Quais
são os motivos que o mantém na profissão docente?
Em
primeiro lugar o amor que tenho pela profissão, depois aparecem o
salário, a carga horária, -tenho só 20 horas- , dessa forma tenho
tempo livre para fazer o que preciso sem faltar ao trabalho, a
vontade de ajudar na melhoria da educação, enfim, estou feliz por
isso, continuo.
Primeiramente,
eu gosto do que faço! O salário, comparado aos outros membros da
minha família é um dos melhores. Já estou estabilizada como
profissional.
Realização
profissional - a cada dia que passa minhas aulas são melhores, sinto
isso no interesse que despertam nos alunos, eles já chegaram a me
aplaudir ao final da aula.
Financeiramente está compensando, tenho projetos que pretendo realizar com esse dinheiro. Mesmo assim acredito que minhas aulas valem muito mais e devo, devemos lutar por melhores salários.
Financeiramente está compensando, tenho projetos que pretendo realizar com esse dinheiro. Mesmo assim acredito que minhas aulas valem muito mais e devo, devemos lutar por melhores salários.
Do
ponto de vista ideológico, acreditar que mesmo diante das
dificuldades ainda vale a pena. Do ponto de vista prático,
flexibilidade de horários.
Penso
que hoje é porque trabalho apenas 20 horas e consigo dar conta do
recado do jeito que acho que é preciso, mas me privo de uma
qualidade de vida melhor, ou seja, o salário não colabora muito,
mas penso que o dia a dia do professor exige muito, exige um
equilíbrio emocional, exige profissionalismo, o que falta muitas
vezes pelo excesso de carga horária.
Apesar
de todas dificuldades, principalmente com a família do aluno, não
gosto de grandes mudanças, não sou adepta a mudanças radicais.
Outra questão é que em todas as profissões existem dificuldades, e
para me aventurar em outra profissão que pague o eu ganho hoje teria
de sair para outra cidade. E por fim, gosto de ser PROFESSORA me
sinto realizada apesar das dificuldades.
Pelo
simples prazer de ter essa PROFISSÃO... de ser professora! O que
sempre quis ser.
Gosto
do que faço. Trabalho a 27 anos como professora. Sempre em sala de
aula.
Estou
em fim de carreira, meu salário está satisfatório e gosto do
convívio com os alunos.
Falando
a verdade, continuo por conta que está próximo de me aposentar.
Hoje
é a questão de ser concursada e o mercado de trabalho estar
competitivo.
2.
ASPECTOS QUE DEMONSTRAM A IDENTIDADE DE EDUCADOR
São
inúmeros os motivos, estar diariamente em contato direto com
crianças e adolescentes, e ao mesmo tempo ensinar e aprender, gostar
muito do ambiente da escola e sua movimentação em todos os
sentidos, colaborar mesmo que minimamente na melhoria da qualidade de
ensino, no incentivo à busca do conhecimento, enfim, por amar demais
o que eu faço.
Os
motivos que favorecem em acreditar no processo educacional, com
pretensão de desenvolver sempre o melhor trabalho no espaço da sala
de aula, pelo fato de buscar mecanismos que possibilitem uma formação
continuada adequada a realidade contemporânea.
Nesse sentido, acreditar hoje e sempre na formação humana dos estudantes, bem como na relevância social e intelectual como principio norteador da prática pedagógica, ou seja um compromisso político, pedagógico e social com a educação brasileira.
Nesse sentido, acreditar hoje e sempre na formação humana dos estudantes, bem como na relevância social e intelectual como principio norteador da prática pedagógica, ou seja um compromisso político, pedagógico e social com a educação brasileira.
Assim,
tais questões vêm favorecendo para sonhar sempre com um mundo mais
humano e justo!!
Porque
acredito na educação. Me realizo com meu trabalho;
Porque
acredito fazer a diferença, mais do que transmitir conhecimento me
fascina o fato de poder trocar experiências.
Porque
ser docente nos aproxima mais das pessoas como seres humanos.
Acreditar,
ainda, que é através e pela educação que transformaremos simples
pessoas em cidadãos críticos atuantes realmente na sociedade.
É
acreditar que apesar de muitas turbulências, a educação é
primordial para a formação do cidadão, que acredita e participa da
construção de seu país e tem orgulho de ser chamado de brasileiro.
A
satisfação de poder ensinar aos outros o que um dia a mim foi
ensinado e, mesmo com tantas dificuldade que enfrentamos nesta
profissão, o contato e a convivência com os alunos.
O
gostar do que faço; a possibilidade de acompanhar o crescimento e
amadurecimento pessoal e de conhecimento dos alunos; a utopia da
educação como processo de transformação pessoal e social.
-
Sou apaixonada por "ensinar";
-
Estar ensinando é estar estudando, e isto é muito bom;
-
Busco outra opção;
-
minha formação limita as oportunidades;
Ainda
gosto da magia da sala de aula. Quanto mais estudo(porque nunca
parei) mais gosto de compartilhar o conhecimento. Não tem nada
melhor do que uma aula bem aproveitada com participação(dos
alunos), com debate, com aquele comentário de alguns, muitas vezes
na segunda feira: Professora, eu assisti na tv (pode ser no Faustão
mesmo) a orquestra sinfônica que estudamos na última aula... e por
aí vai.
Os
agradecimentos dos alunos, principalmente quando passam no
vestibular. são mínimos, demorados, mas sempre tem aqueles que
agradecem.
Satisfação
de ver um aluno evoluindo na sua aprendizagem, na vida, como você.
A
certeza que a educação é o único meio pelo qual podemos
transformar o mundo
Os
anos de carreira, e por ainda acreditar que a educação é a solução
para o desenvolvimento de um país.
Vontade
de retribuir de alguma forma as oportunidades que recebi.
Ensinar
o que sei e perceber que o foi passado foi aprendido é muito
gratificante. Perceber os problemas da sala de aula e procurar uma
forma de contorná-los torna a docência interessante, mas a vontade
de ensinar é o maior motivo.
O
interesse que alguns alunos demonstram por aprender.
Ainda
acredito no ato de educar como uma troca de conhecimentos, e tento
fazer com que meus alunos vejam em mim pelo menos 30% das qualidades
que eu via em meus antigos professores.
Acesse estas "falas" de professores incluídas em um artigo:
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