrentadas pela turma. Também, neste momento, os representantes de turma são preparados para participarem do conselho de classe. No conselho de classe, a partir da análise dos dados trazidos pelos estudantes e da análise em relação ao perfil da turma, são traçadas conjuntamente as metas para o avanço do processo de ensino e aprendizagem.
    Num segundo momento, a pedagoga retorna à turma para dar a devolutiva das ações definidas no conselho de classe.

    – Outras observações que considere relevantes para a discussão de avaliação da aprendizagem.
    A partir do momento reconhecemos que o conselho de classe como etapa final da avaliação diagnóstica e processual, um problema acontece no CEP:
    Devido ao número elevado de turmas, os Conselhos de classe ocorrem simultaneamente o que geralmente impede a participação do professor em algumas turmas. E ele prioriza a turma que acha ser mais necessário.

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  6. A avaliação é diagnóstica e processual .É um processo contínua onde verifica-se a aprendizagem do estudante e o que é necessário alterar a prática pedagógica do docente.Os instrumentos mais utilizados são os formais , trabalhos individuais e em grupos, seminários, participação dos alunos em sala, debates, pesquisas individuais e coletivas , e laboratórios .
    As notas são atribuídas através de instrumentos de avaliações, podendo o estudante refazer qualquer processo avaliativo no qual ele não tenha obtido um rendimento e aprendizagem adequada .Os professores envolvidos com os estudantes no decorrer do ano letivo e em conselhos de classe realizados ao longo do ano discutem o aprendizado, os avanços e os retrocessos, e as possíveis estagnações dos jovens para promoção ou retenção dos mesmos . O processo avaliativo é uma questão que ainda deve ser muito discutida entre todos profissionais envolvidos com a educação, por se tratar de um processo que deve ser contínuo e por estarmos avaliando a vida escolar e pessoal destes jovens.
    Professora Desise e Prof. Enzo ( Matemática )

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  7. De: Profª Arlete Dolny (Língua Portuguesa) e Profº Elói (Geografia).

    Avaliação da aprendizagem é uma importante ferramenta de que dispõe os professores para alcançar o principal objetivo da escola: fazer com que todos os estudantes evoluam na qualidade do aprendizado e oferecer alternativas para um avanço bastante seguro e confiável.
    Se a avaliação é tida como uma reorientação para que a aprendizagem seja melhorada e para a melhoria do sistema de ensino, é importante pensar e planejar muito antes de propor aos alunos o instrumento avaliativo, pois tanto o professor quanto o aluno são protagonistas no processo avaliativo. Ao professor cabe definir exatamente o que quer - listar os conteúdos relevantes, informá-los aos alunos, evitar mudanças durante o processo, expor e discutir os critérios de avaliação de forma coletiva. Ao aluno, como co-protagonista no processo avaliativo, cabe participar dessa negociação, o que auxilia na obtenção de melhores resultados.
    Segundo Cipriano Carlos Luckesi, professor de pós-graduação em Educação, a boa avaliação envolve três passos:
    1º Saber o nível atual de desempenho do aluno (etapa conhecida como diagnóstico);
    2º Comparar essa informação com aquilo que é necessário ensinar no processo educativo (qualificação);
    3º Tomar as decisões que possibilitem atingir os resultados (planejar atividades, sequências didáticas ou projetos de ensino, com os respectivos instrumentos avaliativos para cada etapa).

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  8. Sobre a avaliação no CEP, conforme os demais colegas já haviam postado.....”A avaliação visa verificar se os estudantes passaram do estágio do senso comum para a consciência crítica dos conteúdos. Sua função é diagnóstica e processual. Olham-se as condições de uma realidade para averiguar as alterações necessárias para que a prática seja construída numa direção desejada”.
    Apesar daquilo que é descrito no PPP, nossa prática, em geral, segue um rumo um tanto diferente. Há que se avançar muito nesse sentido o que, creio, não seja tão simples, haja vista que o que é descrito no parágrafo acima requer tempo hábil para conhecimento daquilo que os estudantes produzem e para se traçar novas estratégias para a superação dos problemas existentes. Dessa forma, a prática mais comum (a menos de algumas exceções) é escolher alguns instrumentos de avaliação a fim de se fazer uma mensuração do aprendizado, o que, certamente, não é garantia que o mesmo tenha ocorrido.
    Os instrumentos e procedimentos adotados variam conforme a especificidade de cada disciplina. Naquelas que abrangem as Ciências da Natureza, além das tradicionais provas, trabalhos (com ou sem apresentação oral), listas de exercícios e pesquisas, durante e após as aulas de laboratório é possível verificar a produção dos estudantes nas práticas propostas, de acordo com aquilo que cada professor julgar importante no processo. Os critérios para atribuição das notas normalmente são descritos nos planos de trabalho de cada professor e a definição da situação de cada aluno fica a critério do professor ou, caso o estudante não tenha alcançado a média estabelecida, o Conselho de Classe fica encarregado da decisão.
    Albano - Física

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