domingo, 12 de abril de 2015

CADERNO I - REFLEXÃO E AÇÃO 3

Faça uma reflexão acerca do esquema apresentado como síntese desta unidade do Caderno.
A seguir, em pequenos grupos, discuta com seus colegas e escreva os principais problemas da escola (Ensino Médio) na coluna da tabela.
Analise os impactos desses problemas na escola.
Agora, proponha ações para mudar essa realidade.
Socialize os resultados desta atividade como contribuição para a reescrita do PPP.

4 comentários:

  1. PROBLEMA 1 (O QUE PRECISA SER MUDADO)
    A COMUNICAÇÃO

    IMPACTOS NEGATIVOS (DO PROBLEMA)
    Ações diferenciadas propiciam a confusão de informações e geração de duvidas pelos estudantes, funcionário e ou professores no que realmente devem fazer?

    AÇÕES (PARA RESOLVER O PROBLEMA)
    Todos os meios possíveis, falado, escrito e digitalizado.


    PROBLEMA2 (O QUE PRECISA SER MUDADO)
    COMBINADOS ENTRE OS PROFESSORES

    IMPACTOS NEGATIVOS (DO PROBLEMA)
    Cada um faz de uma maneira e ninguém sabe ao certo o que é para ser feito

    AÇÕES (PARA RESOLVER O PROBLEMA)
    Seguir o que foi combinado realmente e cumpri-lo.


    PROBLEMA3 (O QUE PRECISA SER MUDADO)
    FALTA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA O APRENDIZADO

    IMPACTOS NEGATIVOS (DO PROBLEMA)
    • Travamento da aprendizagem
    Atualização dos recursos tecnológicos muito lentos na escola.

    AÇÕES (PARA RESOLVER O PROBLEMA)
    • Utilizar mais as tecnologias e seus recursos.
    • Buscar os meios dentro da próprioa internet para facilitar esses acessos.
    Paricipar de cursos e estar sempre atualizado e aplicando nas aulas o máximo de recurso que conseguir.


    PROBLEMA 4 (O QUE PRECISA SER MUDADO)
    POUCOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO ENSINO TÉCNICO

    IMPACTOS NEGATIVOS (DO PROBLEMA)
    • Muitos livros adquiridos desnecessariamente.
    • Muitas verbas desperdiçadas sem necessidade.
    Sem espaço na biblioteca e com pouco uso efetivo.

    AÇÕES (PARA RESOLVER O PROBLEMA)
    • Montagem de apostilas pelos professores ou não.
    Destinação de verba na escola para essa montagem de apostilas que realmente fossem utilizadas.


    PROBLEMA 5 (O QUE PRECISA SER MUDADO)
    REGISTRO DIARIO DE CLASSE. SISTEMA ANTIGO ARCAICO

    IMPACTOS NEGATIVOS (DO PROBLEMA)
    • Perda de tempo
    • Desgastes desnecessários.
    • Perda de credibilidade do trabalho docente.

    AÇÕES (PARA RESOLVER O PROBLEMA)
    • Utilização de tecnologias
    • Internet e sistemas em rede de comunicação .Otimizando o tempo do professor para o estudo e preparação de suas aulas.


    PROBLEMA 6 (O QUE PRECISA SER MUDADO)
    RECURSOS FINANCEIROS

    IMPACTOS NEGATIVOS (DO PROBLEMA)
    • Educação amarrada
    • Controle exato no que se deve ser gasto o dinheiro sem oportunidade de investir e atualizar as T.Is.

    AÇÕES (PARA RESOLVER O PROBLEMA)
    • Solicitações constantes aos órgãos mantenedores.
    • Cursos de atualizações.

    PROBLEMA (O QUE PRECISA SER MUDADO)
    CONSELHO DE CLASSE

    IMPACTOS NEGATIVOS (DO PROBLEMA)
    • Pouco objetivo
    • Espaço de queixas, mas sem propostas de soluções.
    • Falta de adequação tempo/espaço.

    AÇÕES (PARA RESOLVER O PROBLEMA)
    • Estabelecer antes do início os critérios a serem discutidos.
    • Espaço de novas possibilidades.
    • Adequação de tempo/espaço e um cronograma bem definido e um feedback.

    ResponderExcluir
  2. Equipe: Mônica, Rosiani e Suzete.

    Problema (o que precisa ser mudado)
    1. Currículo - concepção epistemológica das disciplinas
    2. Concepção de avaliação
    3. Carga horária
    4. Integração do trabalho da direção de turno e equipe pedagógica.

    Impactos negativos (do problema)
    1. Quantidade de conteúdos/desenvolvimento da aprendizagem
    2. Baixo rendimento dos alunos e das avaliações institucionais.

    Ações (para resolver o problema)
    1. Currículo flexível - flexibilização do currículo
    2. Estudo/reflexão - concepção epistemológica.

    ResponderExcluir
  3. Problema
    Falta de comprometimento dos estudantes em relação aos estudos

    Impactos negativos do problema
    Indisciplina, baixo rendimento

    Ações
    • sala de estudos para estudos coletivos (espaço para os estudantes para realização de estudos coletivos na escola)
    • aproveitar o trabalho da equipe pedagógica, muito bem formada no CEP, para promover estudos contribuindo para a formação integral do educando, estimulando a criatividade, a política da igualdade, o respeito, a sensibilidade e a ética da identidde seguindo o que está proposto no PPP.

    Equipe Maria Luiza Denise e Enzo

    ResponderExcluir
  4. O que precisa ser mudado:

    O enfoque da formação

    Impactos negativos
    A construção fragmentada do conhecimentos

    Ações para resolver o problema:
    Formação reflexiva, contínua e com acompanhamento (episteme)

    Daniele Franco, Cristine Christofis de Amorim e Bárbara.

    ResponderExcluir