quarta-feira, 1 de maio de 2013

MEMÓRIA PEDAGÓGICA

Em nosso cotidiano, quando acionamos a memória, estamos sempre fazendo uma relação entre o que está acontecendo agora e o que já aconteceu. 
Ou seja, a memória do que já aconteceu está sempre presente no que está acontecendo. 
Rememorar pode ser algo corriqueiro, que fazemos sem sentir ou pensar. 
O escritor de memórias tem a capacidade de recuperar suas experiências de vida, verbalizando-as por meio de uma linguagem na qual é autoridade. 
Portanto, um relato de memória pedagógica é um texto em que o professor recupera uma época com base em lembranças pessoais. 
Esse tipo de texto geralmente desperta emoções no leitor por meio da beleza e profundidade da linguagem. 

No caso específico desta pesquisa espera-se coletar as memórias pedagógicas dos professores do CEP sobre a sua entrada na Universidade, a escolha do curso e a trajetória inicial na profissão professor.

Para isso, sugere-se o seguinte roteiro:

Indicar o nome completo, disciplina que ministra no CEP e quanto tempo é professor.
Na primeira parte, relatar sobre como se deu a escolha pelo curso superior. Relembrar os primeiros momentos na vida universitária: Quando foi? Como foi a escolha do curso? Quais circunstâncias? Onde foi? 

Na segunda parte do relato, escrever sobre as primeiras experiências na docência. Quais fatos foram marcantes? 

Por último, opinar sobre o por quê é professor hoje? Qual o significado da profissão para você?


Outras questões consideradas importantes podem ser relatadas e serão muito bem vindas!

Após escrever, envie para o e-mail: supervisoralex@bol.com.br

Pode ser no corpo do e-mail ou como arquivo anexo, em formato .doc


Grato pela contribuição!

Pedagogo Alex



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