terça-feira, 28 de março de 2017

Reflexão e Ação 2 - Educação de Jovens e Adultos

Publique um pequeno texto interpretando os dados dos Questionários aplicados aos estudantes de Educação de Jovens e Adultos. O questionário foi aplicado pelas professoras Elizeth e Léa no CEAD Poty Lazzaroto.


- Apresente os dados do aspecto que coube ao seu grupo, bem como a análise crítica.

- Conste o nome dos cursistas participantes, bem como a disciplina de cada um.


Prazo: Até dia 15 de abril de 2017.

12 comentários:

  1. Modalidades do Ensino Médio-EJA
    Na análise tabulatória do questionário socioeconômico e cultural de alunos da EJA chegamos a seguinte conclusão.
    O estudante que realiza seus estudos na Educação de Jovens e Adultos compreende a faixa etária de 18 a 24 anos, em sua maioria do gênero masculino estado civil solteiro. Não possuem filhos e com moradia em Curitiba. Utiliza-se de carro para se locomoverem até o curso. O nível de instrução depende da conclusão da EJA. Os motivos da escolha por este formato de ensino é demonstrado pela rapidez de término. A condição socioeconômica predominante baseia-se entre um a dois salários mínimos. A maioria é trabalhador de empresa privada. Dos 48 analisados, 24 possuem casa própria. Em relação ao abandono dos estudos a pesquisa revela que 38 deles desistiram por motivos variados, entre eles, o trabalho, gravidez, doenças e dificuldades financeiras. O nível de escolaridade dos pais destes alunos apresentam os seguintes dados, na sua maioria com fundamental incompleto e médio, alguns chegaram (minoria) em nível superior. Na categoria inclusão digital apenas dois disseram que não sabiam utilizar o computador, os demais utilizam com facilidade em suas próprias casas com rede própria se internet. Nas atividades culturais o grupo analisado declara que utilizam maior parte de seu tempo coma internet e televisão. Sendo similar a utilização do rádio e jornal e na sua minoria revista impressa. A maioria dos entrevistados declara gosto pela leitura, somando 34. As escolhas de temas variam entre ficção, técnicos e autoajuda. A preferência de lazer são viagens para o litoral (praia).

    Adriana Patrocinio Delavia
    Denise Adriane Régis
    Mônica Soares
    Wanda Husak

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns ao Grupo! Os dados apresentados certamente são fontes de muitas indagações e inquietudes sobre a temática estudada.

      Excluir
  2. Modalidade Ensino Médio - EJA- Manhã

    Foram analisados 21 estudantes do E. M. EJA do período da Manhã e a equipe chegou a seguinte conclusão:
    A maioria dos estudantes tem entre 18 e 24 anos, são mulheres, solteiras e algumas com filhos.
    Eles vêm de 16 bairros diferentes e usam ônibus como meio de transporte.
    Foi constatado que a rapidez para terminar os estudos foi o que os levou ao ensino da modalidade EJA, pois a maioria havia abandonado os estudos para trabalhar.
    O nível predominante de escolaridade dos pais é o fundamental, porém o número de mães com outra escolaridade é maior.
    A maioria tem carro, não tem moto, tem casa própria e além de ter computador, sabe usá-lo bem com acesso à Internet em casa.
    A maioria dos estudantes trabalha por conta própria enquanto estuda e alguns têm carteira assinada, outros pretendem trabalhar.
    Os meios usados para obter informação são rádio, TV , Internet e gostam de ler livros diversificados.
    As formas de lazer que se destacaram são praia, cinema, shows musicais e futebol.

    Glaucia Dziubate
    Léa Célia de Paiva
    Enisionete Krupeck Sidoski
    Mary Donda Tenius
    Sonia Ap. B. Casatti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns para o grupo! A EJA, como modalidade que ainda busca afirmação, tem um compromisso essencial junto ao público que dela necessita para conquistas escolares!

      Excluir
  3. Rossana Matte Pimentel

    Foram analisados 12 questionários socioeconômicos e cultural de alunos da EJA. A análise dos dados demonstrou que os estudantes vêm de diversos bairros de Curitiba. Três dos alunos são do gênero masculino e o restante do gênero feminino, com faixa etária de 18 a 40 anos, sendo que a maioria ficou na idade de 18 – 24 anos (5 alunos) e 40 – 49 anos (4 alunos), a maior parte está cursando o Ensino Fundamental. A razão pela qual os estudantes optam por este formato é pela melhoria da qualificação profissional, rapidez da conclusão do curso e pela disponibilidade de horário. O nível predominante de escolaridade dos pais é o fundamental incompleto sendo que três pais possuem nível superior.
    O maior número dos alunos possui casa própria, carro, computador e acesso à internet. Dentro da atividade econômica optam a trabalhar enquanto estudam, mas a maioria não trabalha. Na pesquisa das atividades culturais pontuaram o gosto pela leitura. E o lazer preferido se destacou o cinema, shows musicais e praia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela conclusão da tarefa! O perfil dos alunos de EJA revela muitas das contradições existentes em nossa sociedade como um todo. Vale sempre a reflexão!

      Excluir
  4. Dos 10 questionários analisados 5 são femininos e 5 masculinos, todos os rapazes possuem carros ja as moças das 5 só 1 tem carro, achei interessante analisar este dado.
    Todos possuem computador em casa e sabem utilizar bem a tecnologia, a maioria dos parentes só tem o ensino fundamental incompleto .Todos optaram pelo ensino da EJA para poder terminar o ensino fundamenta ou médio mais rápido, todos os entrevistados disseram que gostam de ler e sua atividade cultural é ir ao cinema.

    Luzinete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela finalização e cumprimento da atividade. Os motivos que conduzem o retorno de jovens e adultos à escolarização é um fator que demanda ainda muitas pesquisas e reflexões.

      Excluir
  5. Relatos sobre o Questionário Socioeconômico e Cultural aplicado aos alunos do EJA, do Poty Lazarotto, no dia 26 de outubro de 2016.
    Resumo realizado pela professora do CEP- Margarete Schaffer.
    No conjunto das oito das fichas apresentadas e analisadas: 4 pessoas são homens, e 4 pessoas são mulheres. A idade média de 4 pessoas é de 18 a 24 anos, as outras 4 pessoas tem idades variando de 25 anos até 49 anos.
    Com relação aos locais onde moram, apenas uma mora no centro da cidade de Curitiba, 4 pessoas moram em bairros mais retirados e 3 pessoas moram na Região Metropolitana. A maioria não tem carro e usa o transporte público, mas a maioria tem casa própria, todos tem acesso ao computador e à internet. Apenas 3 pessoas não gostam de ler livros, mas 5 pessoas gostam.
    Sobre o trabalho: Apenas 2 pessoas trabalham, uma mulher (com idade entre 30 – 39 anos) trabalha como cuidadora de idosos; e um homem (com idade entre 25 – 29 anos) trabalha em uma empresa privada em um setor de produção, ambos com salários de até 2 salários mínimos.
    O nível educacional dos pais dos entrevistados é: 4 pessoas afirmam que os pais tem apenas o ensino fundamental concluído, 1 pessoa afirma que os pais tem o ensino médio concluído e 3 pessoas afirmam que a mãe tem ensino superior concluído mas que o pai tem apenas o ensino médio concluído.
    A escolha pelo ensino médio – EJA: Com relação ao fato de os alunos terem abandonado os estudos na idade apropriada para fazê-lo, apenas uma pessoa afirmou não ter abandonado os estudos e optado pelo ensino EJA para em seguida fazer um curso preparatório para o vestibular, e as outras 7 pessoas afirmaram ter abandonado os estudos por dificuldades pessoais, como por doença, como por gravidez no caso de 2 mulheres e também um homem declarou ter abandonado os estudos por ter começado a trabalhar. Em geral todas as pessoas pesquisadas afirmaram que optaram para estudar no EJA para poder terminar o ensino médio em menor tempo, e por este apresentar um método de ensino e uma carga horária diferenciada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalho concluído, profa. Margarete.
      Parabéns!
      Conhecer, mesmo que minimamente, o perfil dos estudantes ajuda o professor a traçar melhores caminhos para a aprendizagem.

      Excluir
  6. As fichas analisadas revelaram que cerca de 70% dos estudantes da EJA são mulheres. Em sua grande maioria com mais de 30 anos, com filhos e algumas poucas casadas. O grau de escolaridade dos pais das entrevistadas vai no máximo até o ensino médio, uma boa parcela deles (os pais) possui apenas o ensino fundamental. De maneira geral elas buscam completar os estudos através do EJA para ter uma melhor colocação profissional, apenas uma revelou a vontade de cursar o Ensino Superior. Pouco menos da metade delas está fora do mercado de trabalho, a parcela empregada possui empregos que exigem apenas uma certa habilidade técnica ganhando de 1 a 2 salários mínimos. A maioria diz gostar de ler livros de autoajuda e o lazer preferido é ir à praia.
    O universo masculino apresentou dados muito diferentes em alguns casos, por exemplo, 100% deles tem idade entre 18 e 24 anos, nenhum é casado e apenas um deles tem filho, outra divergência é sobre a preferência de leituras que fica entre ficção e livros técnicos. Os outros dados estão de acordo com os apresentados pela parcela feminina.
    Chama atenção o fato que todos eles reconhecem nos estudos um trampolim, ou um meio de atingir objetivos maiores para a sua própria vida e que as mulheres busquem isso muito mais tarde que os homens. Isso talvez revele que, até então, elas estivessem muito envolvidas em atividades domésticas em seu próprio lar, porém para se ter mais exatidão desse fenômeno precisaríamos de um estudo específico e dirigido a esse elemento.
    Jansen Filho

    ResponderExcluir