terça-feira, 4 de outubro de 2016

Reflexão e Ação 1 - Educação Profissional



Publique um pequeno texto interpretando os dados dos Questionários aplicados aos estudantes dos Cursos Técnicos.

Informe qual o curso dos estudantes, faixa etária e a análise realizada.

Em seguida, o nome dos cursistas participantes.

Prazo: Até dia 19 de outubro de 2016.

10 comentários:

  1. Os cursos analisados foram Arte Dramática, Saúde Bucal, Informática e Secretariado, todos subsequentes no período noturno, do Colégio Estadual do Paraná.
    A maioria da família dos estudantes não concluiu o Ensino Médio. A maior parte mora de aluguel, poucos possuem casa própria.
    Percebe-se a busca de melhoria de qualidade de vida, através dos estudos.
    Nota-se que trabalham de 4 a 8 horas diárias e permanecem fora de casa entre 14 a 17 horas.
    Todos os entrevistados trabalham por independência financeira, crescimento profissional, auxiliar no sustento da família e alguns por prazer.
    O tempo que possuem para organizar os estudos é em horário de almoço e finais de semana. A diversão é deixada em 2° plano, por questões financeiras e pelo cansaço causado pela semana exaustiva.
    Alguns entrevistados, a rotina de trabalho é em equipe e acreditam que é uma experiência profissional positiva, sendo isso uma realização pessoal. Apenas uma pessoa relata que não gosta da profissão que exerce.
    Os estudantes do curso de secretariado percebem a relação dos conteúdos vistos em sala de aula com a vida pessoal e profissional. Os outros estudantes que estão fora da área de trabalho do curso percebem a importância do mesmo em sua vida pessoal.
    Coloca-se expectativa de um futuro profissional promissor. Todos entendem que o estudo transformará a vida deles através do conhecimento.
    Os obstáculos enfrentados por eles são falta de tempo, dificuldade financeira para pagar a passagem de ônibus, distância entre casa/trabalho/escola/casa, pouco tempo para o descanso (acordam muito cedo e dormem muito tarde).
    As vantagens de trabalhar e estudar ao mesmo tempo são colocadas pelos estudantes: conhecimento, interação com o meio acadêmico, mérito pessoal pelo esforço e dedicação, desenvolvimento pessoal e profissional.

    Equipe: Denise Adriane Regis, Rossana Matte Pimentel, Wanda Sofia Husak

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    1. Muito bem! Atividade concluída!
      Parabéns à equipe pela síntese dos questionários analisados.

      Pedagogo Alex

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  2. A análise foi realizada com os estudantes do Colégio Estadual do Paraná, sendo duas meninas do Curso de Arte Dramática e cinco meninos do Curso de Técnico em Edificações. Faixa etária de 15 a 18 anos. Os estudantes entrevistados relatam que passam de onze a quatorze horas fora de casa, entre escola,trabalho e trânsito. Destes entrevistados, dois são residentes da Região Metropolitana, os demais em bairros da periferia de Curitiba. Todos trabalham, dois deles na região metropolitana e os outros cinco ,próximos ao centro da cidade. Seis deles trabalham pelo Programa do Menor Aprendiz. O estudante maior é estagiário num órgão público. Todos os entrevistados moram com seus familiares. É interessante destacar que os modelos de família são diversos. Alguns apenas com a mãe, outros com a avó e mãe. E outros ainda no modelo tradicional de família. A maioria mora em casa de pequeno porte, sendo apenas uma família que mora em apartamento. No quesito escolaridade dos familiares constatou-se que três famílias concluiram o ensino fundamental, três o ensino médio e uma o ensino superior. Seis estudantes trabalham por questões financeiras, ajudando suas famílias e visando sua independência financeira. Um estudante reforça que está trabalhando pela experiência adquirida na relação com o trabalho. Entre trabalhar, estudar e divertir-se ,Seis entrevistados revelam que organizam seu tempo, apenas um diz que não se preocupa com a organização. Percebeu-se que entre os entrevistados a grande maioria encontra satisfação no que faz, porém o cansaço físico e mental, atrasos na escola, estresse, dores e o tempo de deslocamento interferem significativamente na qualidade de vida, de estudo e de trabalho. Quanto a relação do que se aprende na escola e o que se aplica no trabalho e vice versa, seis deles destacam que existe sim, consonância entre o que se aprende , o que se aplica e que uma atividade complementa outra. Destacamos que um dos entrevistados enfatiza a necessidade do estudo de sociologia no ensino médio integrado, pois favorece o entendimento nas relações interpessoais, diferentes culturas e hábitos destas pessoas. As expectativas descritas pelos estudantes quanto ao seu emprego atual, demonstram que eles compreendem que este momento é para o aperfeiçoamento, e que podem progredir profissionalmente, ascendendo socialmente, assim como para uma futura aposentadoria. Observamos estas intenções quando no relato das vantagens de se estudar e trabalhar concomitantemente. A socialização, estímulos, novas responsabilidades, experiências, disposição e desenvolvimento de novas capacidades são benefícios reiterados pelos estudantes entrevistados. É de relevância ressaltar que nenhum estudante entrevistado falou sobre o ensino superior.

    Pedagoga : Alecksandra
    Professora: Simone
    Pedagoga: Mônica Soares

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  3. Parabéns, equipe!
    Concluíram o trabalho e realizaram com competência a atividade proposta!

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  4. Curso de Extensão “Modalidades de Ofertas do Ensino Médio”
    UFPR – Orientação: Pedagogo Alexandro Muhlstedt
    Modalidade Estudada em 13/10/2016: Educação Profissional
    Equipe que montou este Relatório:
    Enisionete Krupek Sidoski; Maria Luiza Oliani; Margarete Schaffer.
    O Relatório apresenta um resumo das respostas encontradas nos questionários aplicados aos alunos de Cursos Técnicos Subsequentes do turno noturno do Colégio Estadual do Paraná .
    Alguns aspectos foram bem relevantes nas respostas em geral:
    Com relação aos motivos pelos quais os alunos trabalham, comentaram que necessitam de renda para auxiliar no orçamento familiar, buscam independência financeira, e buscam a possibilidade de ampliar as atividades lucrativas em projetos futuros.
    Ficou evidente que alguns alunos enfrentam obstáculos por trabalhar e estudar simultaneamente, e os principais aspectos observados em seus objetivos foram: a busca pela melhoraria de emprego, conseguir a inserção social, avançar na concorrência para o mercado de trabalho, e até pelo prazer pessoal possibilitado pelo crescimento pessoal que o conhecimento adquirido proporciona.
    Percebe-se também a preocupação com o futuro, pois relatam que eles trabalham pensando na própria questão econômica e aplicam conhecimentos de educação financeira. Há também a procura pela profissionalização daqueles que não estão trabalhando; eles estudam para melhorar seus currículos que venham a possibilitar a aquisição de experiências para ingressar no mercado de trabalho.
    Porém há dificuldades principalmente na administração do tempo dedicado aos estudos, pois muitas vezes sacrifica-se a família devido ao fato de poder cumprir todas as responsabilidades já comprometidas no lar, as responsabilidades advindas do trabalho fora de casa e ainda as responsabilidades propostas pelos estudos. Percebe-se que a sobrecarga de atividades para o estudante faz com que este não aprenda devidamente o que a escola propõe (e daí vem a sensação de culpa). Os estudantes que não estão ainda inseridos no mercado de trabalho não apresentam estas dificuldades.
    O deslocamento para o colégio é um fator agravante na questão de organizar o tempo, principalmente quando se depende do transporte coletivo.

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    1. Parabéns para a equipe.
      Consideraram aspectos fundamentais apresentados nas respostas dos estudantes.
      Foram precisas na organização da análise.

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  5. Análise dos questionários do Ensino Profissional
    Ensino Médio Integrado Edificações

    Foram analisados 13 questionários do Ensino Médio Integrado de Edificações, com idade entre 17 e 20 anos.
    Verifica-se que a maioria tem condição financeira boa e alguns pais têm ensino superior.
    Os 13 participantes da pesquisa estagiam ou trabalham e 11 deles estão comprometidos com 4 ou 5 horas diárias para esse fim. Entre trabalho, escola e transporte normalmente passam de 12 a 20 horas fora de casa.
    Os objetivos pelos quais trabalham são para alcançar independência financeira, alguns para ajudar em casa e outros para estagiarem e ganhar conhecimento na área do curso.
    Os entrevistados colocam que têm pouco tempo para o lazer e a maioria faz os trabalhos e estuda para as avaliações nos finais de semana. Mas que apesar disso percebem sentido no que fazem no estágio ou no trabalho e consideram importante para o conhecimento, relacionando o que aprendem nas disciplinas.
    Muitos não têm expectativas com o estágio porque vai acabar, mas reconhecem a importância do conhecimento e experiência adquiridos e em relação à escola a maioria quer os conhecimentos para o vestibular, ou seja, para entrarem numa universidade.
    Relatam que os obstáculos encontrados para trabalhar e estudar são cansaço físico, falta de tempo para fazer o que gostam e também para acompanhar os estudos na escola.
    Em contrapartida o aumento da responsabilidade, ocupação da mente, experiências, aprimoramento profissional e independência financeira, são resultados positivos para que trabalha e estuda na opinião dos entrevistados.

    Prof. Sonia Aparecida Brites Casatti

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    1. Parabéns, profa. Sonia
      Fez uma boa síntese dos dados, analisando com cuidado e embasando criteriosamente seus argumentos.

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  6. Foram analisados 25 questionários dos estudantes dos cursos técnicos integrados em Edificações e Arte Dramática (atual Teatro), sendo a faixa etária dos participantes de 16 a 20 anos. Neste universo observamos que metade dos estudantes estagia, pois necessita compor sua renda familiar e o restante declara que busca realização pessoal, desenvolvimento e interação social.
    Observamos que apenas dois estudantes deste universo estagiam perto de suas casas, e que todos os que cursam arte dramática estagiam nas proximidades do colégio, enquanto aqueles, do técnico em edificações, estagiam em bairros diversos.
    Em média estes estudantes passam de 12 a 13 horas fora de casa diariamente; é preocupante pensar como essa rotina afeta o rendimento e dedicação aos estudos, a maioria dos pesquisados relata que tem dificuldade de se dedicar aos estudos, utilizando para tal seus finais de semana. Relatam também, consequentemente, cansaço excessivo, falta de tempo para suas amizades e lazer.
    Observou-se que os alunos de edificações em sua maioria estagiam na sua área enquanto os de artes dramáticas não, mas procuram estabelecer uma relação (por vezes até forçosa) entre sua formação e o estágio, como quando relatam que faz todo sentido porque mantem contanto com um público, ou porque precisa se expressar bem e assim desenvolvem sua comunicação; mas ambos os grupos não apontaram relações das disciplinas técnicas com a prática de estágio.

    Raquel Aline Zanini

    Equipe: Luzinete Pereira da Silva
    Laerci Jansen Rodrigues Filho
    Adriana Aparecida Patrocinio

    Peço desculpas ao meu grupo pela demora!

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    1. Mesmo em atraso, o grupo cumpriu a atividade. Os participantes revelaram preocupações a partir dos dados analisando, sendo que são essas inquietudes que devem nos mover para a busca de um educação escolar melhor.

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