Você conhece o PPP de sua escola? Você sabe quando e como ele foi construído? Procure saber sobre este processo de sua escola. Procure também conhecer o seu conteúdo e, principalmente, quais são suas principais finalidades.
Converse com os seus colegas sobre o PPP de sua escola e verifique se há necessidade de uma revisão ou reconstrução do dele.
Como está o ambiente em sua sala de aula? Prevalece a hierarquia ou o diálogo? Os alunos têm a possibilidade de aprender e se desenvolver como cidadãos?
Pense sobre isso e reflita sobre a sua postura e suas estratégias de ensino, se elas favorecem mais ao desenvolvimento de seres adestrados ou de seres reflexivos.
O Projeto Político Pedagógico (PPP) do colégio onde trabalhamos está sendo reconstruído para atender as necessidades do processo ensino-aprendizagem mais próximas da realidade social/política que o país está vivendo no momento. A finalidade do P.P.P é respaldar todas as decisões tomadas pelos professores, setor pedagógico e direção escolar no âmbito escolar e que dizem respeito ao processo educacional.
ResponderExcluirNo que diz respeito ao ambiente de sala de aula, prevalece o diálogo e regras claras para facilitar o bom andamento das aulas. Os alunos podem, a todo momento, intervir e trazer o seu conhecimento sobre o tema proposto participando de forma mais dinâmica e produtiva das aulas.
Nossa prática tem o seguinte princípio: Ensinar como pensar e não o que pensar ensinando o aluno o senso crítico. Trabalhamos de forma a dar condições ao aluno não somente saber o que é um sismo, por exemplo, mas o que causa o sismo e quais são as consequências de tal fenômeno.
Professores: Elói e Daniel (Geografia)
Bom, o professor do CEP que não conhece o PPP da escola é porque não quer. Este ano em diversos momentos, como capacitações e das reuniões com coordenadores, o PPP foi discutido e replanejado. Ele vem sendo construído ano a ano por equipes docentes, pedagogos, direção, conselho, grêmio, ... e realmente em muitas equipes é norteador de decisões.
ResponderExcluirDentro da sala de aula, buscamos valorizar a opinião do aluno, escutá-lo e instiga-lo a agir criticamente. Claro, que não é uma tarefa fácil, pois:
- muitas vezes os alunos criticam lutando por direitos, mas esquecendo de deveres
- as vezes, até mesmo para ganhar tempo, é mais fácil agir hierarquicamente.
Mas com certeza, com o tempo, as reflexões, e novos estudos, tanto o PPP como nossas ações como docentes devem ser aperfeiçoadas, buscando valorizar a ação de cidadão.
Barbara (Química) e Fernando (Biologia)