Professora e professor, propomos nesta lógica de organização do trabalho pedagógico escolar, uma
reflexão acerca dos espaços de participação ampliada de estudantes, professores, funcionários e familiares
nos processos de gestão democrática da escola, com vistas à socialização do conhecimento e democratização das relações internas na escola.
- Realize uma discussão com os estudantes em pelo menos uma de suas turmas para debater as formas de participação no Conselho Escolar, no Grêmio Estudantil e no Conselho de Classe Participativo, como locus do exercício do diálogo enquanto ferramenta de construção da autonomia dos atores da escola, como por exemplo, a reescrita do PPP.
- Realize uma discussão com os estudantes em pelo menos uma de suas turmas para debater as formas de participação no Conselho Escolar, no Grêmio Estudantil e no Conselho de Classe Participativo, como locus do exercício do diálogo enquanto ferramenta de construção da autonomia dos atores da escola, como por exemplo, a reescrita do PPP.
Nesta atividade formativa de reescrita
do PPP, todos os sujeitos do processo educativo assumem o seu papel social de ator e de autor do projeto
da escola em condições de igualdade, superando os limites da democracia representativa que circunscreve
o exercício de voz e voto apenas àqueles representantes eleitos.
Nesta reflexão, realize as seguintes atividades:
1) Explicite as principais características da pluralidade e diversidade dos sujeitos (professores e
estudantes) como fundamentos a serem considerados no PPP.
2) Faça uma discussão com os estudantes
de uma de suas turmas acerca do empoderamento e dos desafios decorrentes dessa relação democrática.
3) Realize uma reflexão sobre a dualidade estrutural do Ensino Médio, identificando as manifestações nos
estudantes e professores.
4) Faça uma discussão sobre a formação continuada como espaço de debate e de
aproveitamento das experiências docentes. A partir dessas reflexões e dos registros decorrentes dessas atividades,
faça uma análise com os professores cursistas de sua turma, considerando as seguintes questões:
a) Quais são os problemas que precisam ser resolvidos imediatamente na escola?
b) O que já foi feito para
resolvê-los?
c) Como cada segmento pode contribuir para mudar essa situação?
Destaque as contribuições
dos estudantes.
- Agora, encaminhe os registros desta atividade ao gestor e ao Conselho Escolar como contribuição para a reescrita do Projeto Político-Pedagógico.
ROSIANE , FABRICIO e DANIEL
ResponderExcluir01) Explicite as principais características da pluralidade e diversidade dos sujeitos (professores e estudantes) como fundamentos a serem considerados no PPP.
Professores das diferentes áreas de conhecimento da escola; Como características, pessoas assíduas, interessadas na melhora da escola como todo, bem como a questão de gênero meninos e meninas, igual participação dos representantes das turmas. No caso dos professores que estejam abertos ao diálogo e a sugestões de mudanças e manutenções dos combinados no coletivo no dia a dia da escola e entre os diversos segmentos.
Discutimos a necessidade de formação e informação sobre o que será tratado no conselho de classe.
2) Faça uma discussão com os estudantes de uma de suas turmas acerca do empoderamento e dos desafios decorrentes dessa relação democrática.
Como desafio, é importante destacar, qual seria o nível do empoderamento em relação à maturidade ou não a cerca das decisões a serem discutidas. É importante discutir o que seria a relação democrática. Na escola, na cidade, no estado e no Brasil como todo, principalmente nesse momento de crise, corrupção e outros.
3) Realize uma reflexão sobre a dualidade estrutural do Ensino Médio, identificando as manifestações nos estudantes e professores.
Ressaltamos a dualidade entre o ensino médio e o ensino técnico onde muitas das idéias divergem entre o grupo de professores e o de alunos também....
Ex: forma de tratamento entre os alunos, entre os professores, dos funcionários para com os alunos, forma de condução do conselho de classe, dos encaminhamentos.
4) Faça uma discussão sobre a formação continuada como espaço de debate e de aproveitamento das experiências docentes. A partir dessas reflexões e dos registros decorrentes dessas atividades, faça uma análise com os professores cursistas de sua turma, considerando as seguintes questões:
a) Quais são os problemas que precisam ser resolvidos imediatamente na escola?
Iniciamos com a defasagem das políticas públicas que nos trazem prejuízos constantes à educação e nas quais convivemos diariamente, enfrentando problemas como a falta de funcionários para a manutenção dos trabalhos básicos nas escolas, depois disso, a evasão escolar que é o nosso grande objetivo de combate.
b) O que já foi feito para resolvê-los?
Discussões, debates, e até Greve para amenizar os prejuízos no âmbito geral. Constantes estudos, debates e discussões para ampliar as estratégias evitando a evasão escolar sendo esta uma busca constante. Na forma de Planejamento, na Condução Pedagógica, na Avaliação e reflexão sobre critérios avaliativos, nas reuniões e debates com todos os segmentos escolares e comunidade para apresentação dos problemas e possíveis soluções.
c) Como cada segmento pode contribuir para mudar essa situação?
Trazendo suas experiências, idéias, contribuições e efetiva participação nas decisões em conjunto.
Destaque as contribuições dos estudantes.
O Grêmio estudantil é o primeiro passo na representatividade dos estudantes, porém pode ocorrer de forma individual também caso não haja um grêmio na escola, seguindo as orientações escolares, cumprindo o regimento escolar, conhecendo-o e opinando sobre ele, trazendo as dificuldades, modificando, sugerindo soluções, mas sobretudo agindo com responsabilidade e respeito com todos.
1. Explicite as principais características da pluralidade e diversidade dos sujeitos (professores e estudantes) como fundamentos a serem considerados no PPP.
ResponderExcluirPela sua localização central, o CEP recebe alunos, professores e funcionários vindos de diferentes bairros de Curitiba e também dos municípios vizinhos da região metropolitana. Aqui também recebemos alunos estrangeiros de vários países que participam de programas de intercâmbio.
2. Faça uma discussão com os estudantes de uma de suas turmas acerca do empoderamento e dos desafios decorrentes dessa relação democrática.
Conforme o citado na questão anterior, o aluno do CEP vivencia essa pluralidade de experiências enriquecendo sua bagagem cultural.
3) Realize uma reflexão sobre a dualidade estrutural do Ensino Médio, identificando as manifestações nos estudantes e professores.
O Ensino Médio está calcado na dicotomia de preparar o aluno para o vestibular e/ou mercado de trabalho. No entanto, esta dualidade deve ser vencida, pois se o aluno for bem preparado, com uma educação integral, estará apto tanto para a universidade como para uma profissão imediata.
4) Faça uma discussão sobre a formação continuada como espaço de debate e de aproveitamento das experiências docentes. A partir dessas reflexões e dos registros decorrentes dessas atividades, faça uma análise com os professores cursistas de sua turma, considerando as seguintes questões:
a) Quais são os problemas que precisam ser resolvidos imediatamente na escola?
Melhorias na estrutura física do Colégio (restaurações, pois se trata de Patrimônio Histórico tombado);
Comprometimento e participação de toda comunidade.
b) O que já foi feito para resolvê-los?
Visita de profissionais de outras áreas que apresentassem palestras esclarecedoras sobre saúde, equilíbrio emocional, etc.
c) Como cada segmento pode contribuir para mudar essa situação?
Devemos ser co-responsáveis no coletivo consciente, de que sozinhos não fazemos tudo. Na união e no diálogo podemos abalar estruturas que possam levar a mudanças.
Destaque as contribuições dos estudantes.
Os alunos exercem democracia e cidadania como sujeitos, ao decidirem sua história participando das eleições do Grêmio Estudantil, representantes de turma, etc.
Elizeth Tesseroli Miot;
Nilton Cezar dos Santos;
Sonia Teresinha de Mello de Silva.
Equipe: Mônica, Rosiani e Suzete.
ResponderExcluir1) Explicite as principais características da pluralidade e diversidade dos sujeitos (professores e estudantes) como fundamentos a serem considerados no PPP
A comunidade escolar aqui instalada, ou seja, o nosso ambiente escolar apresenta-se com um número significativo de pessoas advindas de diferentes bairros. Percebe-se que não temos uma comunidade escolar totalmente definida, como por exemplo, o CEP apresenta a comunidade do centro de Curitiba. Sabemos que isto não é real. Há vários estudantes de vários bairros e outros municípios. Esta realidade apresentada propõe uma diversidade de pessoas que revelam a identidade do nosso colégio, os quais são valiosos para a concepção escrita do PPP, assim como na sua diversidade, em suas variações, escolhas e contradições.
2) Faça uma discussão com os estudantes de uma de suas turmas acerca do empoderamento e dos desafios decorrentes dessa relação democrática.
A escola é o espaço onde mais do que qualquer outro lugar o exercício da cidadania deve acontecer.
Partindo deste princípio, é importante que o estudante perceba desde a menor das ações, como a democracia acontece dentro da escola. Somos nós, enquanto educadores que precisamos oportunizar as escolhas e tomadas de decisões em prol do bem comum.
Este empoderamento só será possível a partir do momento, que nós façamos de nosso espaço escolar um espaço democrático. Podemos enxergar este movimento quando damos voz e vez aos alunos, seja no grêmio estudantil, nas eleições dos representantes de turma, nas representatividades escolares junto ao CE e principalmente quando oportunizamos que o aluno seja participante do processo de ensino-aprendizagem.
3) Realize uma reflexão sobre a dualidade estrutural do Ensino Médio identificando as manifestações nos estudantes e professores.
Pensar na dualidade estrutural do Ensino Médio é pensar entre o ensino crítico, reflexivo e no ensino técnico que forma para o mercado de trabalho. Pensando nisso é importante refletirmos que houve a necessidade de formar dois tipos de profissionais professores que pudessem articular nesse viés, sendo que um pudesse responder as demandas do contexto econômico e outro que olhasse através da criticidade e formasse cidadãos políticos.
4) Faça uma discussão sobre a formação continuada como espaço de debate e de aproveitamento das experiências docentes. A partir dessas reflexões e dos registros decorrentes dessas atividades, faça uma análise com os professores cursistas de sua turma, considerando as seguintes questões:
a) Quais são os problemas que precisam ser resolvidos imediatamente na escola?
b) O que já foi feito para resolvê-los?
c) Como cada segmento pode contribuir para mudar essa situação? Destaque as contribuições dos estudantes.
A prática e o ato de refletir sobre a prática exercida no espaço da sala de aula, contribuem para o surgimento de uma re-significação do conceito de professor, de aluno, de aula e de aprendizagem.
O professor deve assumir o papel de facilitador e mediador do conhecimento, um participante ativo da aprendizagem dos alunos, proporcionando uma aprendizagem em que o aluno seja sujeito do processo de ensino-aprendizagem.
Dessa forma, podemos perceber a importância do professor na sua própria formação e na formação dos educandos. Agindo como mediador, o docente está dando a oportunidade aos alunos de terem autonomia na construção do seu próprio conhecimento como forma de compreender a realidade social em que vivem.
) Explicite as principais características da pluralidade e diversidade dos sujeitos (professores e estudantes) como fundamentos a serem considerados no PPP
ResponderExcluirA comunidade escolar aqui instalada, ou seja, o nosso ambiente escolar apresenta-se com um número significativo de pessoas advindas de diferentes bairros. Percebe-se que não temos uma comunidade escolar totalmente definida, como por exemplo, o CEP apresenta a comunidade do centro de Curitiba. Sabemos que isto não é real. Há vários estudantes de vários bairros e outros municípios. Esta realidade apresentada propõe uma diversidade de pessoas que revelam a identidade do nosso colégio, os quais são valiosos para a concepção escrita do PPP, assim como na sua diversidade, em suas variações, escolhas e contradições.
2) Faça uma discussão com os estudantes de uma de suas turmas acerca do empoderamento e dos desafios decorrentes dessa relação democrática.
A escola é o espaço onde mais do que qualquer outro lugar o exercício da cidadania deve acontecer.
Partindo deste princípio, é importante que o estudante perceba desde a menor das ações, como a democracia acontece dentro da escola. Somos nós, enquanto educadores que precisamos oportunizar as escolhas e tomadas de decisões em prol do bem comum.
Este empoderamento só será possível a partir do momento, que nós façamos de nosso espaço escolar um espaço democrático. Podemos enxergar este movimento quando damos voz e vez aos alunos, seja no grêmio estudantil, nas eleições dos representantes de turma, nas representatividades escolares junto ao CE e principalmente quando oportunizamos que o aluno seja participante do processo de ensino-aprendizagem.
3) Realize uma reflexão sobre a dualidade estrutural do Ensino Médio identificando as manifestações nos estudantes e professores.
Pensar na dualidade estrutural do Ensino Médio é pensar entre o ensino crítico, reflexivo e no ensino técnico que forma para o mercado de trabalho. Pensando nisso é importante refletirmos que houve a necessidade de formar dois tipos de profissionais professores que pudessem articular nesse viés, sendo que um pudesse responder as demandas do contexto econômico e outro que olhasse através da criticidade e formasse cidadãos políticos.
4) Faça uma discussão sobre a formação continuada como espaço de debate e de aproveitamento das experiências docentes. A partir dessas reflexões e dos registros decorrentes dessas atividades, faça uma análise com os professores cursistas de sua turma, considerando as seguintes questões:
a) Quais são os problemas que precisam ser resolvidos imediatamente na escola?
b) O que já foi feito para resolvê-los?
c) Como cada segmento pode contribuir para mudar essa situação? Destaque as contribuições dos estudantes.
A prática e o ato de refletir sobre a prática exercida no espaço da sala de aula, contribuem para o surgimento de uma re-significação do conceito de professor, de aluno, de aula e de aprendizagem.
O professor deve assumir o papel de facilitador e mediador do conhecimento, um participante ativo da aprendizagem dos alunos, proporcionando uma aprendizagem em que o aluno seja sujeito do processo de ensino-aprendizagem.
Dessa forma, podemos perceber a importância do professor na sua própria formação e na formação dos educandos. Agindo como mediador, o docente está dando a oportunidade aos alunos de terem autonomia na construção do seu próprio conhecimento como forma de compreender a realidade social em que vivem.
Falta estrutura física e de apoio. O colégio necessita de reformas emergenciais para um melhor andamento. Pessoas capacitadas para fazer pequenos consertos . Criar demanda para ter uma oficina de reparos básicos. Melhoria na infra estrutura, no apoio ao ensino pedagógico, internet (que funcione) , pontos de internet em cada sala de aula e de coordenação, reforma e manutenção do patrimônio física urgente. Conscientização do estudante e da família quanto a importância do estudo e do comprometimento do aluno além da sala de aula.
ResponderExcluirMaria Luiza Denise e Enzo
De acordo com inúmeras discussões já realizadas entre nossos pares e também com nossos colegas cursistas, depreendemos que a formação do professor é algo que suplanta em muito sua formação acadêmica que, de forma geral, está condicionada ao conteúdo em si, mas que não está focada na compreensão do conhecimento e da epistemologia desse conhecimento. Dessa maneira, muitas vezes, mesmo sabendo o conteúdo, somos pegos em situação problema ao falarmos em inclusão, em múltiplas inteligências, em instrumento avaliativo e a avaliação processual, em recuperação de conteúdos e recuperação de instrumentos... enfim, no que realmente envolve o domínio do conhecimento em sua “intimidade”, na sua essência e na construção de experiência de vida significativa para o sujeito. Dessa maneira, precisamos pensar a formação continuada como um espaço de reflexão de nossa formação acadêmica e prática, conseguindo entrar no âmbito da epistemologia do conhecimento, conseguindo também suplantar as conveniências geradas a partir de nossa formação e experiência de mundo, para objetivos e ideais mais amplos na educação. De acordo com tal pressuposto, cada segmento deve participar efetivamente, colaborando com sua formação, experiência, assim como com suas fragilidades e necessidades de superação, para enriquecer essa experiência viva que é a educação. Caso consigamos superar certas limitações que enclausuram os conhecimentos neles mesmos, poderemos avançar no sentido da inclusão efetiva, considerando a expectativa de justiça social como fiel de nossa ação.
ResponderExcluirDaniele Franco, Cristine Christofis de Amorim e Bárbara.