sexta-feira, 24 de outubro de 2014

REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO V - TÓPICO 4

Se existe um Grêmio Estudantil funcionando em sua escola, procure verificar como está atuando, quais os temas sobre os quais discute, que visão os integrantes têm da sua própria atuação, assim como da escola e do seu funcionamento. 
Converse com os integrantes do grêmio sobre como é a sua participação nos processos de discussão e decisão acerca da vida da escola, como são tomadas as decisões internamente, assim como sobre o reconhecimento que têm pela direção, pelos professores e por funcionários. 
Com base nesses levantamentos, a que conclusões você chega sobre a participação democrática no interior do Grêmio e sobre a participação dos jovens que o compõem nas decisões tomadas pela escola? 
Para ter uma ideia melhor do significado do conceito de resiliência, procure identificar, com um grupo de colegas, entre atividades propostas aos jovens pela Secretaria de Educação, quais se guiam por esse conceito. O mesmo pode ser feito com relação a problemas de moradia, de transporte, de saneamento, relatados por alunos que vivem na localidade onde se situa a escola.

2 comentários:

  1. CADERNO V - TÓPICO 4

    O Grêmio Estudantil do colégio onde trabalhamos é bem atuante na luta pelos direitos e deveres dos alunos. Na realidade o Grêmio Estudantil é um elo entre os alunos e a direção do colégio/professores para fazer valer os direitos dos alunos CADERNO V - TÓPICO 4 e também cobrar dos mesmos o cumprimento das decisões tomadas em conjunto com a direção escolar.
    Professores: Eloi e Daniel (Geografia)

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  2. O Grêmio tem bastante voz ativa dentro do colégio, visto que ele sempre é solicitado nas reuniões e também questionado sobre ações escolares. Eles também podem dar suas opiniões e/ou levar opinião dos alunos para a direção e órgãos escolares. Observa-se que o que populariza o grêmio são as atividades sociais, como os eventos, mas vejo que os alunos vêm trabalhado bastante em outros aspectos não tão notários para os alunos. A escola propõe aos alunos auxilio a alimentação, servindo lanches entre os intervalos, almoço e jantar gratuitos, até porque boa parte dos nossos alunos não vivem em regiões vizinhas. Desta forma, é impossível pontuar problemas de moradia e saneamento, visto a dispersão regional de alunos.
    Barbara (Química) e Fernando (Biologia)

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